10 out/16




Com muita criatividade, humor e um toque de autoajuda, o designer americano Adam J. Kurtz encantou os brasileiros com seu primeiro livro, 1 página de cada vez. Lançado em 2014, ele já vendeu mais de cem mil cópias no país. Agora Adam está de volta comOutra página de cada vez, que reúne novas
atividades capazes de melhorar o nosso dia a dia de maneira lúdica.

Lançando mão de novo de um traço simples e elegante, ele propõe outras brincadeiras e questionários que levam o leitor a pensar ou simplesmente levantam a nossa moral nessa época difícil. Sempre com inteligência e sensibilidade. Algumas páginas são só para ler e pensar, mas nem por isso são menos divertidas. 

Como no primeiro livro, você pode fazer várias atividades de uma vez ou abrir o livro de vez em quando e brincar. Um raio de sol em tempos de trovoadas.



09 out/16



A chamada “terceira idade” pode ser um momento de grandes inseguranças: tédio, falta de disposição, sensação de vazio e medo do desconhecido são apenas alguns dos aspectos que podem nos assombrar. A liberdade adquirida pela aposentadoria pode ser muito estimulante, mas também bastante assustadora.

Nunca é tarde demais transforma esses temores em grandes possibilidades. Repleto de exemplos práticos, este livro mostra como desenvolver a própria criatividade, usando o tempo e a experiência a nosso favor, para fazer deste o período mais rico, completo e criativo da vida, comprovando que nunca é tarde demais para começar de novo.

08 out/16



Depois de mostrar o poder das garotas, aCapitolina vem provar que, juntas, podemos transformar o mundo. As 46 colaboradoras que participaram dessa edição usaram as mais diversas formas de expressão para produzir um conteúdo inclusivo e livre de preconceitos, voltado especificamente para garotas adolescentes.

Além dos melhores artigos publicados no segundo ano da revista on-line, em Capitolina: o mundo é das garotas você encontrará temas inéditos, como ciências, esportes e saúde. Outra surpresa são os formatos diferentes: tem entrevista, bate-papo, história em quadrinhos, manifesto, conto, ensaio fotográfico… Tudo ilustrado por artistas supertalentosas.

07 out/16

Lançamento literário: "Um Amor Feliz"

postado por Diogo Branco



Quando, em 2011, a Companhia das Letras lançou Poemas, o primeiro volume com a lírica da poeta polonesa Wislawa Szymborska (Prêmio Nobel de literatura em 1996), começou uma verdadeira “febre Szymborska” no Brasil: ótimas vendas, esplêndidas resenhas e uma enorme repercussão garantiram um novo e amplo público para essa poesia que fala diretamente com o leitor.
A obra de Szymborska equilibra-se entre o rigor e a observação dos fatos, sempre num tom levemente informal – a despeito da cuidadosa construção dos versos. Falando de amores e da vida cotidiana, a escritora ergueu uma obra que toca os leitores e influencia novas gerações. Este segundo volume promete fazer tanto barulho quanto o primeiro.

Publicado originalmente em 1976, "Poema sujo" transformou a paisagem da poesia brasileira com sua torrente arrebatadora de versos, expressão máxima de uma subjetividade convulsa pela atmosfera sufocante da ditadura.



O poema foi escrito na Argentina, onde o autor se encontrava exilado. "Sentia-me dentro de um cerco que se fechava".
Decidi, então, escrever um poema que fosse o meu testemunho final, antes que me calassem para sempre", escreveu Gullar.
"Imaginei que poderia vomitar, em escrita automatica, sem ordem discursiva, a massa da experiência vivida - lançar o passado em golfadas sobre o papel e, a partir desse magma, construir o poema que encerraria a minha aventura biográfica e literária".
Quarenta anos depois, o poema continua atual como nunca.





Conheça mais sobre o livrohttp://bit.ly/2cB048E


05 out/16

Paulo Coelho lança "A Espiã"

postado por Diogo Branco




“Sou uma mulher que nasceu na época errada
e nada poderá corrigir isso. Não sei se o futuro
se lembrará de mim mas, caso isso ocorra, que
jamais me vejam como uma vítima, mas sim
como alguém que deu passos com coragem e
pagou sem medo o preço que precisava pagar.”



