04 out/15

Sandro Botticelli

postado por Diogo Branco



As pinturas de Botticelli são eternas: o uso intenso de simbolos confere mistério tanto a elas quanto ao seu criador. Se o jovem Alessandro não tivesse convencido o pai a interromper seu aprendizado como ourives, o mundo seria privado de um dos maiores pintores da Florença renascentista. Felizmente, o menino conhecido como Botticelli, que significa "barrilzinho", tornou-se aprendiz do mestre da Alta Renascença Fra Filippo Lippi, que pôs seu pupilo no caminho da grandiosidade.


Acima, O Nascimento de Venus, uma das pinturas mais conhecidas do mundo.



O estilo do próprio Lippi é evidente em boa parte dos primeiros trabalhos de Botticelli, que adquiriu o gosto do mestre pela decoração extravagante e por um forte senso de forma. Quando Fra Lippi se mudou para Spoleto, Boticceli começou a trabalhar com os pintores e escultores Antonio Pollaiolo e Andrea del Verrocchio. Estes dois artistas preferiram retratar figuras bem definidas, com ênfase no naturalismo. Botticelli admirou e copiou a abordagem escultural deles.

Em 1470 ele já era um pintor independente em Florença, com seu próprio ateliê e sua primeira encomenda: Alegoria da fidelidade (1470). Seu talento logo atraiu a atenção da poderosa família Medici que, encantada com os trabalhos históricos seculares, o tratamento dado aos temas míticos e religiosos e sua habilidade como retratista, encheu-o de encomendas. E eles não foram os únicos. Em 1481, o Papa Sisto IV chamou-o a Roma para criar afrescos para as paredes da Capela Sistina. Botticelli estudou os estilos artísticos florentinos, a pintura dos altares, afrescos e pinturas circulares de todos os tamanhos, criando composições harmônicas de paisagens fantásticas e figuras emotivas e cheias de vida.

O estilo e o comportamento de Botticelli se alteraram radicalmente na velhice, sob influência do padre dominicano Savonarola. Suas pinturas ficaram menores e os temas se tornaram apocalipticos e angustiados. Já no fim da vida, ele se dedicou à antiga ambição de ilustrar a Divina Comédia, de Dante Alighieri (1308-1321), mas a saúde precária interrompeu seu sonho.




Autorretrato de Sandro Botticelli.


Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.