" Para quem mandou eu me esconder, eu me mostro nua.
Não tenho vergonha de amar."  


É com essas palavras que Daniela Mercury lança este mês seu novo trabalho. Com capa midiática inspirada em foto de John Lennon e Yoko Ono, o novo CD da baiana chegou às lojas este mês, com 15 faixas inéditas.




Ela sempre apoiou causas, levantou bandeiras e brigou pelos seus direitos. Daniela Mercury - considerada a eterna rainha do axé, pelo fato de ter conseguido nacionalizar um estilo musical até então muito regionalizado - hoje é conhecida também por ser uma artista ativista. Basta uma breve pesquisa para descobrir dezenas de manchetes relatando causas apoiadas pela cantora. 

Em seu novo CD, Vinil Virtual, ela não poderia deixar de lado sua luta pelo fim da homofobia. Uma das faixas,
Sem Argumento, é uma espécie de poema musicado dedicado à sua esposa Malu Verçosa. Além de abolir o preconceito, o novo trabalho também ergue a discussão sobre o feminismo. Trata-se de um álbum que expõe a visão de uma mulher que se posiciona com segurança diante de um mundo ainda repleto de costumes machistas.

É também um CD com riqueza ritmica. Há samba reggae na faixa
Antropofágicos são paulistanos, há funk carioca na faixa O riso de Deus, há samba na faixa To samba da vida (na qual a cantora faz um elo entre os vários estilos de samba numa única canção) e rock presente na faixa Minha mãe, minha pátria. Isso sem contar a presença inexorável do estilo que fez e faz da cantora um dos maiores nomes do cenário musical, o axe music.



É um CD bonito. A capa, que gerou polêmica apenas (felizmente)  pelo fato da cantora ter negado o uso do programa de correção de imagens "Photoshop", exibe uma foto ousada e ao mesmo tempo leve, inspirada na clássica foto de John Lennon com Yoo Ono (clique aqui para ver a foto). As músicas são bem produzidas pela gravadora Biscoito Fino (que, diga-se de passagem, não se nivela por baixo), e trazem a alegria costumeira da cantora, mesmo sendo um disco-manifesto. Vale a pena ter na prateleira.








Diogo Branco já trabalhou como músico profissional e hoje escreve sobre as novidades musicais aqui no Farofa.
De Tom Jobim à banda Aviões do Forró, tudo passará por aqui.
Quer divulgar sua banda aqui no site? Escreva para farofaculturalribeirao@gmail.com






Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.