Mata Hari foi a mulher mais desejada de sua época: a famosa bailarina de danças orientais que chocava e encantava as plateias ao se desnudar nos palcos, a companheira de confidências e de encontros amorosos com os homens ricos e poderosos de seu tempo, a pessoa de passado enigmático que despertava o ciúme e a inveja das damas da aristocracia parisiense. Ela ousou se libertar do moralismo e dos costumes provincianos das primeiras décadas do século XX e pagou caro por isso: em 1917, foi executada pelo pelotão de fuzilamento do exército francês, sob alegações de espionagem de guerra.
Em seu novo romance, Paulo Coelho mergulha com brilhantismo na vida dessa mulher fantástica, revivendo-a para o leitor contemporâneo como uma lição de que as árvores mais altas nascem de pequenas sementes.




Se em O diário de Bridget Jones os leitores já se apaixonaram pela personagem despojada e carismática, no segundo volume,Bridget Jones: No limite da razão, conheceremos seu lado ainda mais inusitado. Seja em uma prisão tailandesa ou em jantares desconfortáveis, nada é tão ruim que não possa piorar. Mas é imprescindível manter o bom humor e contar sempre com os amigos.


“Glorioso… este segundo livro é ainda melhor que o primeiro.” — San Francisco Chronicle

03 out/16

O narrador deste livro é nada menos do que um feto.
Enclausurado na barriga da mãe, ele escuta os planos da progenitora para, em conluio com seu amante - que é também tio do bebê -, assassinar o marido. Apesar do eco evidente nas tragédias de Shakespeare, este livro de McEwan é uma joia do humor e da narrativa fantástica. Em sua aparente simplicidade, 
Enclausurado é uma amostra sintética e divertida do impressionante domínio narrativo de McEwan, um dos maiores escritores da atualidade. O livro está sendo lançado hoje, pela Companhia das Letras.



Sobre o autor:
Nasceu em Aldershot, Inglaterra, em 1948. É um dos ficcionistas mais importantes de sua geração. Seus livros já lhe renderam uma série de prêmios literários, entre eles o Booker Prize e o Whitbread Award. Site oficial: http://www.ianmcewan.com/ Facebook: https://www.facebook.com/pages/Ian-McEwan-Website/305499726425





Dispersa em cadernos e folhas soltas, a história de uma banda imaginária escrita em inglês por um Renato Russo de 15 anos foi reunida pela Companhia das Letras.

O romance recebeu o título de "The 42nd St. Band" e foi, claro, traduzido para o português. É, aliás, a partir do nome do líder da 42nd St. Band, o personagem Eric Russel, que Renato adotou o "Russo" com o qual fez sua carreira.

A história gira em torno de uma banda de rock formada em Londres, em 1974, da qual fazia parte até o ex- guitarrista dos Rolling Stones Mick Taylor.

O Renato adolescente escreveu a ficção enquanto se recuperava de uma cirurgia mal sucedida para tratar da epifisiólise, uma rara doença óssea.

Recluso no quarto, Renato escreveu em inglês ao longo de 1975 e 1976 a história de futuros astros do rock que se juntaram em Londres da década de 1970.

Há evidentes semelhanças entre a trajetória da 42nd St. Band e a da Legião Urbana, a começar pelo sobrenome artístico do músico e autor. O líder da banda era Eric Russell, homenagem a Bertrand Russell e Jean-Jacques Rousseau.



 

Os apaixonados pela aviação podem desfrutar da nova atração do RibeirãoShopping. O Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), está em exposição pela primeira vez na região, na Praça de Eventos A, na oitava expansão do empreendimento, entre os dias 04 a 15 de outubro. A aeronave é uma réplica em tamanho real feita de fibra de vidro, madeira e metal. A visitação é gratuita.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer e interagir com a aeronave. O painel pode ser ligado e permite visualizar algumas das funcionalidades da aeronave multitarefa. Além disso, os protótipos dos armamentos, utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter, também estão expostos.

Quem tiver interesse, pode ainda entrar no cockpit e se sentir como um verdadeiro piloto de caça. O ingresso para visitar o cockpit é um quilo de alimento não perecível que deve ser trocado no local do evento. Os alimentos arrecadados serão doados a uma instituição de caridade.

Além de conhecer mais detalhes sobre a aeronave, os visitantes também contam com a presença de militares para tirar dúvidas sobre a Força Aérea e obter informações para ingressar na área.

