Evento, que visa celebrar os resultados do projeto, acontece nos dias 25 e 26 de janeiro, sábado e domingo, respectivamente, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, com entrada gratuita
O Teatro Municipal de Ribeirão Preto será palco do aguardado festival de encerramento do projeto Saci Pererê Cultural. Com tema “Festival MPB”, o evento acontece em dois dias, sendo a abertura no sábado dia 25, às 19h30, e a continuação no domingo, dia 26, às 18h30.
Durante os dois dias de festival, o público poderá prestigiar as apresentações dos alunos integrantes do projeto, que realizaram as oficinas de artes cênicas, artes circenses, dança afro e capoeira, dança de salão, ballet, piano e violão popular. O evento promete celebrar os resultados artísticos alcançados durante o último semestre.
No repertório, constam obras consagradas da Música Popular Brasileira, de compositores e letristas como Toquinho, Tom Jobim, Milton Nascimento, Luiz Gonzaga e Chico Buarque, além de reprodução de clássicos dessa geração, na voz de cantores como Marisa Monte, Gilberto Gil, Elis Regina, Roberto Carlos, entre outros.
“O 'Festival MPB' representa um momento de celebração do trabalho realizado pelos alunos e professores durante toda a execução do projeto, que tem como objetivo fomentar a inclusão social e promover a formação artística em diferentes linguagens”, comenta Letícia Junqueira, coordenadora geral do projeto.
O Saci Pererê Cultural é reconhecido pelo seu impacto na formação de crianças e jovens de Ribeirão Preto, proporcionando ações que combinam educação e arte. Hoje atende cerca de 200 alunos e é realizado pelo Instituto Biotrópica, em parceria com a Associação de Incentivo Cultural (AICA), Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria do Governo do Estado de São Paulo, por meio de emenda parlamentar.
Para Emerson Iossi, presidente do Instituto Biotrópica, a arte está relacionada à geração de conhecimento e ao exercício do pensamento. “Esses são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade”, afirma.
Neste âmbito, Emerson afirma que o festival faz parte desse ciclo fecundo de desenvolvimento. “O festival de encerramento é uma das formas de valorizar os talentos locais e oferecer à comunidade um evento de alta qualidade, além de oferecer aos alunos uma experiência de palco enriquecedora”, avalia.
O Festival de encerramento do projeto Saci Pererê Cultural tem entrada gratuita, com ingressos que podem ser retirados na bilheteria do Teatro Municipal de Ribeirão Preto, uma hora antes da abertura. O Teatro está localizado na Via São Bento s/nº, nos Campos Elíseos. Mais informações pelo telefone (16) 3625-6841.
Festival “MPB” - Projeto Saci Pererê Cultural
Datas e horários:
25/01 - 19h30 (sábado)
- Apresentação dos alunos das oficinas de dança
26/01 - 18h30 (domingo)
- Apresentação dos alunos das oficinas de música e teatro
Rodrigo Santoro retorna ao Festival do Berlim com "O Último Azul"
postado por Diogo Branco
Filme dirigido por Gabriel Mascaro concorre ao Urso de Ouro
Depois de oito anos longe do Festival de Berlim, Rodrigo Santoro retorna ao evento alemão. O ator faz parte do elenco da nova distopia de Gabriel Mascaro. “O Último Azul” concorre ao Urso de Ouro cinco anos depois da última nomeação do Brasil para a competição principal.
O ator, que já esteve em competição no Festival de Veneza e foi premiado no Festival de Cannes, celebra a escolha do longa para a disputa em Berlim. Prestes a completar 50 anos e com 70 projetos audiovisuais no currículo, Rodrigo fez uma imersão no Amazonas para rodar “O Último Azul”, filme que aborda o etarismo na sociedade.
“A seleção de ‘O Último Azul’ para a competição principal de Berlim só reforça o quanto o Brasil é capaz de produzir um cinema forte, profundo e competitivo. É emocionante ver o cinema independente chegando tão longe, feito com garra e talento - muitas vezes, com muito pouco. Sigo acreditando nesse cinema, desde ‘Bicho de Sete Cabeças’.”
Sinopse do filme: Tereza tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem "desfrutar" de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre.
