A exposição, que acontece de 3 a 27 de dezembro, reúne 11 mesas para inspirar os clientes na arte de receber com charme e elegância

 

 

Uma mostra de mesas decoradas para a festas de fim de ano pode ser apreciada, gratuitamente, no Centro Médico RibeirãoShopping, entre os dias 3 e 27 de dezembro. Com 11 mesas assinadas por arquitetos, decoradores e por empresas especializadas, a exposição promete inspirar os clientes com dicas de como montar uma mesa linda, charmosa e original para receber amigos e familiares no Natal e no Réveillon.  

 

São mesas repletas de cores, arranjos, castiçais, louças, taças, entre outros detalhes e adereços, que seguem a linha contemporânea. A proposta do evento é sugerir para o público opções de decorações para deixar a casa mais bonita nos almoços e jantares de fim de ano. 

 

Um dos destaques é a mesa interativa, que ficará no Café Du Chef. Os interessados poderão participar, gratuitamente, de uma demonstração com dicas de decoradores de como montar a mesa de fim de ano. As demonstrações acontecem nos dias 5, 10, 12, 17 e 19 de dezembro, às 17 horas.  

 

O evento tem a realização da Revista ARQ ART, em parceria com o RibeirãoShopping. A mostra é assinada pelos seguintes profissionais e empresas: Miriam Paterno, Carlos Damas, Aline Brigliadore, Ouse Decorações, Cleiton Guarani, Laerte Carneseca, Monica Paterniani, Flávia Salomão, Camicado, Trevisan e Café Du Chef. 

 

Serviço: 

Mostra de Mesas Decoradas 

Acesso gratuito 

Local: Centro Médico RibeirãoShopping 

Data: de 3 a 27 de dezembro de 2019 

Mais informações: www.ribeiraoshopping.com.br  

Reunindo todas as qualidades e o vigor da música genuinamente brasileira, no dia 06 de dezembro, sexta-feira, o Kauai Sports recebe a banda Caraivana, vinda diretamente do vilarejo de Caraíva, no sul da Bahia.

 


Formada por músicos donos de trajetórias particulares e de diversas regiões do país, a banda preparou um show especial para sua apresentação no Kauai, a primeira na cidade. No repertório a sofisticação do chôro, a simplicidade e o calor do samba de raiz, xotes, baiões e muito axé.

“A banda tem tudo a ver com o clima de Ribeirão e com a energia do Kauai. A apresentação do grupo marca o início da programação de verão do complexo esportivo, que reunirá ações e eventos especiais durante a estação”, conta França Bonfá, um dos sócios do Kauai Sports.

O show começa às 21h no restaurante do complexo, que abre a partir das 17h. A noite ainda conta com o som do Dj André Nestin tocando no intervalo e no final da apresentação da banda. A venda dos ingressos já está disponível no Kauai Sports e também nos pontos físicos: Team Nogueira, Lofty Academia, Studio Mormaii, Crossfit Burnfox, Crossfit Bonfim e Karol Matita Produções em Franca.

 

 Buscando impactar o público de diversas idades e classes sociais que frequenta o evento há 20 anos, foi desenvolvida a marca da FIL, que é considerada uma das sete maiores da América Latina

 

 

 

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou nesta segunda-feira (2/12) a nova identidade visual da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), em evento realizado para convidados, imprensa, autoridades, escritores e pessoas ligadas à cultura da cidade, com a presença dos membros da diretoria e equipe profissional da instituição. A solenidade aconteceu no Vinatrois, que fica na Rua Floriano Peixoto, 1891, no Alto da Boa Vista.

 

A nova marca sinaliza a virada da Feira Nacional do Livro para sua versão internacional, a partir de 2020, quando o evento completa 20 anos e traz o tema “20 anos depois. E agora?”. A edição de 2020 acontece de 30 de maio a 7 de junho.

 

O projeto de rebranding faz parte de uma estratégia de reposicionamento da Feira, que hoje é uma das sete maiores da América Latina e, apesar de já estar consolidada como um dos principais eventos culturais do Brasil, parte para um novo momento em busca de se consolidar como um robusto canal de fomento à formação e capacitação de leitores, bem como à valorização da literatura, do livro e de escritores no contexto internacional. Para representar essa ousada meta, a marca foi reprogramada para impactar o público do evento e anunciar um novo ciclo com propósitos e ressignificados. A criação é da jornalista e designer gráfica, Thais Navarro.