Ao lado do Gripen NG há ainda uma exposição sobre a história da Passaredo Linhas Aéreas, com aproximadamente 15 fotos, miniaturas, maquetes e objetos.

Sobre o caça
O Gripen NG, da fabricante sueca Saab, é um caça de última geração que atenderá às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) para os próximos 30 anos. A compra de 36 aeronaves, anunciada no final de 2013, faz parte do Projeto FX-2 do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa. Os primeiros modelos do caça devem chegar ao Brasil a partir de 2019 para fazer parte do sistema de defesa aérea do país. Será a primeira vez que o Brasil receberá caças supersônicos novos desde a chegada dos F-5, em 1975.

Serviço
Exposição da réplica da aeronave Gripen NG
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão 
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita

Exposição sobre a história da Passaredo Linhas Aéreas
Período: 04 a 15 de outubro de 2016
Local: oitava expansão 
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 12h às 20h
Visitação gratuita

02 out/16



Escritas com paixão, as obras de Ali Smith são únicas. Aclamadas, discutidas e premiadas, renderam um séquito de leitores à escocesa, sensação literária da contemporaneidade.Como ser as duas coisas não é diferente. Na Inglaterra, o livro vendeu 150 mil exemplares no primeiro ano - feito raro para um romance literário.

A versatilidade da arte é o tema por trás das trajetórias de amor e injustiça que aqui se espelham dissolvendo gêneros, formas, tempos, realidades e ficções. Com técnica análoga à pintura de afrescos, Smith cria uma original história de duplos, protagonizada por um pintor renascentista dos anos 1460 e uma neta dos anos 1960.


02 out/16

 É através da leitura que desenvolvemos nossa criatividade e cultura. A leitura amplia horizontes, nos transporta a lugares inimagináveis, forma nosso senso crítico e lapida nossa cultura e capacidade de raciocínio. Atualmente, há quem diga que os jovens lêem mais por estarem o tempo todo lendo algo na internet e redes sociais, mas nem sempre esta leitura é rica e produtiva. 

É por isso que o FAROFA abre espaço sempre para as novidades literárias. Este mês, iremos disponibilizar sugestões de leitura todos os dias aqui no Farofa. Além disso, para despertar a curiosidade - ainda dentro do universo literário -  e aguçar nosso desejo pela leitura, selecionamos os maiores best-sellers de ficção desde a década de 70. Para isso, recorremos à lista de mais vendidos da Revista Veja e à Revista Superinteressante, que divulgou a lista de acordo com o ano. Você sabe qual foi o livro mais lido no ano em que você nasceu? Veja abaixo:




Anos 70 

1975
Brasil - Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado
Estados Unidos - A Saga do Colorado, James Michener
 
1976
Brasil - Araceli, Meu Amor, de José Louzeiro
Estados Unidos - Triniy, Leon Uris
 
1977
Estados Unidos - Pássaros Feridos, Colleen McCullough
 
1978
Brasil- Conversa na Catedral, Mario Vargas Llosa
Estados Unidos - A Herdeira, Sidney Sheldon
 
1979
Brasil - Farda, Fardão, Camisola de Dormir, Jorge Amado
Estados Unidos - O círculo Matarese, Robert Ludlum

Anos 80
 
1980
Brasil-  A Falta que Ela me Faz, Fernando Sabino
Estados Unidos- A identidade Bourne, Robert Ludlum


1981
Brasil- Crônicas de uma morte anunciada, Gabriel García Márquez
Estados Unidos- Os Rebeldes, James Michener

1982
Brasil - O Analista de Bagé, Luis Fernando Veríssimo
Estados Unidos - O Mosaico de Parsifal, Robert Ludlum

1983
Brasil - A Velhinha de Taubaté, Luis Fernando Veríssimo
Estados Unidos - A Garota do Tambor, John Le Carré

1984
Brasil - Tocaia Grande, Jorge Amado
Estados Unidos - Operação Aquitânia, Robert Ludlum


1985
Brasil - A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera
Estados Unidos - Tripulação de Esqueletos, Stephen King


1986
Brasil - A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera
Estados Unidos - A Coisa, Stephen King

1987
Brasil - As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley
Estados Unidos - O Preço do Amor, Danielle Steel
 
