Depois de cinco obras bem-sucedidas, Matheus Arcaro, natural de Ribeirão Preto, lança novo livro na cidade.

 

            A origem do mundo, de Matheus Arcaro, será lançada pela editora Patuá (SP), em 11 de maio. A obra traz 17 contos – todos ilustrados pela artista plástica Leda Braga – e conta com orelha de Micheliny Verunschk e quarta capa de Maria Fernanda Maglio, ambas escritoras premiadas. Este é o sexto livro do autor, que já escreveu contos, poesias, romance e não-ficção.

            De acordo com Arcaro, o ponto de partida deste livro foi um estudo da Universidade de Brasília, coordenado por Regina Dalcastagnè, que se transformou em livro. A pesquisa constata que os protagonistas da literatura brasileira em sua grande maioria, são masculinos - 62% são homens e 81% são heterossexuais.

            “Tendo acesso a essa realidade, comecei a esboçar os contos levando em conta duas premissas: todos seriam protagonizados por mulheres e deveria prevalecer a diversidade”, comenta Arcaro. Ainda segundo o autor, a multiplicidade de mulheres em relação à idade, etnia, orientação sexual e classe social deveria ser contemplada. “Em um dos contos a protagonista é empresária, no outro é mãe solo, no seguinte é negra, no posterior é trans e assim por diante”. Como escreve Maria Fernanda Maglio, no texto de apresentação da quarta capa: “Uma costura de mulheres. Tarsila alinhavada com Eulália, Amanda, Lúcia, Adelaide, Rosa. E na mesma sequência de pontos está Capitu, Macabéa e Deus (sim neste pano Deus é mulher)”.

            Na orelha do livro, Micheliny Verunschk afirma que, com esta obra, Matheus Arcaro toma de empréstimo o título do quadro de Gustave Courbet para apresentar uma nova ‘A origem do mundo’, com “contos que gravitam em torno do feminino. Dezessete contos com nomes de mulher, em que a divindade ganha vulva e útero, e, por que não?, uma vida comezinha. Mas, para além disso e do acidental da existência de cada uma das personagens, essas histórias retratam também suas insubmissões e insurgências. Exemplo disso é a Vênus de Milo que, ganhando voz e consciência de si, conta a espantosa história de mulheres silenciadas e de como perde seus dois braços, em uma fábula deliciosa que une roubo intelectual, violência simbólica e Sir Isaac Newton.”

            O objetivo, segundo Arcaro, é “fotografar intensidades múltiplas do feminino, expressar artisticamente, por meio da escrita em prosa, a profundidade da vida de várias mulheres”. E Matheus faz a ressalva: “Não se trata de retratar experiências, visto que sou homem, mas de me colocar no lugar do outro (ou melhor, das outras) por meio da literatura. A noção de ‘lugar de fala’, fundamental sob o ponto de vista sociológico, não pode ser aplicada cruamente quando se trata de arte, já que o trabalho do escritor é justamente ‘viver outras vidas’ a partir de sua criação”. E aqui cabe novamente um trecho da quarta capa: “Com uma narrativa sensível e habilidosa, Matheus não responde à pergunta que bell hooks faz na epígrafe: “o que é uma mulher?”. Mas certamente faz com que o leitor reflita sobre ela”

            Os livros anteriores de Matheus Arcaro tiveram repercussão considerável, elogios de público e crítica, com resenhas em vários veículos de circulação nacional. Em seu sexto livro, Arcaro se mostra mais maduro na arte de narrar, com construções bem-acabadas tanto sob o aspecto do conteúdo, quanto sob o aspecto formal. Como ilustração, um trecho do conto “Mariana”:

“O que me faz revisitar essas páginas depois de tanto tempo? Talvez eu esteja percebendo que é inútil apertar as emoções num potinho tampado com a lógica. Porque sentimento é ligeiro, vaza pelas beiradas, escapa pelas frestas. Quantas vezes tentei recolocar a tampa, prender com esparadrapo? Pensei mesmo em parafusar. Mas parece que não me atentei que o fogo da panela estava alto demais: o sentimento explodiu a tampa da razão e se esparramou por dentro de mim”