 

 

A nova identidade valoriza todo o contexto de contemporaneidade que caracteriza o universo cultural atual, bem como carrega traços dos valores da instituição realizadora da Feira do Livro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que tem como diretrizes de engajamento e atuação os pilares da educação e cultura, baseados na relação com leitores e na democratização do acesso da população ao livro.

 

Por conta deste direcionamento presente no briefing da Fundação para a designer contratada, os símbolos principais escolhidos para estilizar a logomarca foram o livro e o próprio leitor num movimento de interação contínua. Outra preocupação da Fundação foi criar uma sigla forte para o evento (FIL), de forma a torná-lo ainda mais conhecido e traduzir a solidez que alcançou, em todo território nacional e no cenário internacional.

 

A curadora da Feira Internacional do Livro e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Adriana Silva, ressalta que ao longo da história da instituição, e da própria Feira do Livro, é possível perceber ciclos, que se formaram, segundo ela, positivamente no campo do aprendizado. “Durante um tempo tivemos uma Feira com um tamanho modesto. Depois um redimensionamento, extrapolando todas as suas possibilidades, inclusive indo além do centro de Ribeirão Preto. Em seguida, uma nova fase, recuando no aspecto quantitativo, mas qualificando o literário. E agora, deixando de ser nacional para se posicionar como internacional”, explica.

 

Elaine Assolini

 

Carlos Roberto Ferriani

 

 

Nelson Jacintho

 

Adriana Silva ainda revela que a nova logo é um sonho antigo da instituição. “Visitávamos outras feiras e percebíamos que algumas tinham a logo com apenas três palavras e buscamos trazer uma nomenclatura semelhante para a nossa Feira”, explica. A curadora ainda comenta que trazer uma nova forma de comunicação de um projeto literário, como a Feira do Livro, é algo para ser divertido, buscar pertencimento, criar uma identidade rápida. “A proposta é deixar de indagar ‘Você vai na Feira?’, para: ‘Você vai na FIL?’, ‘A FIL está começando!’. Era a logo que procurávamos”, enfatiza.

 

 

 

 

Para a presidente da Fundação do Livro e Leitura, Dulce Neves, esse é mais um registro histórico de evolução da Feira do Livro e da própria Fundação. “A Feira acaba de tornar-se um dos maiores encontros literários com abrangência internacional. Atualmente, já conseguimos trazer nomes da literatura mundial, como neste ano, o autor educação homenageado, Boaventura de Sousa Santos. Além disso, estamos criando parcerias estratégicas com diversos países, o que intensificará ainda mais o intercâmbio no eixo das ideias e reflexões que a Feira do Livro propõe”.

 

O vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Edgard de Castro, avalia que a nova identidade visual tem o peso que a Feira do Livro necessitava com seu crescimento e abrangência nos últimos anos e, acredita que o público também se identificará com a proposta após o rebranding. “A nova logomarca ficou mais moderna e sofisticada, sem perder a busca contínua de dialogar de forma simples e direta com o seu público”.

 

Universo visual

designer Thais Navarro conta que o processo de rebranding da marca consolida um antigo sonho pessoal. Desde que visita e participa da Feira, ela sempre teve intenção de confeccionar a identidade do evento.

Para sua criação, levou em consideração algumas percepções que já tinha e necessitou de um estudo detalhado antes da materialização da nova identidade. “Observei o público, idades e classes sociais”, explica.  A comunicação do evento, que agora é internacional, “olha para o futuro não só da Feira, mas da sociedade como um todo”, avalia a designer. Ela ainda acrescenta que levou em consideração o mercado literário ao redor do planeta e os elementos visuais que comunicam melhor com o segmento. Outros itens estudados foram os potenciais de turismo e reconhecimento de Ribeirão Preto e toda a missão, ideais e história da Feira do Livro.

 

“Depois de 20 anos de histórias, a Feira do Livro merecia uma identidade pela qual pudesse ser reconhecida e se expressar”, salienta Thais. Segundo ela, o design escolhido é pregnante, abrangente, amigável e simples, transmitindo as qualidades e aspirações da Feira por uma solução gráfica que respeite e contemple sua missão e principais características. Sobre a tipografia, a designer define como humana, popular e moderna, de muita legibilidade. “Uma fonte simples, objetiva, com certa leveza estética, sem serifas para equilibrar, sem brigar com a força do ícone, criado com as iniciais da sigla FIL”.

 

Quanto ao símbolo do logotipo, a prioridade foi construir um ícone simples, partindo das iniciais do nome da Feira, com capacidade de pregnância e flexibilidade. “Forte, moderno, popular e único”, salienta Thaís.