1988
Brasil - As Brumas de Avalon, Marion Zimmer Bradley
Estados Unidos - O Cardeal do Kremlin, Tom Clancy
 
1989
Brasil - As Areias do Tempo, Sidney Sheldon
Estados Unidos - A casa da Rússia, John Le Carré

Anos 90

1990
Brasil - Diário de um Mago, Paulo Coelho
Estados Unidos - O Ônus da Prova, Scott Turow

1991
Brasil - O Alquimista, Paulo Coelho
Estados Unidos - Scarlett, Alexandra Ripley

1992
Brasil - O Alquimista, Paulo Coelho
Estados Unidos- O Dossiê pelicano, John Grisham

1993
Brasil - Noite sobre as Águas, Ken Follett
Estados Unidos - As Pontes de Madison, Robert James Waller

1994
Brasil - Brida, Paulo Coelho
Estados Unidos - A Profecia Celestina, James Redfield

1995
Brasil - Comédias da Vida Privada, Luis Fernando Veríssimo
Estados Unidos - A Profecia Celestine, James Redfield

1996
Brasil - O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder
Estados Unidos - Segredos do Poder, Joe Klein

1997
Brasil - O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder
Estados Unidos - A Montanha Gelada, Charles Frazier

1998
Brasil - O Livro das Virtudes para Crianças, William j. bennett
Estados Unidos - O Advogado, John Grisham

1999
Brasil - O Homem que Matou Getúlio Vargas, Jô Soares
Estados Unidos - O Testamento

Anos 2000


2000
Brasil - Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K Rowling
Estados Unidos - A Confraria, John Grisham
 
2001
Brasil - Harry Potter e a Pedra Filosofal, J.K. Rowling
Estados Unidos - O diário de Suzana para Nicolas, James Patterson
 
2002
Brasil - Harry Potter e a Câmara Secreta, J.K. Rowling
Estados Unidos - The Lovely Bones, Alice Sebold

2003
Brasil - Onze Minutos, Paulo Coelho
Estados Unidos - O Código da Vinci, Dan Brown
 
2004
Brasil - Budapeste, Chico Buarque
Estados Unidos - O Código da Vinci, Dan Brown
 
2005
Brasil - Fortaleza Digital, Dan Brown
Estados Unidos - O Corretor, John Grisham
 
2006
Brasil - Quando Nietzsche Chorou, Irvin D. Yalom
Estados Unidos - For One More Day, Mitch Albom
 
2007
Brasil - A Cidade do Sol, Khaled Hosseini
Estados Unidos - A Cidade Do Sol, Khaled Hosseini
 
2008
Brasil - A Menina que Roubava Livros, Markus Zusak
Estados Unidos - O Recurso, por John Grisham 
 
2009
Brasil - A Cabana, William Young
Estados Unidos - O Símbolo Perdido, Dan Brown

2010
Brasil - A Cabana, William P. Young
Estados Unidos - A Rainha do Castelo de Ar, Stieg Larsson

2011
Brasil - A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin
Estados Unidos - A Resposta, Kathryn Stockett

2012
Brasil - A Escolha, de Nicholas Sparks
Estados Unidos - Cinquenta Tons de Cinza, E. L. James

2013
Brasil - Inferno, Dan Brown
Estados Unidos - Um Porto Seguro, Nicholas Sparks

2014
Brasil - A Culpa é das Estrelas, John Green
Estados Unidos - O Pintassilgo, Donna Tartt

2015
Brasil - O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry
Estados Unidos - A Garota no Trem, Paula Hawkins
 
 

01 out/16

Lançamento: O Amor dos Homens Avulsos

postado por Diogo Branco

No calor de um subúrbio carioca, um garoto cresce em meio a partidas de futebol, conversas sobre terreiros e o passado de seu pai, um médico na década de 1970. Na adolescência, ele recebe em casa um menino apadrinhado de seu pai, que morre tempos depois num episódio de agressão. O garoto cresce e esse passado o assombra diariamente, ditando os rumos de sua vida. Essa história, aparentemente banal, e desenvolvida com maestria ficcional e grandeza quase machadiana por Victor Heringer. Dono de uma prosa fluente e maleável, além de uma visão derrisória da vida, o autor demonstra pleno domínio na construção de cenas e personagens. E emociona o leitor com sua delicada percepção da realidade.


Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.