02 mar/17

Grupo se reúne no dia 4 de março (sábado), às 16h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, para ler e comentar o livro “O Senhor das Moscas”, de William Golding

No próximo dia 4 de março, às 16h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, acontece mais um encontro do Clube de Leitura, atividade que faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Dessa vez, o grupo se reúne para ler e comentar o livro “O Senhor das Moscas”, de William Golding. A atividade é gratuita e aberta ao público. Para participar basta confirmar a presença através do telefone (16) 3911-1050 ou pelo e-mail
contato@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Criado com o objetivo de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos literários, o Clube de Leitura é um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Recentemente, o grupo ganhou um novo perfil através da curadoria da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciências da Informação pela Unesp.

Destaque do próximo encontro, o livro “O Senhor das Moscas”, traz uma história que se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando um avião cai em uma ilha deserta e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. “É sem dúvida um dos romances essenciais da literatura mundial”, afirma Gabriela. O livro é vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Este é um grande sucesso e leitura obrigatória em muitas escolas. E também foi adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook, e novamente em 1990.

O Clube de Leitura é aberto à população e tem entrada gratuita. A sede da Fundação do Livro e Leitura fica na Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, Jardim América, em Ribeirão Preto (SP).

Sobre a Fundação
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implementar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura.