Devilzinha, Neo, Maria e Brennuz disputam as próximas fases no Palco João Rock, no dia 03 de junho, em Ribeirão Preto

 

Pela primeira vez, ao longo dos seus vinte anos de história, o João Rock receberá em sua programação uma batalha de rimas - que acontece em parceria com a Batalha da Aldeia - BDA e a Casa 1 - com a presença de renomados MCs de todo país. A primeira fase do projeto aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 04 de maio, na mansão BDA, em São Paulo.

 

A batalha contou com a presença de16 MCs, sendo 8 indicados pela BDA e 8 pelo João Rock, com dois jurados presenciais e votação do público via enquete na Twitch, alcançando 56 mil expectadores. Em uma classificatória marcada por representatividade e diversidade, passaram para a próxima fase Devilzinha e Neo, do Rio de Janeiro, além dos paulistas Maria e Brennuz. O público aguarda agora as rodadas de semifinal e final, que acontecem no dia
3 de junho, no João Rock, em Ribeirão Preto.  “É uma honra fazer parte desta parceria, que com certeza será um marco na história do João Rock. A disputa trouxe uma mescla de cultura, diversidade e representatividade, características que se enquadram no festival. Agora é aguardar a fase final, em cima do nosso palco e acompanhada de todo público
João Rock”, comenta Luit Marques, um dos organizadores do festival.

 

Os MCs se apresentarão no “Palco João Rock” - o mesmo que receberá L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp -, haverá também a presença de Cael, Alva e Bob 13. Uma das novidades da batalha no festival é que além do DJ, as rimas terão o acompanhamento da Banda Projeto Orgânico, ambos da Casa 1, além de transmissão pelo canal da Twitch da BDA. Todos os semifinalistas da batalha receberão uma premiação, independente da colocação.  “Foi uma sensação completamente nova e muito boa para nós. Apesar de estarmos acostumados às lives, essa foi especial por ser uma ação fora do circuito, sem um campeão da noite, mas que carrega um peso enorme, de levar quatro MCs para uma plateia gigantesca. Já para a BDA é um passo muito importante, pois vem pra premiar o pioneirismo que tanto lutamos para ter dentro deste universo”, finalizou Bob 13, um dos sócios fundadores da Batalha da Aldeia e anfitrião da noite.

 

 

Programe-se 
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Ingressos: Através do site e nos pontos de venda - lojas Ophicina do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Novo Shopping e Ribeirão Shopping e, loja Footwear Ophicina no Shopping Santa Úrsula.

 

Line - Up:

 

Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.


Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada


Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.

 

Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

Pré-carga de pulseira em parceria com Betsul, armários inteligentes para guardar pertences, horários de shows e opções de transporte estão entre as informações

 

Nos preparativos para a edição comemorativa de 20 anos, o João Rock oferece e orienta ao seu público alguns suportes para aproveitar as 14 horas de música sem interrupções e desencontros. O festival, que terá mais de 30 atrações em seus quatro palcos, acontece no dia 03 de junho em Ribeirão Preto/SP.

 

Confira abaixo algumas dicas, serviços e lembretes para você se preparar com antecedência para curtir o festival:

 

- Pré-carga Betsul
Para garantir conforto e tranquilidade não deixe de fazer a Pré-carga Betsul. Além de não precisar passar pelos caixas, o reembolso pós-festival é automático (sem a necessidade de preencher formulário) e ainda ganha R$20 reais para apostar na Betsul. A recarga acontece pelo site oficial do João Rock e deve ser feita em até 48 horas antes do dia do evento. 

 

- Horários dos shows e abertura dos portões
Os portões do Parque Permanente de Exposições abrem para o público às 13h e as atrações têm início às 14h.