Sobre Rodrigo Santoro:
Nascido em 1975, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Rodrigo Santoro é ator e dublador. Com mais de 30 anos de carreira, esteve em cerca de setenta projetos audiovisuais, sendo mais da metade produções internacionais. Sua atuação em longas como “Bicho de Sete Cabeças” (2000), de Laís Bodanzky, “Abril Despedaçado” (2001), de Walter Salles, e “Carandiru” (2003), de Hector Babenco, lhe rendeu diversas premiações em festivais pelo mundo e abriu espaço para estrelar projetos fora do país. Em 2004, foi laureado com o prêmio Trophée Chopard do Festival Cannes.
Depois de participar de filmes como “As Panteras, Detonando” (2003) e “Simplesmente Amor" (2003), passou a dividir sua carreira entre projetos nacionais e internacionais, como as séries de televisão “Lost” (2006 a 2007), a superprodução “300” (2006) e “300: A Ascensão do Império” (2014), “Westworld” (2016 a 2020 na HBO), “O Tradutor” (2018), entre dezenas de outros. Em 2008, Rodrigo chegou a competir com dois filmes diferentes ao mesmo tempo pela Palma de Ouro no Festival de Cannes: “Che, O Argentino” e “Leonera”.
Seus trabalhos recentes no audiovisual nacional foram a série sucesso de público “Bom Dia, Verônica” (2024 na Netflix), os longas “7 Prisoneiros” (2021), de Alexandre Moratto, que teve sua estreia mundial no Festival de Veneza; “Turma da Mônica - Laços” (2019), de Daniel Rezende e a animação “Arca de Noé” (2025), maior projeto de animação do Brasil e inspirado na canção de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.
Depois de 8 anos, Rodrigo volta ao Festival de Berlim como parte do elenco de “O Último Azul", de Gabriel Mascaro, selecionado para a Mostra Competitiva do evento. Entre os próximos projetos estão os longas “Corrida dos Bichos”, de Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende.
Globoplay libera gratuitamente o acesso ao documentário "Senna por Ayrton" em dias chuvosos
postado por Diogo Branco
Idealizada pela Artplan, iniciativa conta com o patrocínio da Movida e honra a fama de "Rei da Chuva" que o ídolo tinha.
Se tem uma pessoa que conseguia realizar feitos históricos debaixo de chuva, esse alguém era Ayrton Senna. E, para relembrar o seu legado, o Globoplay celebra a mágica do piloto com uma ação que pretende conectar o emocional das pessoas junto à nostalgia de suas corridas mais icônicas: o documentário "Senna por Ayrton" é liberado gratuitamente em oito capitais brasileiras quando a previsão de chuva ultrapassa 88%, como uma forma de homenagear sua trajetória. A iniciativa foi idealizada pela Artplan e conta com o patrocínio da Movida, empresa de aluguel de carros.
Até o dia 22 de janeiro, quando a previsão do Climatempo apontar alta probabilidade de chuva, os usuários do Globoplay podem ter acesso ao sinal liberado aberto para a exibição do documentário. O objetivo é convidar a audiência a aproveitar a oportunidade de assistir ao conteúdo, que é exclusivo para assinantes da plataforma.
"Estamos oferecendo aos nossos usuários a oportunidade de reviver a magia de Ayrton Senna, um ícone do automobilismo. Esta parceria com a Movida reflete nosso compromisso em proporcionar conteúdos que ressoem emocionalmente com nosso público, conectando nostalgia e história com a conveniência da nossa plataforma", destaca Julia Rueff, Diretora do Globoplay.
“Essa ação reflete a essência da Movida: estar ao lado das pessoas em momentos marcantes, ajudando a criar experiências que vão além do óbvio. Ao conectar o legado de Ayrton Senna com o dia a dia dos brasileiros, queremos reforçar que, assim como ele confiava plenamente no desempenho dos seus carros, nossos clientes podem confiar na Movida para transformar qualquer trajeto em algo especial” afirma Francine Marcheto, Diretora de Marketing da Movida.
