15 dez/20

A Academia Livre de Música e Artes - Alma lança, no dia 15 de dezembro, às 16h, o documentário: Núcleo de Teatro da Alma, com transmissão gratuita pelo canal do Youtube da academia. O filme é uma coletânea das atividades realizadas no projeto neste período de aulas à distância, integrando depoimentos dos alunos, apresentações especiais e recortes das vivências coletivas.

A proposta da apresentação neste formato faz parte do planejamento de aulas on-line, em cumprimento às normas sanitárias contra a disseminação do novo coronavírus. Desde a segunda quinzena do mês de março, às atividades que seriam presenciais, agora focam o acesso de forma democratizada para o conteúdo chegar sem prejuízo pedagógico aos alunos e também ao público da academia.

“Este ano, o Núcleo de teatro da Alma iniciou as atividades com a possibilidade de vários projetos, entre eles, um trabalho voltado para a poesia. Iniciamos com uma sequência de aulas on-line, com estudos teóricos, com base em autores da área teatral, como Constantin Stanislavski, e entre todas as ações que conseguimos realizar, finalizamos com este documentário, que reúne um trabalho corporal intenso complementado com a linguagem da palavra”, explica José Maurício Cagno, diretor cênico do núcleo.

Atualmente, são 16 alunos regularmente matriculados no curso de teatro da Academia Livre de Música e Artes, as aulas são coletivas, voltadas para a produção de espetáculos musicais, minióperas e óperas com foco na atuação cênica dos alunos. O processo de aprendizagem e criação parte da experiência imagética, sensível e corporal de cada aluno, por meio da vivência com os elementos da natureza (terra, água, fogo, ar e luz) e também com o sagrado - entendido como algo que constitui o ser humano em sua plenitude.

Segundo Joubert Oliveira, professor de teatro da Alma, a proposta de mostrar o trabalho dos alunos a partir deste formato de documentário, tem como objetivo principal registrar a técnica desenvolvida nas aulas, os depoimentos autorais dos alunos, os vídeos que foram produzidos e ainda abordar de forma institucional o processo histórico do núcleo de teatro da Alma. “Não podemos deixar de mencionar a metodologia de produção teatral à distância, porque a partir desse registro, teremos arquivado esse desenvolvimento e ainda teremos a oportunidade de utilizá-lo como material pedagógico”, conclui Joubert.

O documentário reúne também as cenas antecipadamente gravadas para a participação no evento “20 horas de Literatura”, realização da Fundação Feira do Livro e Leitura, apresentado em um formato totalmente digital, entre os dias 14 e 18 de setembro deste ano. O envolvimento dos atores neste processo foi primordial para que o resultado final fosse alcançado com mérito. Todas as cenas foram gravadas em estúdio, com medidas de higienização rigorosas, utilização de máscaras de proteção e planejamento cronometrado para evitar aglomeração de pessoas no local dos ensaios.

Julia Jacob Alonso, integra o quadro de atores do núcleo de teatro da academia há 3 anos: “O documentário demonstra que não podemos ver as mudanças do teatro atual com o público à distância com um olhar melancólico e triste, mas sim com olhar de esperança”.  Para Julia, as aulas na academia sempre foram focadas em um crescimento possível, e agora, mesmo com a presença das câmeras, a expressividade teatral consegue atingir as pessoas.

De acordo com Jonatan Bernardino Manieri, também aluno de teatro da Alma, os ensaios à distância são desafiadores: “Nós enviamos os vídeos para os professores e mesmo longe, recebemos as orientações adequadas ao trabalho do ator. É gratificante encerrar o ano com esse arquivo especial que deve mostrar que mesmo diante de um momento de pandemia, as memórias irão permanecer, dentro dos nossos corações e acima de tudo, enraizadas em nossa Alma.”

A Alma é uma associação privada sem fins lucrativos, que trabalha com o aperfeiçoamento de jovens talentos, principalmente na música, cumprindo seu propósito de oferecer excelência artística a alunos de Ribeirão Preto e região. Seus cursos são gratuitos e contam com o apoio de empresas que utilizam leis de incentivo para patrocinarem os projetos.

Em 2020, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Usina Alta Mogiana S/A. Açúcar e Alcool, Ambient, Samar, Foz de Jeceba Engenharia Ambiental, Tracan, Suprir, Basequimica, Grupo São Francisco, Santa Helena Alimentos, Interunion e Luiz Tonin Atacadista e Supermercados. Além disso, a Alma conta com patrocínios da GasBrasiliano, Tereos, Usina Vertente e RibeirãoShopping.

Serviço:

Documentário: Núcleo de teatro da Alma