17 mar/14

Parabéns, Elis !

postado por Diogo Branco

No dia 17 de Março comemoramos o aniversário daquela que ainda é considerada por muitos como a maior cantora do Brasil.


Nascida em Porto Alegre, Elis Regina sempre demonstrou à sua família um extremo interesse em se destacar, em mostrar sua presença de alguma forma durante seu cotidiano, e aos onze começou a cantar no programa "No Clube do Guri", na rádio Farroupilha.


Na foto acima: Elis Regina com um ano de idade, ainda em Porto Alegre-RS


Seu talento foi apresentado ao Brasil através dos festivais de música na década de 60, e mais especificamente com a música "Arrastão" de Vinicius de Moraes e Edu Lobo. Através dessa música, ganhou visibilidade e respaldo imediato do público.
Em 1964, assinou contrato com a TV Rio para apresentar o programa "Noite de Gala". Mudou-se em Março de daquele ano de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, onde viveu durante uma década e participou de dezenas de programas de televisão, eternizou elos e parcerias musicais, e mostrou seu talento ao Brasil inteiro.


Elis,  em seu apartamento, impressionada com a praia de Copacabana- RJ



Em 1965, Elis se casa com Ronaldo Bôscoli. Os dois se conheceram na TV Rio.


Elis, a eterna "Pimentinha", soube ser repórter do seu tempo de uma forma criativa e corajosa (no mínimo). Buscava a perfeição no que fazia, não nivelava por baixo, não se contentava com pouco. Sua interpretação irretocável nascia do bom entendimento das letras, e ela se comprometia com isso.Sua noção de divisão, onde e como colocar notas curtas, onde sustentar uma nota, era sempre pensando na história que estava cantando. Basta pesquisar pelos seus vídeos no Youtube para entender o que estou falando: A cada vídeo e a cada música, nos deparamos com um show diferente (na amplitude da palavra "show"), uma interpretação diferente, uma artista que se reinventa com uma facilidade muito peculiar.
Eu, que escuto sua voz como uma bronca quando me diz "Ainda somos os mesmos..." décadas depois dessa música ter sido gravada, não poderia deixar de homenageá-la aqui no Farofa.

Parabéns, Elis !!!















Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.