 

Palco João Rock
14h - Final Batalha de Rimas
15h - Lane

15h40- Gilsons
16h45 – Capital Inicial
17h50 - Pitty
18h55 - Ira!
20h - BaianaSystem
21h05 - CPM22
22h10 - Emicida e convidados
23h15 - Planet Hemp
00h20 - L7nnon e Filipe Ret + convidados

 

Palco Brasil - Lendas Vol.1

15h30 - Tom Zé
17h30 - Mutantes
19h30 - Zé Ramalho
21h30 - Alceu Valença 
23h30 - Gilberto Gil  
 
Palco Aquarela
14h30 - Majur
16h30 - Marina Sena
18h30 - Flora Matos
20h30 - Manu Gavassi canta Fruto Proibido 
22h30 - Ana Carolina canta Cássia Eller
 
Palco Fortalecendo a Cena
15h30 - Hyperanhas
17h30 - Borges
19h30 - Tasha & Tracie
21h30 - Major RD
23h30 - Don L 
 

- Guarde seus pertences
Disponíveis nos setores Pista, Camarote João Rock e Camarote Colorado, o aluguel dos lockers estão disponíveis no site oficial do evento, com valor a partir de R$40,00. De uso individual, os lockers têm diversos tamanhos e estarão disponíveis da abertura dos portões até uma hora após o encerramento dos shows.
 
- Opte por usar aplicativos privados ou transporte público
Se você puder evitar ir com seu próprio veículo com certeza estará contribuindo com a melhora do trânsito nos horários de pico, como entrada e saída do festival. Para a ida, haverá o reforço das linhas de ônibus já existentes que circulam nas proximidades do Parque Permanente de Exposições, sendo as seguintes:


- 402 / Ribeirão Verde I
- 420 / Ribeirão Verde II
- 302 / Jardim Aeroporto
- 320 / Jardim Salgado Filho I
- 220 / Parque de Exposições
- 202 / Jardim Iara


Já na volta, o ponto de partida será na avenida Thomaz Alberto Whately. Ainda haverá linhas especiais em direção ao Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig (avenida Jerônimo Gonçalves / Centro), de 30 em 30 minutos.
Outra possibilidade é o uso de aplicativos de transporte privado.

- Não esqueça 
- Documento de identidade com foto;
- Comprovante de meia-entrada;
- 1kg de alimento não perecível (para ingresso “Solidário”);
- Comprovante de vacinação (de acordo com o protocolo vigente na data).

- O que NÃO levar 
Para a segurança de todos, o João Rock listou os itens que não serão
permitidos entrar no festival:
- Bandeira com mastro;
- Animais (exceto cães de guia identificados e acompanhados de deficientes
visuais);
- Guarda-chuva;
- Bastão de selfie;
- Substâncias inflamáveis, corrosivas e/ou tóxicas;
- Garrafas/latas;
- Fogos de artifício;
- Desodorante spray;
- Objetos cortantes, pontiagudos e ou/perfurantes;
- Capacetes;
- Cadeiras/Bancos dobráveis ou de material rígido; 
- Armas de fogo e/ou armas brancas;
- Canivete;
- Cooler;
- Drones;
- Skates;
- Lasers;
- Cigarro Eletrônico; 
- Objetos de vidro;
- Cartazes feitos de papelão grosso ou fixado em madeira;
- Qualquer outro item que coloque em risco sua segurança e dos demais presentes no evento.

 

Programe-se      
João Rock 20 anos
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Mais informações: Link

 

21 mai/23

Grupo de Vila Velha/ES se apresentará no Palco João Rock, no dia 3 de junho, em Ribeirão Preto/SP

 

Final do concurso teve show em homenagem aos 30 anos de Charlie Brown Jr. Foram várias etapas de seleção, incluindo votação popular e duas apresentações para jurados técnicos. Lane foi a grande campeã do Concurso de Bandas do João Rock - um dos maiores festivais de música do país - na noite deste sábado, dia 20 de maio, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto. 


Agora o grupo, de Vila Velha/ES, se prepara para estrear no palco principal da edição de 20 anos do festival, no dia 03 de junho. No mesmo em que se apresentarão grandes nomes da música como L7nnon e Filipe Ret + convidados, Capital Inicial, Emicida + convidados, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp. Lane disputou o título com a banda Call Maria de Santo André/SP, também finalista do concurso. A apresentação foi em grande estilo e contou com a presença do público no Estádio Palma Travassos.  Lançada em 2012, Lane conta com uma formação de peso, composta por Jonathan Caputo, no vocal; Lucas Abreu, na guitarra e voz; Vitor Cerutt, no contrabaixo e voz; Bernardo Coelho, também na guitarra e Jorgean Rodrigues, na bateria. 

 

“Vencer o Concurso de Bandas do João Rock é gratificante e com certeza uma oportunidade única em nossa carreira. Estamos muito felizes e voltamos daqui duas semanas para tocar no palco do festival e apresentar o nosso som para o
Brasil inteiro”, comentam os integrantes da banda Lane.  Espetáculo para o público Além da apresentação das duas bandas finalistas. A noite foi marcada ainda pelo show da banda CBJR, formada pelos guitarristas Marcão Britto e Thiago Castanho - membros fundadores do Charlie Brown Jr. – que se uniram no projeto que celebra os 30 anos da banda ao lado de André ‘Pinguim’ Ruas e Bruno Graveto na bateria e no vocal o músico Egypcio, da banda Cali Rock e ex-Tihuana.  “Mais uma vez nosso concurso de bandas foi um sucesso. A escolha sempre é difícil, recebemos uma diversidade de músicos muito talentosos, mas um grupo tem que sobressair. Foi uma noite especial, onde podemos reviver um pouco do que foi o início do João Rock, quando tudo começou neste mesmo estádio. Agora é aguardar a Lane no nosso palco”, diz Marcelo Rocci, um dos organizadores do festival. 

 

Pelo terceiro ano, o Concurso de Bandas foi realizado através do ProAC ICMS, modalidade do estado de São Paulo de incentivo fiscal para projetos culturais e patrocínio do Açúcar Guarani.

 

A partir desta segunda-feira, dia 15 de maio, o público poderá adicionar antecipadamente o crédito no acessório. Pela primeira vez, festival se une a plataforma de apostas on-line com benefícios durante a pré-carga

 

Há pouco menos de um mês para a edição comemorativa de 20 anos do João Rock, que acontece em Ribeirão Preto, no dia 03 de junho, o festival abre o processo de ativação e pré-carga de sua pulseira multifuncional. Uma das novidades deste ano, é a parceria com a conceituada plataforma de apostas esportivas on-line Betsul, que possibilitará que o público do festival tenha benefícios para consumo durante o evento.
 

“Além da ativação e da pré-carga tradicional feita pelo site, este ano através da nossa parceria com a Betsul o público poderá desfrutar de alguns benefícios, entre eles, crédito para apostar na plataforma – mediante autorização de compartilhamento de cadastro com a Betsul”, explica Luit Marques, um dos organizadores do festival. 

Com a participação na Betsul, será possível ainda o ganho de valores para incluir na pulseira e 30% de cashback, limitados a R$50,00 por usuário, em crédito de volta no acessório para o cliente João Rock que fizer suas apostas durante o período de pré-carga. 
 

Pulseira garante segurança e praticidade
 

O usuário que não utilizar todo crédito da pulseira durante o evento poderá pedir reembolso ou, no caso de quem optou pela pré-carga, terá o benefício da devolução do crédito de forma automática. Durante o festival, também será possível carregar o acessório através dos caixas com dinheiro ou cartões de crédito e débito.
 

“A pulseira garante mais comodidade e segurança ao público, já que com o processo, a inserção de crédito é muito rápida e prática, evitando filas durante o evento. No dispositivo, que também substitui o ingresso de acesso, são realizadas todas as transações de compra no festival, como para consumo de bebidas e alimentos, até aquisições na loja oficial”, comenta Marcelo Rocci, organizador do JR. 
 

Sobre o João Rock 

O João Rock se consagrou como um festival que se orgulha de ter um line-up genuinamente brasileiro, focado no rock, rap, MPB e reggae. Em 20 anos apresentou cerca de 250 shows em seus palcos e se caracteriza por ser uma maratona onde os shows acontecem simultaneamente em um único dia, em mais de 14 horas de evento.