 

Quem é o autor

Matheus Arcaro é Mestre em Filosofia contemporânea pela Unicamp. Pós-graduado em História da Arte. Graduado em Filosofia e também em Comunicação Social. É professor, artista plástico, palestrante e escritor, autor do romance O lado imóvel do tempo (Editora Patuá, 2016), dos livros de contos Violeta velha e outras flores (Editora Patuá, 2014) e Amortalha (Editora Patuá, 2017), do livro de poesias Um clitóris encostado na eternidade (Editora Patuá, 2019) e do livro de filosofia Nietzsche: verdade com metáfora e linguagem como dissimulação (Editora Amavisse, 2022). Também colabora com artigos para vários portais e revistas.

 

Serviço

Lançamento do livro “A origem do mundo”
Autor: Matheus Arcaro
Gênero: Contos
Data: 11 de maio de 2023
Local: Armazém Baixada (R. Duque de Caxias, 14, Ribeirão Preto - SP)
Horário: 19h30

Onde encontrar: site da editora Patuá: www.editorapatua.com.br

 

 


Observação

A noite de lançamento contará também com um “pocket show” de músicas brasileiras.

 

Arrecadações são do primeiro final de semana do evento que está ocorrendo em Ribeirão Preto

 

 

O primeiro final de semana do Ribeirão Rodeo Music trouxe muita diversão e alegria ao público, que retribuiu com generosidade: ao todo, foram doadas 5,5 toneladas de mantimentos por meio do ingresso solidário e, também, por iniciativa própria das pessoas. É possível curtir o evento e pagar a entrada com desconto mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível na portaria do festival. O RRM acontece no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto.

 

As doações de 20 a 22 de abril foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Cerca de 50 voluntários trabalharam na arrecadação dos alimentos na entrada do evento e na distribuição das doações. De acordo com a presidente do Fundo Social, dona Mariana Jábali, os mantimentos são repassados para entidades, como o Lar dos Velhos e o Lar Padre Euclides e, também, para comunidades e associações de bairros da cidade.

 

“O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto agradece muito à organização do Ribeirão Rodeo Music pela arrecadação desses primeiros dias de evento, que foi um sucesso total e tem uma linda programação. Tivemos o privilégio de receber as doações da população através do ingresso solidário e de todo mundo que pode colaborar. São mais de cinco mil quilos de alimentos em dois dias de evento. Ficamos felizes porque vamos poder ajudar as famílias mais vulneráveis”, agradeceu dona Mariana.
 

Novas doações

 

Neste sábado, dia 29, e domingo, dia 30, o Ribeirão Rodeo Music tem mais programação esportiva e artística. Para ajudar na arrecadação de donativos, a presidente do Fundo Social pede o apoio de quem for curtir o festival que mantém as raízes do interior e a cultura caipira.

 

“Em nome do Fundo Social, agradecemos a organização do evento pelo gesto solidário, incentivando as doações em alimentos não perecíveis. Doar é muito bom, faz bem para quem doa e, claro, para quem recebe. Então, nós queremos incentivar o público deste próximo final de semana a levar um quilo de alimento, pois assim vamos ajudar muitas famílias que precisam de nós”, convidou dona Mariana.

 

As doações devem ser levadas ao evento e entregues aos voluntários na portaria do RRM. Qualquer pessoa pode entrar nessa corrente de ajuda ao próximo e levar sua contribuição.

 

“O Ribeirão Rodeo Music tem o seu compromisso social de colaborar com iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento do nosso município. Acreditamos no poder destas doações de alimentos para contribuir com muitas famílias ribeirão-pretanas e, por isso, incentivamos a todos que irão nessa grande festa a abraçar esta corrente solidária”, pondera um dos organizadores, Matheus Calil. 

