21 abr/15

Começa a festa da escrita de Ruth Rocha

postado por Diogo Branco

Em 2017 Ruth Rocha irá comemorar 50 anos de escrita, mas os festejos irão começar no próximo dia 29, no Itaú Cultural, com a inauguração do projeto 50 anos de Ruth Rocha. Como já se antecipou o Farofa, trata-se de uma série de ações culturais em homenagem a uma das maiores autoras da literatura infantil do Brasil. Jô Santana, ator e idealizador da ação, se utilizou de sucessos literários de Ruth para montar três peças teatrais, um documentário (em fase de produção) dirigido por Evaldo Mocarzel, e uma grande exposição que terá cenografia de J.C. Serroni.



No encontro do dia 29, a atriz
Regina Duarte vai ler um texto em homenagem à escritora e ocorrerá a leitura da peça O Reizinho Mandão, um dos maiores sucessos literários de Ruth, que já tem mais de 130 livros escritos - todos valorizando a criança como um ser inteligente e dotado de senso crítico. Aos 84 anos, Ruth Rocha pode se orgulhar por ter feito tantas crianças sonharem e questionarem sobre seu papel em sociedade.
Em uma entrevista recente ao Estadão, Ruth abre seu sorriso generoso ao balançar em sua cadeira de balanço e afirma:
"Os jovens de hoje tem capacidade de ler. Quem não lê, é porque não quer."



SERVIÇO:
"Ruth Rocha 50 anos"

Peças:

1 - "Reizinho Mandão" 
Estrelado por Luciana Vendramini, Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Joana Mocarzel, Jô Santana, Tiago Leal, Rico Malta, Ricardo Gamba e Sonia Ferreira. Música de Aluísio e direção de Roberto Lage. Estreia em agosto de 2015, no Theatro Net.

2- "Dois Idiotas Sentados Cada Qual em Seu Barril"
Estrelado por Paulo de Pontes e Guiliano Caratori. Música de Fernando Esteves e direção de Stella Tobar

3- "Romeu e Julieta" 
O elenco ainda deve ser definido e a direção é de Rachel Ripani.

Documentário:

"Ruth Rocha" 
Direção de Evaldo Mocarzel, com depoimentos de Maurício de Souza, Maria Adelaide Amaral, Dib Carneiro Neto, entre outros. Estreia em 2016.

Exposição:

Cenografia de J.C. Serroni, estreia em 2017.









Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.