Entre os dias 06 e 09 de junho o grupo apresenta espetáculos teatrais e realiza atividades de formação e criação em artes cênicas

O Sesc Ribeirão recebe entre os dias 06 e 09 de junho a Ocupação Barracão, com apresentações de espetáculos e realização de oficinas que comemoram os 20 anos de atuação na área de criação, formação e pesquisa teatral do Barracão Teatro, grupo originado no distrito de Barão Geraldo, polo cultural da cidade de Campinas (SP).
Para celebrar as duas décadas dedicadas às artes cênicas, o Barracão Teatro decidiu pegar a estrada e viajar pelo interior de São Paulo, levando na bagagem espetáculos do seu repertório e oficinas formativas.

A comemoração, realizada em parceria com o Sesc, chega a Ribeirão Preto a partir do dia 06 de junho com a peça “Zabobrim, o rei vagabundo”, espetáculo de máscaras que junta a commedia dell’arte e o palhaço na dramaturgia cômica do circo teatro.

Nos dias 07 e 08 de junho será apresentado o espetáculo “Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho”, criado a partir dos princípios que regem a máscara teatral, mas que se apresenta sem a máscara sobre o rosto.

No dia 09 de junho, encerrando as atividades da ocupação, será a vez de “O Circo do Só Eu”, solo do palhaço Zabobrim, criado na Argentina.

Além das apresentações teatrais, Esio Magalhães e Tiche Vianna, do Barracão Teatro, ministrarão a oficina “A atuação e a Cena Através da Máscara” nos dias 06, 07 e 08.

O Barracão Teatro tem como base de sua pesquisa a linguagem das máscaras, a commedia dell’arte, o palhaço e artistas da cena como veículo da expressão teatral.  O grupo tornou-se uma referência no trabalho de máscaras no Brasil e exterior devido à especificidade do seu modo de utilizar máscaras tradicionais do teatro popular e do circo, criando espetáculos com humor e reflexão sobre a realidade, indo do cômico ao tragicômico.
A pedagogia da máscara desenvolvida pelo Barracão Teatro chegou às telas da TV. O grupo trabalhou na preparação de artistas para a atuação diante das câmeras em minisséries como “Hoje é Dia de Maria”, “Dois Irmãos”, entre outras e nas novelas “Meu Pedacinho de Chão” e “Velho Chico”, exibidas pela Rede Globo entre 2005 e 2016. Atualmente Tiche Vianna prepara elencos para dois filmes do diretor e cineasta Luiz Fernando Carvalho.
Ao longo de sua trajetória, o grupo foi indicado três vezes ao Prêmio Shell. Duas vezes pela atuação de Esio Magalhães em “A Julieta e o Romeu” e “Encruzilhados entre a Barbárie e o Sonho”. Também foi indicado à categoria especial pela pesquisa e criação de Diário Baldio.

OCUPAÇÃO BARRACÃO

espetáculo
Zabobrim, O Rei Vagabundo
Na peça, Zabobrim, o palhaço vagabundo remexe o lixo e encontra uma lâmpada mágica. Um gênio lhe concede três pedidos e ele pede para se tornar rei. Seu desejo é realizado e Zabobrim retorna ao passado, quando o fim da monarquia se anuncia e os reis estão perdendo suas cabeças. Neste espetáculo, o Barracão Teatro retomou os princípios do Circo Teatro e da Commedia dell’Arte para criar um espetáculo onde um palhaço, figura central na linguagem circense, se relaciona com os tipos representados pelas máscaras da Commedia.
Dia 6, quarta, às 20h30.
Teatro Municipal. 500 lugares. 12 anos.
R$ 17,00 (inteira)
R$ 8,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante)
R$ 5,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes – credencial plena)
Apoio: Secretaria Municipal da
Cultura / Teatro Municipal

Encruzilhados
Na tenda dos mistérios, você chegará a uma conclusão. Ou várias. Ali a Professora Da Luz, Talesian e Maicon realizam seus trabalhos de elevação do pensamento. Uma moça, completamente desmemoriada, se torna o centro das atenções dos presentes e, aos poucos, vamos conhecendo os motivos que a levaram até lá. Tudo é mistério nesta tenda e as surpresas nos trazem a questão: escolhemos, de fato, os nossos caminhos?
Dias 7 e 8, quinta e sexta, às 20h.
Galpão. 50 lugares por sessão. 12 anos.
R$ 17,00 (inteira)

Circo do Só Eu
O majestoso Circo do Sol, com todas as suas atrações fenomenais, aceitou prazerosamente o convite para se apresentar nesta cidade até que recebe outra proposta muito mais lucrativa e decide cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo. Zabobrim, o palhaço, vem até vocês para tentar apresentar sozinho o grande espetáculo com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música e muito mais!
Dia 9, sábado, às 16h.
Convivência. Grátis. Livre. Acesso Livre.

A Atuação e a Cena através da Máscara
Com Ésio Magalhães e Tiche Viana
Trabalhar a atriz/ator através da máscara é uma prerrogativa para a expressão cênica do corpo. Quando este corpo se torna veículo das relações, pensamento e palavra se expressam através da ação e reação físicas. Neste estudo, nosso objetivo é fazer com que a cena seja o resultado de acontecimentos provocados pelas relações entre corpos expressivos.
Dias 6, 7 e 8, quarta, quinta e sexta, das 9h às 13h.
Auditório. 20 vagas. Grátis. 16 anos. Inscrições pelo e-mail matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento (na mensagem deverá constar nome completo, RG, telefone e título da atividade.