26 out/14

Vida e obra de Salvador Dalí

postado por Diogo Branco

Exuberante, uma belíssima exposição do artista espanhol Salvador Dalí segue ativa em São Paulo até Janeiro de 2015.
Está ali uma oportunidade única de conhecer, de perto, a genialidade do pintor, que trilhou um excêntrico caminho no mundo das artes.
 *
Esse caminho excêntrico é dado pelo fato de que poucos artistas impactaram tanto o século XX quanto Salvador Dali, que, com sua obra imediatamente reconhecível, causou polêmica ao sugerir que o subconsciente humano servisse de inspiração. Para ter acesso às imagens do subconsciente, Dali induzia em si mesmo um estado alucinatório, método que chamou de "atividade paranoico-crítica".
*
Suas pinturas representavam um mundo onírico no qual objetos banais se trasmutam de maneira ilógica em meio a paisagens áridas e solares.
*
O embate entre o reconhecível e o indecifrável capturou a atenção do mundo das artes, sobretudo em obras como A persistência da memória (abaixo)

Dalí tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, ao mesmo tempo que incomodava os seus críticos, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico.

Salvador Dali teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura e fotografia. Também foi autor de poemas dentro da mesma linha surrealista.
Suas pinturas, porém, sempre se sobressaíram e se destacaram perante aos outros trabalhos artísticos do artista.

Cisnes refletindo elefantes
Cisnes refletindo elefantes (1937) é uma das obras mais importantes de Dali.

Nos últimos anos de sua vida, Dali sofreu forte depressão após a morte de sua esposa, tentou suicídio ao colocar fogo no seu próprio quarto e foi muitas vezes socorrido pelos seus amigos mais próximos. Morreu em 23 de Janeiro de 1989 de insufiência cardíaca.

SERVIÇO
A "Exposição Salvador Dali" está aberta em São Paulo desde o dia 18 de Outubro, no Instituto Tomie Ohtake, com um conjunto de obras formado por 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes do artista.
Horário de funcionamento: De 18/10 a 11/01, de terça a domingo, das 11 às 20h.
Instituto Tomie Ohtake Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Corópes 88), Pinheiros.
Mais informações pelo telefone 2245-1900

Fontes:
Website: www.biography.com
Livro "501 grandes artistas"