08 nov/14

Claude Monet - Vida e obra

postado por Diogo Branco

Claude Monet nasceu em Paris, embora sua família tenha se mudado para Le Hevre quando ele tinha apenas 5 anos. Foi uma mudança que teve um forte impacto em sua obra futura, já que Monet passou a infância explorando o litoral e o interior da Normandia, onde observava as rápidas transformações da luz sobre o mar e a terra, de acordo com o clima.

Em 1872 Monet pintou Impressão, nascer do sol, uma paisagem do Havre. O quadro deu origem ao nome usado para definir o movimento impressionista. A obra foi tratada com escárnio pelos críticos por causa de sua aparência inacabada.

Monet nunca perdia um tema e estava sempre em busca de pessoas e lugares que conhecia bem. Suas duas esposas serviram de modelo e o artista também se inspirou nos jardins e construções de Paris, no litoral e interior da Normandia e em seu querido jardim de Giverny. Este lugar idílico se tornou um atrativo para os amigos de Monet, por oferecer uma pausa tranquila na correria e alvoroço de Paris. Monet propagou a prática da Escola Barbizon de pintura do início do século XIX, observando o tema retratado diretamente. Os artistas da Escola Barbizon, contudo, pintavam apenas esboços preliminares ao ar livre, ao passo que Monet trabalhava predominantemente fora do estúdio, mesmo em suas telas maiores.

Monet ficou conhecido por um período como ''pintor de Nenúfares", se baseando no lago e na ponte japonesa da sua própria casa.

Em 1926, Monet foi acometido por catarata, e com isso perdeu a vontade de viver e de pintar. Houve um período de depressão, e morreu neste mesmo ano.

Papoulas, 1873