Conhecido como o "Rei da Chuva”, Senna demonstrava controle e habilidade incomparáveis, com grandes performances, especialmente em climas menos favoráveis. A ação, além de resgatar seu legado e homenageá-lo, também oferece ao público a oportunidade de revisitar ou conhecer a história do piloto mais no detalhe, uma vez que o documentário – que possui três episódios - traz uma abordagem única sobre a vida e a carreira do tricampeão mundial de Fórmula 1. Com depoimentos raros e imagens exclusivas, a produção ressalta a trajetória de um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e mundial.
“Com essa ação, estamos honrando a tradição dos brasileiros assistirem o Senna dando show na chuva. Globoplay e Movida estão transformando um dia comum em um mágico domingo chuvoso, em que o país vibrava e se orgulhava de seu ídolo”, explica Rodrigo Almeida (Monte), CCO da Artplan.
Sobre a Movida
A Movida (MOVI3) é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física e pré-pagamento foi a primeira locadora do país a ir além do carro, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental. No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes.
Desde 2006 no mercado, a Movida foi adquirida em 2013 pela JSL, abriu capital em fevereiro de 2017 e hoje é uma das empresas da SIMPAR S.A. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, atua tanto no varejo, com aluguel de carros, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas, além da venda de seminovos. Após diversos investimentos nos últimos quatro anos, conta com uma frota de mais de 248 mil veículos, 258 pontos de atendimento e 90 pontos de venda de seminovos. Mais informações no site da Movida: https://www.movida.com.br/.
João Rock 2025: pré-venda de ingressos começa no dia 28 de janeiro
postado por Bruno Daher
22ª edição do evento acontece dia 14 de junho em Ribeirão Preto/SP. Pela primeira vez, a empresa Ticketmaster Brasil será parceira na comercialização das entradas.
Um dos maiores festivais de música do Brasil, o João Rock inicia a pré-venda de ingressos no dia 28 de janeiro. O evento acontece no dia 14 de junho, no Parque Permanente de Exposições em Ribeirão Preto/SP.
Crédito: Rafael Cautella
Tradicionalmente disponibilizado antes do anúncio do line-up do festival, o lote especial, que ficará disponível por sete dias - ou até esgotar -, terá número limitado de ingressos e condições exclusivas para todos os setores: Pista, Pista Premium, Camarote João Rock e Camarote Lagunitas.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site oficial do João Rock: www.joaorock.com.br. Nesta edição, uma novidade é a chegada da Ticketmaster Brasil como parceira na comercialização das entradas. A empresa é o braço nacional da Ticketmaster, líder mundial no mercado de venda de ingressos de entretenimento ao vivo e processa 600 milhões de ingressos por ano em mais de 35 países diferentes.
Como vai funcionar?
Após acessar o site do evento, o cliente será redirecionado para o site da Ticketmaster Brasil, canal oficial de venda de entradas para o festival. Os ingressos são limitados a 4 unidades por CPF e o parcelamento pode ser feito em até 6 vezes. O período promocional vai até o dia 03 de fevereiro, às 23h59, ou até esgotar o lote. As vendas regulares serão retomadas no dia 4 de fevereiro, mesma data de divulgação do line-up.
“A parceria com a Ticketmaster reforça a grandeza do João Rock e a preocupação em oferecer o melhor para o público. É uma empresa séria, responsável pela comercialização dos ingressos para os principais shows internacionais do Brasil e, principalmente, comprometida com a segurança dos clientes”, explica Luit Marques, um dos organizadores do João Rock.
Clientes Banco do Brasil têm benefícios
Patrocinador oficial do evento, o Banco do Brasil promove condições exclusivas para seus clientes que, além de conseguirem parcelar as entradas em até 8 vezes, terão 15% de desconto nos ingressos.
Mais Sobre o João Rock
O João Rock se consagrou como um festival que se orgulha de ter um line-up genuíno e exclusivamente brasileiro, focado no rock, rap, MPB e reggae. Em 20 anos, apresentou cerca de 300 shows em seus palcos, promovendo encontros históricos e inéditos.
Em sua última edição, 70 mil pessoas participaram do festival, que contou com mais de 30 shows., explica Luit Marques, um dos organizadores do João Rock.