Além de música, o Festival também é um espaço para diferentes manifestações artísticas, esportes radicais e ações interativas com o público. Mais informações por meio do site.


Programe-se 
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Line - Up:

  • Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.
  • Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada "Lendas Vol.1".
  • Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.
  • Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

 

11 mai/23

Grande final acontece no dia 20 de maio, no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto com show da banda CBJR, celebrando 30 anos de Charlie Brown Jr
 

Fomentando a cena do rock nacional e a produção autoral de grupos e artistas independentes, o João Rock chega à semifinal do tradicional Concurso de Bandas. 

 

Após período de inscrições e votação popular, as 20 mais votadas pelo público foram analisadas pelo júri técnico, que divulgou nesta quinta-feira, 11 de maio, as bandas que disputarão a próxima fase: Lane, de Vila Velha/ES; Verdan, de Guarulhos/SP; Call Maria, de Santo André/SP e Navala, de Maresias/SP. 

 

IMERSÃO E OPORTUNIDADES

As selecionadas partem agora para uma experiência imersiva no universo da música e do João Rock – também aberta ao público -, que incluem participação em palestras sobre empreendedorismo musical. A ação acontecerá na quarta-feira, dia 17, no Espaço Le Coq. 

 

Entre os palestrantes estão Fernanda Martucci, Gabriela Pompermayer e Eddu Porto que falarão de diversos temas, entre eles: “Os principais players do mercado da música e como fazer negócios com ele”, “Agenciamento - Organização e metodologias nas vendas de shows”, “Artístico e Repertório” e “Gestão de Agenciamento”.

A entrada do público será liberada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, sendo necessário solicitar o ingresso antecipadamente pelo site. Os artistas participarão ainda de ensaios de alta tecnologia antes da apresentação na semifinal. 

 

SEMIFINAL E FINAL 

As bandas semifinalistas se apresentam pra uma comissão julgadora nos dias 18 e 19 de maio, no GOA Lounge em Ribeirão Preto. A disputa poderá ser acompanhada pelo público e a venda de ingressos será anunciada em breve pelo local.

 

Já a final, com os dois grupos escolhidos, será no dia 20 de maio, sábado, a partir das 19h, no Estádio Palma Travassos. Na ocasião, os participantes serão avaliados por um novo júri que anunciará a vencedora, que se apresentará no Palco João Rock

 

O evento será aberto ao público mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, sendo também necessário a solicitação dos ingressos através do site do festival ou diretamente na bilheteria.

Para fechar o concurso, o estádio recebe ainda a apresentação da banda CBJR, formada pelos guitarristas Marcão Britto e Thiago Castanho - membros fundadores do Charlie Brown Jr. – que se uniram no projeto que celebra os 30 anos da banda ao lado de Heitor Gomes no baixo, André ‘Pinguim’ Ruas e Bruno Graveto na bateria e no vocal o músico Egypcio, da banda Cali Rock e ex-Tihuana. 

 

Vencedora abre João Rock

A banda ganhadora do concurso se apresentará no Palco João Rock, o mesmo em que se apresentarão L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp.

Pelo terceiro ano, o Concurso de Bandas será realizado através do ProAC ICMS, modalidade do estado de São Paulo de incentivo fiscal para projetos culturais e contará com o patrocínio do Açúcar Guarani. 

 

FESTIVAL JOÃO ROCK 2023 

Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto 
Line - Up: 
Palco João RockL7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.
Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada "Lendas Vol.1".
Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.
Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

 

A banda vencedora se apresenta no Palco João Rock, no dia 03 de junho, em Ribeirão Preto - crédito: Rafael Cautella

10 mai/23

João Rock 20 anos tem ingressos esgotados

postado por Kléber Fernandees

Evento será em 03 de junho, em Ribeirão Preto, com mais de 30 atrações em 4 palcos

 

Estão esgotados os ingressos para todos os setores do João Rock. Considerado um dos maiores festivais de música do país, o evento chega em 2023 aos seus 20 anos e vai reunir 70 mil pessoas em um único dia.

