24 jun/21

Floresthá lança "Teto Azul"

postado por Diogo Branco

 

Floresthá é artista ribeirão-pretana que mistura a música e a performance como ferramentas de expressão. Seu primeiro Ep. intitulado "HABITAT" está sendo lançado no decorrer de 2021 através de singles e videoclipes que dão vida a esta obra formatada desde 2018. Nele, cinco músicas revelarão através das letras e arranjos, uma pesquisa de texturas e camadas da música eletrônica brasileira que busquem potencializar a essência do "habitar", realçando as várias leituras que essa palavra possa sugerir, dentre elas o seu significado metafórico de pertencimento, lar e segurança para ser quem se é.

 

 

Seu primeiro single: "O Que Não Cabe" estreou com videoclipe em abril e conta com uma atuação digna de estreia, com matérias por todo o país e exterior. Agora em junho Floresthá lançará a segunda faixa do EP. chamada "Teto Azul". Vale destacar que essa obra - uma das mais recentes da compositora - foi composta por Floresthá já durante a pandemia. Sua composição aconteceu de forma inusitada: a artista propôs criar uma música mostrando o processo nas redes sociais e abrindo para que seus ouvintes contribuíssem criativamente, inspirando através de frases, ideias e elementos.

 

A temática que fala da capacidade humana em regenerar-se, veio da própria compositora que buscou
investigar através da produção eletrônica, uma atmosfera forte e ao mesmo tempo leve, como um resgate positivo meio ao caos instalado pela covid 19 e pela crise financeira e política no país.

 

A produtora busca unir em seu trabalho, gêneros da música eletrônica como o pop, indie-eletrônico e brazilian trip hop com pitadas de uma dramaturgia sonora a fim da convergência de linguagens artísticas - e assim, aproximar seu público de uma experiência sonora e visual. O contraponto trazido pela densidade das letras, pelos samples e pelas timbragens sintetizadas, investiga simbologias que representem o paradoxo do natural e do tecnológico, da humanidade e das máquinas, do selvagem e do urbano, do sagrado e do profano.

 

 

SOBRE A ARTISTA

Floresthá é uma artista independente, nascida e residente em Ribeirão Preto - SP, que atua como produtora cultural há mais de 10 anos, trabalhando diretamente com criações artísticas e formação no âmbito da música, teatro e circo. Graduada em Artes Cênicas e técnica em Música, viu na paixão em diversas linguagens uma oportunidade de potencializar suas produções. Cria e produz trilhas-sonoras para espetáculos cênicos, audiovisuais e em alguns projetos realiza essa execucão ao vivo. Durante boa parte de sua carreira dedicou seus conhecimentos musicais para o teatro. Em 2017 lançou-se a participar de projetos musicais em bares, feiras, festivais e, neste período, também começou a trabalhar em suas composições particulares rascunhadas desde 2009. No decorrer dos próximos anos, encorajada por coletivos que promovem a música autoral e a visibilidade da mulher no meio musical (entre eles destaca-se o "Sonora - Festival Internacional de compositoras"), a artista pôde passar por um período intenso de experimentações e estudos na área da produção musical eletrônica que possibilitaram a busca de uma identidade e, assim, impulsionar o planejamento do tão sonhado EP "HABITAT"