A liquidação de verão acontece de 16 a 19 de janeiro
Em janeiro, entre os dias 16 e 19, o RibeirãoShopping e o ShoppingSantaÚrsula oferecem promoções de até 70% de desconto na tradicional Liquidação Lápis Vermelho. Durante os 4 dias, os clientes encontrarão ofertas em diversas categorias como moda, calçados, acessórios, tecnologia, cupons em lojas (exceto supermercados, farmácias e produtos 18+), restaurantes e atrações. No app Multi, há uma página inteira dedicada à promoção e aos benefícios do programa de relacionamento MultiVocê.
A cada ano que passa, a ação promocional é mais aguardada pelos consumidores. Há 43 anos, a campanha acontece duas vezes ao ano, em janeiro e em julho. Nesta edição, a Liquidação Lápis Vermelho investe no conceito “Com o app Multi, o verão fica mais mágico”, reforçando também a importância de os clientes planejarem suas compras antes mesmo de saírem de casa e vivenciarem experiências únicas dentro dos shoppings da Multiplan.
"Em 2025, além de oferecer descontos exclusivos na Liquidação Lápis Vermelho, queremos criar conexões memoráveis com todos os clientes que visitam os nossos shoppings. A jornada de compra começa no digital, quando o consumidor está em casa, escolhe usufruir dos benefícios do programa MultiVocê e decide ir ao shopping. A partir disso, a nossa missão é oferecer experiências incríveis e construir um relacionamento de confiança e duradouro com nossos clientes”, afirma Rodrigo Peres, Diretor de Marketing e Loyalty da Multiplan.
Durante todo o ano, semanalmente, o Lápis Vermelho divulga as melhores ofertas e cupons dos shoppings Multiplan. Os clientes podem ficar por dentro dos descontos pelo site liquidacaolapisvermelho.com.br, redes sociais do Meu Multi e através das páginas www.ribeiraoshopping.com.br e www.shoppingsantaursula.com.br. No superapp, também é possível entrar em contato com as lojas para tirar dúvidas sobre produtos e serviços.
Sobre o APP Multi
O app Multi superou a marca de 7,7 milhões de downloads acumulados desde o seu lançamento. Em 2024, foram mais de 27 milhões de acessos. Além de conferir os descontos da Liquidação Lápis Vermelho, o superapp Multi agrega valor aos clientes através de diversos benefícios. Entre eles estão a possibilidade de participar do programa de fidelidade dos shoppings, promoções exclusivas cadastrando as notas fiscais e pagamento do estacionamento automaticamente via leitura de placas com o Acesso Multi.
Sobre a Multiplan
Fundada em 1974 como empresa full service, a Multiplan é responsável pelo planejamento, desenvolvimento, propriedade e administração de um dos melhores portfólios de empreendimentos do país. Atua estrategicamente no desenvolvimento de shopping centers e imóveis comerciais e residenciais, por meio de projetos multiuso que oferecem conveniência e comodidade aos usuários e geram valor a seus ativos. Desde 2007 na Bolsa de Valores Brasileira, é a maior empresa imobiliária da B3, em valor de mercado.
A Companhia também representa uma das maiores empresas do setor de shopping centers do Brasil. Possui atualmente 20 shoppings centers em operação, em 7 estados brasileiros, e gera cerca de 80 mil empregos no país. Hoje, os empreendimentos da Companhia já somam mais de 6.000 lojas, com um variado mix, e recebem aproximadamente 200 milhões de visitas por ano. A Multiplan prioriza em suas propostas o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua e mantém diversos projetos com foco nas comunidades vizinhas às suas construções.
Após esgotar duas datas e percorrer todo o país ao longo de 2024, o cantor Jão retorna ao Allianz Parque, no próximo dia 18, para encerrar o ciclo da aclamada SUPERTURNÊ.
Além da última apresentação, o artista presenteou os fãs com uma versão deluxe do álbum Super, agora denominado Supernova, em junho do ano passado, com sete canções inéditas e uma extensão da faixa Locadora.
Para este último show, além da megaestrutura já conhecida pelo público, Jão promete "enlouquecer", no bom sentido, a todos que estiverem presentes no estádio, com algumas adaptações que, desde o seu anúncio, estão causando bastante curiosidade aos fãs mais assíduos. Para tanto, até o horário de início foi antecipado para às 19:30 horas, dando indícios de que a última e única noite de Supernova tenha grandes e inesquecíveis surpresas.