Nas últimas sete edições o Festival teve ingressos esgotados com antecedência e este ano, já na pré-venda o sold out foi record - “Em menos de quatro horas esgotou o lote de pré-venda, que ocorre antes mesmo do anúncio da programação. Será uma edição histórica, ampliada, e que terá muitas surpresas, muita interação e encontros, do jeito que o público gosta. Estamos muito felizes” - conta Luit Marques, um dos organizadores, que completa ainda que a estrutura passou por expansão ganhando mais 20 mil metros quadrados e um novo palco.
 

O Maior de todos

Com um line-up 100% nacional, a edição histórica do João Rock terá cerca de 30 grandes atrações, distribuídas em quatro palcos, somando cerca de 14 horas de música, sem intervalos. “ O João Rock começou com o sonho de dois amigos e hoje se transformou em uma realidade de todos que amam música. Temos muito a celebrar” comemora Marcelo Rocci, organizador.

No Palco João Rock se apresentam L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.
O Palco Brasil traz Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada “Lendas Vol.1”.

Já no Palco Aquarela, o line-up é formado por Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.
Para ressaltar as produções independentes, o Palco Fortalecendo a Cena recebe Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

 

Festival João Rock
Data: 03 de junho de 2023
Local: Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto-SP

 

Depois de cinco obras bem-sucedidas, Matheus Arcaro, natural de Ribeirão Preto, lança novo livro na cidade.

 

            A origem do mundo, de Matheus Arcaro, será lançada pela editora Patuá (SP), em 11 de maio. A obra traz 17 contos – todos ilustrados pela artista plástica Leda Braga – e conta com orelha de Micheliny Verunschk e quarta capa de Maria Fernanda Maglio, ambas escritoras premiadas. Este é o sexto livro do autor, que já escreveu contos, poesias, romance e não-ficção.

            De acordo com Arcaro, o ponto de partida deste livro foi um estudo da Universidade de Brasília, coordenado por Regina Dalcastagnè, que se transformou em livro. A pesquisa constata que os protagonistas da literatura brasileira em sua grande maioria, são masculinos - 62% são homens e 81% são heterossexuais.

            “Tendo acesso a essa realidade, comecei a esboçar os contos levando em conta duas premissas: todos seriam protagonizados por mulheres e deveria prevalecer a diversidade”, comenta Arcaro. Ainda segundo o autor, a multiplicidade de mulheres em relação à idade, etnia, orientação sexual e classe social deveria ser contemplada. “Em um dos contos a protagonista é empresária, no outro é mãe solo, no seguinte é negra, no posterior é trans e assim por diante”. Como escreve Maria Fernanda Maglio, no texto de apresentação da quarta capa: “Uma costura de mulheres. Tarsila alinhavada com Eulália, Amanda, Lúcia, Adelaide, Rosa. E na mesma sequência de pontos está Capitu, Macabéa e Deus (sim neste pano Deus é mulher)”.

            Na orelha do livro, Micheliny Verunschk afirma que, com esta obra, Matheus Arcaro toma de empréstimo o título do quadro de Gustave Courbet para apresentar uma nova ‘A origem do mundo’, com “contos que gravitam em torno do feminino. Dezessete contos com nomes de mulher, em que a divindade ganha vulva e útero, e, por que não?, uma vida comezinha. Mas, para além disso e do acidental da existência de cada uma das personagens, essas histórias retratam também suas insubmissões e insurgências. Exemplo disso é a Vênus de Milo que, ganhando voz e consciência de si, conta a espantosa história de mulheres silenciadas e de como perde seus dois braços, em uma fábula deliciosa que une roubo intelectual, violência simbólica e Sir Isaac Newton.”

