No lançamento "Instantes de um tempo interior", publicado pela Literare Books International, a renomada professora de filosofia propõe a elevação de consciência por meio de 166 poemas

 

Rimas, beleza, métrica e musicalidade. A renomada professora de filosofia Lúcia Helena Galvão apresenta o seu lado poetisa no livro “Instantes de um tempo interior”, lançado pela Literare Books International. Com uma linguagem acessível, a autora propõe a elevação de consciência e compartilha com o leitor poemas reflexivos que mesclam experiências vividas por ela, filosofia, espiritualidade, mitologia grega e romana.

 

Instantes de um tempo interior é um compilado de 166 poesias escritas em diferentes fases da vida de Lúcia Helena, cuja escrita demarcou momentos de provas, reflexão, medo, fé e superação. É a partir desses registros que a poetisa busca inspirar o mesmo impulso e desejo de vitória nos leitores: é possível superar as barreiras impostas ao longo do caminho e conquistar o que almeja.

 

[...]
Mas sei que há tempo para os sonhos
e tempo para conquistar os sonhos.
É no momento da conquista que ora me encontro,
olhando o horizonte, agora tão distante...
E se meus olhos se enchem de lágrimas,
já não é a ardente Glória o que sinto,
mas um estranho sentimento,
espécie de saudade
de um mundo que ainda não construí.

(Instantes de um tempo interior - "Valkíria", p. 253)

 

 

Seja rodeada de alegria ou melancolia, Lúcia Helena Galvão procura capturar, por meio de lentes filosóficas, a complexidade de viver. Para a autora, os poemas são ferramentas capazes de incentivar as pessoas a desenvolverem o pensamento crítico e, acima de tudo, buscarem suas próprias reflexões sobre a existência.

Professora de Filosofia na Organização Internacional Nova Acrópole há 33 anos, poetisa, roteirista de peças de teatro e escritora, as poesias de Lúcia Helena Galvão já foram convertidas em letras de músicas interpretadas por Zizi Possi, Flávia Wenceslau e o conjunto “Música do Interior”.

 

Ficha técnica:
Título: Instantes de um tempo interior
Autora: Lúcia Helena Galvão
Editora: Literare Books International
Categoria: Não Ficção
Nº da edição: 1ª edição, 2023
ISBN: 9786559225323
Páginas: 272
Preço: R$ 69,90
Onde encontrarAmazon e Literare Books

 

15 mar/23

Neste segundo ano, projeto atende as cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Guará e Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Espaços de leitura recém lançados receberam nova mobília, pintura, equipamentos e acervo de livros

 

 

projeto “Revitalização de Bibliotecas” foi realizado nas cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Guará, no interior de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS). O projeto é uma idealização da jornalista e pesquisadora, Adriana Silva, desenvolvido através de uma parceria entre a Usina Alta Mogiana, com o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

 

As entregas oficiais das bibliotecas foram realizadas nas últimas semanas. A primeira a receber foi a APAE de São Joaquim da Barra, no dia 24 de fevereiro. No dia 3 de março foi a vez da Casa do Menor Santa Lúcia e o CEPIM Odette Dip Badran (Centro de Proteção à Infância e Maternidade), também em São Joaquim da Barra. No mesmo dia, em São José da Bela Vista, a EMEB João Justino de Medeiros também recebeu seu novo espaço de leitura revitalizado e no dia 9 de março, a inauguração foi em Guará, na Casa da Criança. Para comemorar, as crianças das entidades participaram de sessões de contação de histórias com os atores Ademir Apparício Júnior e Gracyela Gitirana. 

 

 

 

Para a idealizadora do Revitalização de Bibliotecas, Adriana Silva, projetos como esse só conseguem ser realizados através do apoio de empresas privadas e instituições culturais. “O objetivo é proporcionar o acesso à leitura e atrair, cada vez mais, novos leitores. É através do apoio de empresas que estamos conseguindo proporcionar nas cidades da região de Ribeirão Preto novos espaços públicos de leitura, visando atrair não só os jovens, mas também seus familiares”, mostra.

 

A Usina Alta Mogiana – empresa parceira na realização do projeto - tem em seu DNA o estímulo à promoção da educação e da cultura. Segundo a gerente de gestão e pessoas da usina, Vera Lúcia Martins Guedes, o projeto é uma forma de proporcionar vida nova aos espaços, fomentando a literatura e investindo em novos leitores. “A leitura traz inúmeros benefícios para a evolução do indivíduo. Quanto mais cedo essa prática for fomentada, melhor. O contato com os livros só traz benefícios para as pessoas”, reforça.

 

Parceria literária

O processo de revitalização das bibliotecas, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, foi iniciado com visitas de diagnóstico para melhorias nas bibliotecas selecionadas. Depois, foram levantadas todas as necessidades, elencando as instituições com o acervo de livros mais defasados e que exigiam benfeitorias na estrutura da sala, como pintura, instalação de ar-condicionado e manutenção do mobiliário. “Muitas entidades nos procuram pedindo apoio e, durante esse período, colocamos no radar pedidos voltados para bibliotecas que ainda não foram beneficiadas”, destaca Vera Lúcia Martins Guedes.

 

O projeto também beneficiou a Biblioteca Lucília Junqueira de Almeida Prado, mantida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, através da compra de novos livros para seu acervo literário.

 

 

 

Novo livro atualiza o pensamento crítico sobre a obra da artista, com textos de Paulo Miyada e Priscyla Gomes, ao mesmo tempo em que resgata ensaios publicados ao longo de sua carreira

 

 

Lançamento: Dia 18 de março, às 18h, no Instituto Tomie Ohtake

 

O Instituto Tomie Ohtake que, em novembro último comemorava seus 20 anos com a mostra Tomie Ohtake Dançante (em cartaz até 19 de março de 2023), agora lança um novo livro sobre Tomie (1913, Quioto - 2015, São Paulo), após quase dez anos de sua última publicação monográfica (2014).

 

 

“TOMIE”, a nova e mais completa obra sobre o percurso da artista, é organizada pelo Instituto Tomie Ohtake por meio de seus curadores, Paulo Miyada e Priscyla Gomes, que, em seus respectivos textos, revelam novas perspectivas sobre a longeva produção. O livro resgata também, em fortuna crítica, ensaios de Agnaldo Farias, Ana Paula Cavalcanti Simioni, Aracy Amaral, Mario Pedrosa, Miguel Chaia, Paulo Herkenhoff e Sofia Gotti.

 

Ilustram a publicação uma seleção de imagens que contempla os três suportes investigados por Tomie: pinturas concebidas em sete décadas (1954 a 2014), esculturas, gravuras, obras públicas, além de uma extensa linha do tempo com fotos e informações de sua vida e obra.

 

“Seja na pintura ou em esculturas públicas, Tomie Ohtake combinou sua gestualidade veloz e acentuada com recursos de precisão no confronto com inúmeras materialidades. Em sua pictorialidade pulsante, experimenta múltiplas paletas cromáticas e combina formas sinuosas com composições de forte equilíbrio. Assim, a artista experimenta – por vezes às cegas – os limites matéricos, presentificando tradições, ao mesmo tempo que amplia o campo de sua investigação criativa”, destacam os organizadores. 

 

 

Lançamento: Tomie

Edição e organização: Instituto Tomie Ohtake

415 páginas – bilíngue português/inglês

Preço de lançamento: R$100,00

À venda na Livraria Gaudí (Hall do Instituto Tomie Ohtake – 11.3031-0837)

Vendas on-line por mensagem direta no perfil do Instagram da Gaudí (@livrariagaudi)

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.