Informações:
Serviço: Encerramento Superturnê
Local: Allianz Parque - São Paulo/SP
Horário de início: 19:30 horas
Ingressos: Eventim
Imagem: Reprodução/Instagram Jão
CAJU já deixou a sua digital na história da música contemporânea. E cinco meses após o seu lançamento, o segundo disco-solo de Liniker segue reverberando e ecoando nos fones, nas festas e nas caixas de som mundo afora. Prova disso é que o trabalho acaba de ultrapassar a marca de 200 milhões de plays nas plataformas de streaming de áudio.
“Agradeço imensamente por tornarem vivo um projeto que eu acreditei desde o primeiro momento. CAJU fala sobre o meu desejo e o sobre o que eu não quero mais; é um trabalho que mostra quais são as novas metas que eu coloco para os afetos que chegam e qual é o tamanho da seta que aponta para a nova versão de quem sou e quero ser”, afirma a artista. “Que esse disco siga sendo a minha bússola e que, no meio dessa caminhada, os nossos passos, mesmo que diferentes, se encontrem para um belo brinde ao futuro”, completa.
Em 2024, Liniker conquistou reconhecimentos relevantes. CAJU apareceu no topo de importantes listas de melhores discos do ano, a exemplo da revista Rolling Stone Brasil e dos portais Tenho Mais Discos que Amigos e TOCA UOL. E também levou a melhor na lista de álbuns POP brasileiros do portal americano PopMatters. Na semana de lançamento, o trabalho ocupou a sexta posição dos dez álbuns mais ouvidos na lista global do Spotify. A cantora e compositora também saiu consagrada de várias premiações. No Prêmio Multishow, por exemplo, ela venceu em quatro categorias: Álbum do Ano, Capa do Ano, Artista do Ano e MPB do Ano. Liniker também foi premiada no Prêmio Potências e no Women's Music Event Awards by Billboard 2024.
A tendência é que, com a chegada de 2025, CAJU celebre novas conquistas e chegue ao alcance de mais pessoas, visto que a cantora está apenas no começo da turnê de lançamento do álbum, que já tem datas confirmadas no Brasil e também na Europa. Confira a agenda a seguir:
Turnê de CAJU:
21 e 22 de janeiro - Porto Alegre/RS - Auditório Araújo Vianna (ingressos esgotados)
25 e 26 de janeiro - Belo Horizonte/MG - BeFly Hall (ingressos esgotados)
14 de fevereiro - Recife/PE - Sala da Justiça
29, 30 e 31 de março - Salvador/BA - Concha Acústica do Teatro Castro Alves (ingressos esgotados nas duas primeiras datas)
5 de abril - Brasília/DF - Arena Lounge BRB (ingressos esgotados)
12 de abril - Rio de Janeiro/RJ - Queremos! Festival
26 de abril - Vinhedo/SP - Festival Hopi Pride
1 de maio - Florianópolis/SC - ARVO Festival
17 de maio - Curitiba/PR - Festival Coolritiba
24 de maio - Belo Horizonte/MG - Festival Sarará
31 de maio - Cascais/Portugal - Coala Festival
4 de junho - Amsterdã/Holanda - Paradiso
6 de junho - Bruxelas/Bélgica - La Madeleine
9 de junho - Dublin/Irlanda - The National Stadium
11 de junho - Paris/França - La Cigale
13 de junho - Porto/Portugal - Primavera Sound
14 de junho - Londres/England - Electric Brixton
12 de julho - Cuiabá/MT - Festival Baguncinha
Junho de 2025 - Altinópolis/SP - Festival da Lua Cheia
Julho de 2025 - Vitória/ES - Festival TendaLab
5 de setembro - São Paulo/SP - Coala Festival
Novembro de 2025 - Petrópolis/RJ - Rock The Mountain
Programação também vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com a presença de Armandinho, Dodô e Osmar e terá a banda afro Ilê Aiyê com o show que celebra 50 anos de fundação
No domingo, dia 19 de janeiro, o Universo Spanta 2025, o mais diverso festival de música brasileira do país, terá uma programação celebrando um dos mais representativos gêneros musicais brasileiros: o axé music, que completa 40 anos. Para comemorar esse marco e os 75 anos do trio elétrico, os ícones do carnaval baiano Ivete Sangalo, Bell Marques e Daniela Mercury, e os respeitados Armandinho, Dodô e Osmar, prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. E, completando o line-up, o grupo É o Tchan, a primeira banda afro brasileira Ilê Aiyê e a dupla Rafa & Pipo.