            O objetivo, segundo Arcaro, é “fotografar intensidades múltiplas do feminino, expressar artisticamente, por meio da escrita em prosa, a profundidade da vida de várias mulheres”. E Matheus faz a ressalva: “Não se trata de retratar experiências, visto que sou homem, mas de me colocar no lugar do outro (ou melhor, das outras) por meio da literatura. A noção de ‘lugar de fala’, fundamental sob o ponto de vista sociológico, não pode ser aplicada cruamente quando se trata de arte, já que o trabalho do escritor é justamente ‘viver outras vidas’ a partir de sua criação”. E aqui cabe novamente um trecho da quarta capa: “Com uma narrativa sensível e habilidosa, Matheus não responde à pergunta que bell hooks faz na epígrafe: “o que é uma mulher?”. Mas certamente faz com que o leitor reflita sobre ela”

            Os livros anteriores de Matheus Arcaro tiveram repercussão considerável, elogios de público e crítica, com resenhas em vários veículos de circulação nacional. Em seu sexto livro, Arcaro se mostra mais maduro na arte de narrar, com construções bem-acabadas tanto sob o aspecto do conteúdo, quanto sob o aspecto formal. Como ilustração, um trecho do conto “Mariana”:

“O que me faz revisitar essas páginas depois de tanto tempo? Talvez eu esteja percebendo que é inútil apertar as emoções num potinho tampado com a lógica. Porque sentimento é ligeiro, vaza pelas beiradas, escapa pelas frestas. Quantas vezes tentei recolocar a tampa, prender com esparadrapo? Pensei mesmo em parafusar. Mas parece que não me atentei que o fogo da panela estava alto demais: o sentimento explodiu a tampa da razão e se esparramou por dentro de mim”

 

Quem é o autor

Matheus Arcaro é Mestre em Filosofia contemporânea pela Unicamp. Pós-graduado em História da Arte. Graduado em Filosofia e também em Comunicação Social. É professor, artista plástico, palestrante e escritor, autor do romance O lado imóvel do tempo (Editora Patuá, 2016), dos livros de contos Violeta velha e outras flores (Editora Patuá, 2014) e Amortalha (Editora Patuá, 2017), do livro de poesias Um clitóris encostado na eternidade (Editora Patuá, 2019) e do livro de filosofia Nietzsche: verdade com metáfora e linguagem como dissimulação (Editora Amavisse, 2022). Também colabora com artigos para vários portais e revistas.

 

Serviço

Lançamento do livro “A origem do mundo”
Autor: Matheus Arcaro
Gênero: Contos
Data: 11 de maio de 2023
Local: Armazém Baixada (R. Duque de Caxias, 14, Ribeirão Preto - SP)
Horário: 19h30

Onde encontrar: site da editora Patuá: www.editorapatua.com.br

 

 


Observação

A noite de lançamento contará também com um “pocket show” de músicas brasileiras.

 

Arrecadações são do primeiro final de semana do evento que está ocorrendo em Ribeirão Preto

 

 

O primeiro final de semana do Ribeirão Rodeo Music trouxe muita diversão e alegria ao público, que retribuiu com generosidade: ao todo, foram doadas 5,5 toneladas de mantimentos por meio do ingresso solidário e, também, por iniciativa própria das pessoas. É possível curtir o evento e pagar a entrada com desconto mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível na portaria do festival. O RRM acontece no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto.

 

As doações de 20 a 22 de abril foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto. Cerca de 50 voluntários trabalharam na arrecadação dos alimentos na entrada do evento e na distribuição das doações. De acordo com a presidente do Fundo Social, dona Mariana Jábali, os mantimentos são repassados para entidades, como o Lar dos Velhos e o Lar Padre Euclides e, também, para comunidades e associações de bairros da cidade.

 

“O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto agradece muito à organização do Ribeirão Rodeo Music pela arrecadação desses primeiros dias de evento, que foi um sucesso total e tem uma linda programação. Tivemos o privilégio de receber as doações da população através do ingresso solidário e de todo mundo que pode colaborar. São mais de cinco mil quilos de alimentos em dois dias de evento. Ficamos felizes porque vamos poder ajudar as famílias mais vulneráveis”, agradeceu dona Mariana.
 