 

Programação RRM 2º final de semana 

 

Dia 29 de abril, sábado

- Prova Ranch Sorting + montarias em touros pela Liga Nacional de Rodeio

- Shows de Henrique & Juliano, Ana Castela, Pedro Sampaio e DJ Lozanello

 

 Dia 30 de abril, domingo

- Provas de três tambores e final das montarias em touros pela LNR

- Shows de Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraísa, Dennis e Israel & Rodolffo

 

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Total Acesso.

 

O festival Turá, marcado para os dias 24 e 25 de junho, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, tem como essência contemplar as variadas vertentes da música brasileira, dos sons clássicos (e que formam os pilares da cultura do país) aos que estão começando a fazer barulho agora. Revisitar a história recente da produção musical brasileira também está no DNA do evento, então é com alegria que o Turá recebe a cantora Pitty em seu palco. Na ocasião, dia 25 de junho, a artista apresenta, pela primeira vez em São Paulo, o show da turnê que celebra os 20 anos do disco Admirável Chip Novo. O momento se torna ainda mais especial pelas participações inéditas que Pitty receberá: Céu e Marcelo D2. Apresentado pela Hering e idealizado pela TIME FOR FUN, o festival Turá têm ingressos disponíveis na modalidade individual (para um dia de evento) e passaporte (para dois dias de evento) e podem ser adquiridos por meio do site (ticketsforfun.com.br –  com taxa) ou na bilheteria oficial no Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, República –  sem taxa). 

Apenas em sua segunda edição, o Turá vem mostrando vocação para ser palco de muitas “primeiras vezes” — seja pelos encontros inéditos que proporciona ou por ser escolhido pelos artistas como o local ideal para estrear um novo projeto. Em 2023, além de realizar o primeiro show da turnê de 20 anos do álbum Admirável Chip Novo, de Pitty, na capital paulista, o festival recebe também Gilberto Gil & Família, que apresentam, também pela primeira vez em São Paulo, o espetáculo “Nós, A Gente”. 

 

No dia 24 de junho, também estão confirmados na programação do evento: Jorge Ben JorZeca Pagodinho, Lucas MamedeMC Hariel Maria Rita convidando Sandra de Sá. O segundo dia de Turá, 25 de junho, recebe, além de Pitty com a participação de Céu Marcelo D2, Gilberto Gil & Família, DELACRUZ convidando BK’ e Luccas CarlosJoelma convidando Mariana Aydar; e a banda Tuyo. 

 

Em 2022, a primeira edição do Turá ocorreu de forma marcante. Mais de 25 mil pessoas compareceram na estreia do evento. O público vivenciou experiências e acompanhou apresentações de artistas nacionais de gêneros musicais variados e em diferentes momentos de carreira, como Emicida, Paulinho da Viola, o duo Baby e BaianaSystem. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão; e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. 

 

Nos dias 24 e 25 de junho de 2023, tem mais Turá e o seu movimento de afeto, convívio e ativação de memória afetiva — tudo aquilo que ressoa, conecta e representa aquilo que nós, brasileiros, somos. 

O festival Turá é apresentado pela Hering, tem Corona como cerveja oficial, tem patrocínio da Chevrolet e Jameson Irish Whiskey e apoio de Colgate PlaxMike's e Beefeater. O Instagram é a rede social oficial. Rádio Nova Brasil FMRádio Alpha FMRádio Mix FM e Eletromidia são media partners.

 

Serviço:
Festival Turá 2023
Datas: 24 e 25 de junho de 2023
Local: área externa do Auditório Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Mais Informações: www.festivaltura.com.br 


Valores*
Sábado: a partir de R$ 175,00+ taxas (lote 1 - meia entrada)
Domingo: a partir de R$ 175,00 + taxas  (lote 1 - meia entrada)
Passaporte (sábado e domingo): a partir de R$ 300,00 + taxas (lote 2 - meia entrada)

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA:
Teatro Renault – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista
De terça a domingo: das 12h às 20h (na terça-feira, 14 de junho, a bilheteria abre às 10h)
Segunda e feriados: fechado 

SITE DE VENDAS – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA:
ticketsforfun.com.br 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.