A palavra axé tem sua origem no continente africano, mais especificamente nos territórios de língua yorubá, e que tem um valor e significado muito grande no Brasil, e principalmente na cultura e nos cultos de matriz africana. O axé music surgiu como gênero musical nos carnavais de Salvador na década de 80, misturando ritmos como o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, pop rock e influenciado pelos tambores, sons e ritmos das religiões de matriz africana como ifá, candomblé e umbanda, bem como outros sons afro-brasileiros que contribuíram com sua percussão. O movimento artístico e cultural que completa 40 anos de existência saiu da Bahia e marcou sua identidade em todo o Brasil, com as micaretas que cruzam o país de norte a sul, e com grandes artistas que cruzaram fronteiras levando a música da periferia baiana para os palcos dos EUA e Europa.
“A Bahia é cultura e ancestralidade. É uma honra reverenciar esse lugar, por isso estamos trazendo artistas baianos que mexem com o coração do público do Universo Spanta. Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Bell Marques são nomes entre tantos artistas que levaram o axé music para todo o Brasil e para o mundo. Armandinho, Dodô e Osmar representam a tradição, e a banda É o Tchan traz a irreverência tão presente no carnaval da Bahia. E ter o Ilê Aiyê, a primeira banda afro do Brasil na programação do Festival, só confirma nosso compromisso em valorizar a música brasileira em toda sua essência”, conta Max Viana, diretor artístico do Universo Spanta".
A grande “rainha do axé” Daniela Mercury, com mais de 40 anos de carreira e canções, vai levar para o Palco Guanabara um show vibrante com sucessos como “O Canto da Cidade”, “Rapunzel” e “Maimbe Danda”, e o seu corpo de balé que não deixam ninguém parado. Também no Palco Guanabara, estará Ivete Sangalo, a “mainha”, e um repertório com os recentes sucessos “Macetando”e “Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha”, o mais novo single “Energia de Gostosa”, além de músicas que não podem faltar em suas apresentações como “Poeira”, “Sorte Grande” e “Arerê”. E, completando a programação, um dos pioneiros no carnaval de Salvador, Bell Marques traz para o Universo Spanta a vibração que há décadas arrasta multidões, com hits como “Amor Perfeito” e “Voa, Voa”.
A festa baiana também acontece no Palco Lapa, com Armandinho, Dodô e Osmar, a banda mais longeva do carnaval de Salvador, todos filhos do saudoso Osmar, que junto com o velho Dodô criaram esse fenômeno chamado trio elétrico que completa 75 anos de existência. Beto Jamaica e Compadre Washington trazem o novo som do É o Tchan, “Jogadinha”, que promete ser o sucesso do verão 2025, além de sucessos como “Na Boquinha da Garrafa” e “Segure o Tchan”.
Direto do Curuzu para a Marina da Glória, o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê traz seu canto de resistência e comemora 50 anos de fundação. E, completando o line-up, a nova geração do axé music será representada pela dupla Rafa & Pipo Marques, filhos de Bell Marques, que seguem os passos do pai, com os hits “Se Você Fosse um Peixinho”, “Adeus Cabaré” e “Escorpiana”.
Além disso, um exposição fotográfica com imagens raras, do acervo do Jornal A Tarde, será montada no pavilhão do festival, e vai permitir ao público do Universo Spanta uma experiência visual que contará a história dessas duas invenções genuinamente brasileiras.
Serviço
Universo Spanta 2025
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)
Ingressos disponíveis na Zig Tickets.