Novas doações

 

Neste sábado, dia 29, e domingo, dia 30, o Ribeirão Rodeo Music tem mais programação esportiva e artística. Para ajudar na arrecadação de donativos, a presidente do Fundo Social pede o apoio de quem for curtir o festival que mantém as raízes do interior e a cultura caipira.

 

“Em nome do Fundo Social, agradecemos a organização do evento pelo gesto solidário, incentivando as doações em alimentos não perecíveis. Doar é muito bom, faz bem para quem doa e, claro, para quem recebe. Então, nós queremos incentivar o público deste próximo final de semana a levar um quilo de alimento, pois assim vamos ajudar muitas famílias que precisam de nós”, convidou dona Mariana.

 

As doações devem ser levadas ao evento e entregues aos voluntários na portaria do RRM. Qualquer pessoa pode entrar nessa corrente de ajuda ao próximo e levar sua contribuição.

 

“O Ribeirão Rodeo Music tem o seu compromisso social de colaborar com iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento do nosso município. Acreditamos no poder destas doações de alimentos para contribuir com muitas famílias ribeirão-pretanas e, por isso, incentivamos a todos que irão nessa grande festa a abraçar esta corrente solidária”, pondera um dos organizadores, Matheus Calil. 

 

Programação RRM 2º final de semana 

 

Dia 29 de abril, sábado

- Prova Ranch Sorting + montarias em touros pela Liga Nacional de Rodeio

- Shows de Henrique & Juliano, Ana Castela, Pedro Sampaio e DJ Lozanello

 

 Dia 30 de abril, domingo

- Provas de três tambores e final das montarias em touros pela LNR

- Shows de Zé Neto & Cristiano, Maiara & Maraísa, Dennis e Israel & Rodolffo

 

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Total Acesso.

 

O festival Turá, marcado para os dias 24 e 25 de junho, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, tem como essência contemplar as variadas vertentes da música brasileira, dos sons clássicos (e que formam os pilares da cultura do país) aos que estão começando a fazer barulho agora. Revisitar a história recente da produção musical brasileira também está no DNA do evento, então é com alegria que o Turá recebe a cantora Pitty em seu palco. Na ocasião, dia 25 de junho, a artista apresenta, pela primeira vez em São Paulo, o show da turnê que celebra os 20 anos do disco Admirável Chip Novo. O momento se torna ainda mais especial pelas participações inéditas que Pitty receberá: Céu e Marcelo D2. Apresentado pela Hering e idealizado pela TIME FOR FUN, o festival Turá têm ingressos disponíveis na modalidade individual (para um dia de evento) e passaporte (para dois dias de evento) e podem ser adquiridos por meio do site (ticketsforfun.com.br –  com taxa) ou na bilheteria oficial no Teatro Renault (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, República –  sem taxa). 

Apenas em sua segunda edição, o Turá vem mostrando vocação para ser palco de muitas “primeiras vezes” — seja pelos encontros inéditos que proporciona ou por ser escolhido pelos artistas como o local ideal para estrear um novo projeto. Em 2023, além de realizar o primeiro show da turnê de 20 anos do álbum Admirável Chip Novo, de Pitty, na capital paulista, o festival recebe também Gilberto Gil & Família, que apresentam, também pela primeira vez em São Paulo, o espetáculo “Nós, A Gente”. 

 

No dia 24 de junho, também estão confirmados na programação do evento: Jorge Ben JorZeca Pagodinho, Lucas MamedeMC Hariel Maria Rita convidando Sandra de Sá. O segundo dia de Turá, 25 de junho, recebe, além de Pitty com a participação de Céu Marcelo D2, Gilberto Gil & Família, DELACRUZ convidando BK’ e Luccas CarlosJoelma convidando Mariana Aydar; e a banda Tuyo. 

 

Em 2022, a primeira edição do Turá ocorreu de forma marcante. Mais de 25 mil pessoas compareceram na estreia do evento. O público vivenciou experiências e acompanhou apresentações de artistas nacionais de gêneros musicais variados e em diferentes momentos de carreira, como Emicida, Paulinho da Viola, o duo Baby e BaianaSystem. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão; e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. 

