Os eventos, que serão transmitidos pelo canal da instituição no Youtube, acontecem na quinta-feira (17/12) e na sexta-feira (18/12), a partir das 15 horas, abordando diferentes momentos da história da música de maneira lúdica e descontraída

A Instituição Aparecido Savegnago promove uma série de palestras de apreciação musical para inserir o público no universo dos grandes concertos. A atividade, que terá transmissão pelo canal da instituição no Youtube, apresenta diferentes momentos da história da música de maneira lúdica e descontraída.

De acordo com Lucas Galon, diretor artístico da Instituição Aparecido Savegnago e responsável pelo roteiro e apresentação das palestras, a proposta é possibilitar a participação de quem faz estudos na área musical e de quem não possui o conhecimento técnico, mas admira esse universo.

"As palestras são direcionadas para pais e filhos porque têm conteúdo sobre músicas específicas, que ajudam as pessoas a entenderem a música de concerto. São importantes para quem faz aula, mas podem ser acompanhadas por todos interessados, já que são feitas de forma lúdica, descontraída e sem linguagem técnica", afirma Galon.

A primeira apresentação, que aconteceu no dia 10 de dezembro, abordou os aspectos da "5ª Sinfonia", de Ludwig van Beethoven, contemplando o período clássico dos concertos. Na quinta-feira (17/12), o conteúdo será sobre "O trenzinho do caipira", de Heitor Villa-Lobos, que faz parte do período "moderno", e na sexta-feira (18/12), a palestra será baseada na obra "O carnaval dos animais", de Camille Saint-Saens, que é uma referência do período do "romantismo".

"Os temas foram escolhidos de vários momentos da música. Tivemos o clássico de Beethoven e agora teremos o romantismo de Saint-Saens, que é voltado para o universo das crianças, e uma composição do século XX, da modernidade, de Villa-Lobos, que é brasileiro e indicado para um público infanto-juvenil. Contemplamos essas três fases porque são de forma lúdica e de fácil compreensão, abrangendo público e idade de maneira geral", afirma Galon.

Instituição Aparecido Savegnago

A Instituição Aparecido Savegnago atende cerca 160 alunos, entre crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses, que participam de cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, teoria da música, canto coral, teatro, dança (balé e jazz), ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.

Em 2020, a Instituição Aparecido Savegnago está realizando o Projeto Beija-Flor - ano 3, que foi aprovado por meio do mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e que também conta com o patrocínio da Rede Savegnago de Supermercados e da empresa Triex.

Palestra de apreciação musical

Dia: quinta-feira (17/12), a partir das 15 horas

Tema: "O trenzinho do caipira" - Villa-Lobos

Dia: sexta-feira (18/12), a partir das 15 horas