Programação
Segunda - 6 janeiro
Bloco Spanta - Encontros Casuais - com Mosquito e Inácio Rios - Arlindinho - Participação especial - Marquinho Sathan + convidados
Sexta - 10 janeiro
Palco Guanabara - Jão - Luísa Sonza
Palco Lapa - Alan Rosa - Jovem Dionísio - Priscilla
Sábado - 11 janeiro
Palco Guanabara - Gloria Groove - Jorge e Mateus - Pedro Sampaio
Palco Lapa - Àttøøxxá - Jorge Aragão - Roda de Funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda
Cortejo - Portela e Salgueiro
Domingo - 12 Janeiro
Palco Lapa - Almério e Martins - Lucy Alves - Zé Ramalho + filhos - Natascha Falcã0
Cortejo - Rio Maracatu - Noites do Norte
Segunda - 13 de janeiro
Délcio Luiz - Arlindinho- Mauro Diniz- + convidados
Sexta 17 de janeiro
Palco Guanabara - BK’ - Filipe Ret
Palco Lapa - Budah - Duquesa - MC Maneirinho
Sábado - 18 de janeiro
Palco Guanabara - Belo - Ludmilla - Simone Mendes
Palco Lapa - Os Garotin - Kevin O Chris - Tatau
Cortejo - Mangueira e Beija-Flor
Domingo - 19 de janeiro
Palco Guanabara - Bell Marques - Ivete Sangalo - Daniela Mercury
Palco Lapa - Armandinho, Dodô e Osmar - Rafa & Pipo Marques - É o Tchan - Ilê Aiyê
Segunda - 20 de janeiro
Grupo Arruda - Arlindinho - Moyseis Marques - + convidados
Para mais informações:
Ana Paula Nunes - anapaula.nunes@atomicalab.com.
Claudia Rodrigues - claudia.rodrigues@atomicalab.
Redes Sociais Universo Spanta: Instagram Facebook Tik Tok Twitter Youtube
#UniversoSpanta #FestivalSpanta #MúsicaBrasileira #MPB #Festival #Musica #SpantaNenem
Sobre o Universo Spanta
O Universo Spanta 2025, o maior festival de música brasileira do país, está confirmado com mais uma edição no verão carioca. Serão encontros e celebrações na Marina da Glória tendo como cenário a Baía de Guanabara. O evento, como já é tradição, traz uma programação que irá reunir grande variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também não vão faltar.
Brincar: confira a importância das atividades lúdicas na vida adulta
postado por Diogo Branco
Psicólogo da Hápvida NotreDame Intermédica destaca os benefícios das brincadeiras e jogos para a saúde mental e desenvolvimento pessoal dos adultos
A rotina agitada e as responsabilidades da vida adulta, frequentemente, deixam pouco espaço para momentos de lazer e diversão. Contudo, especialistas alertam que brincar não é apenas coisa de criança. O psicólogo da Hapvida NotreDame Intermédica, George Barbosa, destaca a importância de brincadeiras e jogos na vida adulta, ressaltando os inúmeros benefícios que essa prática pode trazer para a saúde mental e o desenvolvimento pessoal.
Embora muitos adultos abandonem as brincadeiras à medida que amadurecem, as atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro, são fundamentais para fortalecer laços sociais, melhorar a memória, estimular a imaginação e aprimorar o raciocínio lógico. "Brincar ativa áreas específicas do cérebro, contribuindo para uma mente mais saudável e ágil", afirma Barbosa.
Prevenção de doenças
A prática de jogos é especialmente benéfica para os idosos, atuando como uma ferramenta poderosa na prevenção de doenças neurodegenerativas, como a demência e o Alzheimer. "Manter o cérebro em constante atividade, por meio de brincadeiras, pode promover uma excitação cerebral saudável, sendo essencial para a qualidade de vida na terceira idade", complementa o psicólogo.
No ambiente corporativo, a tendência da "gamificação" vem ganhando espaço, com empresas utilizando jogos para treinamento e desenvolvimento de habilidades. Segundo Barbosa, aprender brincando torna o processo mais eficaz, pois o cérebro absorve informações com maior facilidade, quando estimulado pelo riso, pela competição saudável e pela interação com os colegas.
Cérebro ativo
A mensagem do especialista é clara: brincar na vida adulta é mais do que uma atividade de lazer, é um caminho para manter o cérebro ativo, melhorar a saúde mental e desenvolver habilidades que impactam positivamente tanto a vida pessoal quanto a profissional.
A Hapvida NotreDame Intermédica reforça a importância de incorporar momentos lúdicos na rotina dos adultos, independentemente da idade. Afinal, brincar é um poderoso aliado da saúde e do bem-estar.