Terceiro maior teatro de ópera do Brasil, o Theatro Pedro II anoitecerá hoje refletindo a iluminação roxa alusiva à campanha Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase

25 de janeiro é o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase. A manifestação de voluntários e entidades médicas brasileiras, que estão realizando ações em todo o país, não é sem motivo: o Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase – atrás da Índia – e ainda concentra cerca de 90% dos casos das Américas.
Em 2016, o Ministério da Saúde convencionou o laço roxo e o mês de janeiro para ações educativas sobre a doença. Para alertar a população, a fachada do maior patrimônio histórico de Ribeirão Preto (SP), o Theatro Pedro II, passará a noite iluminada com a cor roxa. O local, que já recebeu nomes como Mikhail Baryshnikov, foi o monumento escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) para simbolizar a luta contra a doença.
A SBH é a entidade que certifica os médicos hansenologistas no Brasil, foi fundada em 1948 e realiza treinamentos para profissionais de saúde (médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e outros) em todo o país, pois a doença é de difícil diagnóstico – os exames médicos identificam apenas 50% dos casos.
“Além disso, há a ideia – tanto por parte da população, quanto por parte de profissionais de saúde e educadores – de que a hanseníase não existe mais em nossa sociedade, por isso, a doença se alastra e os doentes, em muitos casos, não procuram atendimento médico sendo diagnosticados quando já apresentam sequelas irreversíveis”, explica o presidente da SBH, Marco Andrey Cipriani Frade.

Todos Contra a Hanseníase
A SBH lançou há alguns meses a campanha Todos Contra a Hanseníase, que conta com cartilhas educativas para crianças, folder para empresas e tem uma página com informações para o público na rede social Facebook (
facebook.com/todoscontraahanseniase), além de um mascote, apelidado de Profi, que participa de ações educativas na comunidade. A campanha vem sendo divulgada por empresas (para seus colaboradores), universidades, escolas e outras instituições, como a Polícia Militar de Ribeirão Preto, que já iniciou a distribuição de cartilhas para os policiais da região. A entidade convida educadores, religiosos, clubes de serviços, empresários, estudantes e formadores de opinião a compartilharem a postagens da rede social.

Hanseníase
Hanseníase é transmitida por um bacilo e tem cura. O tratamento é gratuito em todo o Brasil e dura de 6 meses (para casos de pacientes com poucos bacilos) a 1 ano (pacientes com muitos bacilos). A doença se manifesta com manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele com perda ou diminuição de sensibilidade ou força para segurar objetos, por exemplo. É a doença infecciosa que mais cega. O tratamento cura totalmente, mas não reverte as sequelas.