A designer desenvolveu também uma pesquisa de referência, que englobou marcas e peças gráficas do mercado literário, análise e teste de mais de 4 mil tipografias, pesquisa de semânticas envolvendo literatura e as turísticas e históricas de Ribeirão Preto e da Feira. “Referências de aplicação de proporção áurea, Gestalt, Bauhaus e modernistas e pós-modernistas do design gráfico”, completa.  Thais conclui analisando que, “esta é uma marca para cravar no consciente e inconsciente coletivo, para de fato deixar gravado um registro no coração e vida das pessoas”.

 

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

A atração acontece de quinta a domingo entre os dias 28 de novembro e 22 de dezembro, com apresentações repletas de cor e magia que percorrem todo o empreendimento

 

 

Com desfiles coreografados, música, encenações e interação com personagens mágicos, o RibeirãoShopping traz novidades em sua tradicional Parada de Natal. O espetáculo itinerante que passeia por todo o empreendimento acontece entre os dias 28 de novembro e 22 de dezembro, de quinta a domingo, sendo às 19h (quintas e sextas) e às 17 horas (sábados e domingos). 

 

A atração, comandada pelo Grupo Melancia, conta com mais de 30 profissionais envolvidos, entre atores, performers, circenses, bailarinos, músicos, produtores, maquiadores e figurinistas. A novidade deste ano são as coreografias e as encenações diferentes a cada apresentação, além do repertório de músicas presentes no imaginário coletivo com um toque natalino. 

 

Os destaques ficam por conta dos personagens lúdicos, que fazem uma viagem pelo mundo da imaginação e dos contos de fadas. Ursos, pinguins, rena, super-herói, robô gigante, seres da neve, duendes, marinheiros e piratas invadem os corredores do shopping, proporcionando momentos de interação com a magia desta época do ano.  

As fantasias foram desenvolvidas exclusivamente para os desfiles da Parada de Natal do RibeirãoShopping. Outra atração é a presença de um trenzinho infantil para as crianças curtirem o desfile durante o percurso. 

 

O RibeirãoShopping é pioneiro quando se trata de espetáculos itinerantes na programação natalina. O empreendimento oferece apresentações de grande interação e entretenimento com o objetivo de proporcionar uma experiência marcante às crianças e também aos adultos.   

 

 

Serviço 

“Parada de Natal do RibeirãoShopping 

Gratuito 

Quando: de 28 de novembro a 22 de dezembro, as quintas, sextas, sábados e domingos 

Horário: 19 horas (quintas e sextas) e 17 horas (sábados e domingos) 

Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 – Jd. California - Ribeirão Preto/SP 

www.ribeiraoshopping.com.br 

 

 

Bailinho a Fantasia acontece neste domingo, 08 de dezembro, às 16h

 

 

Alegria, diversão e brincadeira são as palavras de ordem no show da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit. Há 25 anos compondo, cantando e divertindo as crianças, o Palavra Cantada traz o show “Bailinho a Fantasia” para o Centro de Eventos do RibeirãoShopping, no dia 08 de dezembro.

 

Com melodias, letras e arranjos que respeitam a inteligência e a sensibilidade das crianças, a dupla vai apresentar os sucessos que embalam essa fase de alegria e felicidade. Em toda carreira foram 16 CD’s, 10 DVD’s e sete livros lançados. Entre os álbuns, seis receberam o “Prêmio da Música Brasileira”.

 

Entram o setlist canções como “A Canoa Virou”, “Sopa”, “Pé com Pé”, “Fome, Come”, “Peixe Vivo”, “Lavar as Mãos” e “Eu Sou um Bebezinho”, grandes sucessos da dupla.

 

A “Pista VIP” vai ser um ambiente diferenciado e descontraído para incentivar a interação entre os pais e as crianças. Todo projeto é lúdico com mini cadeiras, mini sofás, mini puff’s e almofadas a disposição. Os lugares não serão demarcados, auxiliares vão organizar o público por ordem de chegada.

 

Os setores “Premium” e “Premium Extra” terão os lugares marcados normalmente. Crianças até dois anos pagam R$ 20, se ficarem no colo dos pais não pagam ingresso.

 

Serviço - Bailinho a Fantasia com Palavra Cantada
Quando: 08 de dezembro, das 16h às 18h
Onde:  Centro de Eventos do RibeirãoShopping - Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, n° 1.540
Classificação: Livre
Ingressos: www.ingressorapido.com.br/event/32908-1/d/65693/s/342550
Bilheteria do Centro de Eventos RibeirãoShopping (de segunda a sábado das 14h às 22h e aos domingos e feriados das 13h às 20h)
Informações: (16) 3620-2266