 

Nos dias 24 e 25 de junho de 2023, tem mais Turá e o seu movimento de afeto, convívio e ativação de memória afetiva — tudo aquilo que ressoa, conecta e representa aquilo que nós, brasileiros, somos. 

O festival Turá é apresentado pela Hering, tem Corona como cerveja oficial, tem patrocínio da Chevrolet e Jameson Irish Whiskey e apoio de Colgate PlaxMike's e Beefeater. O Instagram é a rede social oficial. Rádio Nova Brasil FMRádio Alpha FMRádio Mix FM e Eletromidia são media partners.

 

Serviço:
Festival Turá 2023
Datas: 24 e 25 de junho de 2023
Local: área externa do Auditório Ibirapuera, Parque do Ibirapuera, São Paulo
Mais Informações: www.festivaltura.com.br 


Valores*
Sábado: a partir de R$ 175,00+ taxas (lote 1 - meia entrada)
Domingo: a partir de R$ 175,00 + taxas  (lote 1 - meia entrada)
Passaporte (sábado e domingo): a partir de R$ 300,00 + taxas (lote 2 - meia entrada)

BILHETERIA OFICIAL – SEM TAXA DE CONVENIÊNCIA:
Teatro Renault – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista
De terça a domingo: das 12h às 20h (na terça-feira, 14 de junho, a bilheteria abre às 10h)
Segunda e feriados: fechado 

SITE DE VENDAS – COM TAXA DE CONVENIÊNCIA:
ticketsforfun.com.br 

No lançamento "Instantes de um tempo interior", publicado pela Literare Books International, a renomada professora de filosofia propõe a elevação de consciência por meio de 166 poemas

 

Rimas, beleza, métrica e musicalidade. A renomada professora de filosofia Lúcia Helena Galvão apresenta o seu lado poetisa no livro “Instantes de um tempo interior”, lançado pela Literare Books International. Com uma linguagem acessível, a autora propõe a elevação de consciência e compartilha com o leitor poemas reflexivos que mesclam experiências vividas por ela, filosofia, espiritualidade, mitologia grega e romana.

 

Instantes de um tempo interior é um compilado de 166 poesias escritas em diferentes fases da vida de Lúcia Helena, cuja escrita demarcou momentos de provas, reflexão, medo, fé e superação. É a partir desses registros que a poetisa busca inspirar o mesmo impulso e desejo de vitória nos leitores: é possível superar as barreiras impostas ao longo do caminho e conquistar o que almeja.

 

[...]
Mas sei que há tempo para os sonhos
e tempo para conquistar os sonhos.
É no momento da conquista que ora me encontro,
olhando o horizonte, agora tão distante...
E se meus olhos se enchem de lágrimas,
já não é a ardente Glória o que sinto,
mas um estranho sentimento,
espécie de saudade
de um mundo que ainda não construí.

(Instantes de um tempo interior - "Valkíria", p. 253)

 

 

Seja rodeada de alegria ou melancolia, Lúcia Helena Galvão procura capturar, por meio de lentes filosóficas, a complexidade de viver. Para a autora, os poemas são ferramentas capazes de incentivar as pessoas a desenvolverem o pensamento crítico e, acima de tudo, buscarem suas próprias reflexões sobre a existência.

Professora de Filosofia na Organização Internacional Nova Acrópole há 33 anos, poetisa, roteirista de peças de teatro e escritora, as poesias de Lúcia Helena Galvão já foram convertidas em letras de músicas interpretadas por Zizi Possi, Flávia Wenceslau e o conjunto “Música do Interior”.

 

Ficha técnica:
Título: Instantes de um tempo interior
Autora: Lúcia Helena Galvão
Editora: Literare Books International
Categoria: Não Ficção
Nº da edição: 1ª edição, 2023
ISBN: 9786559225323
Páginas: 272
Preço: R$ 69,90
Onde encontrarAmazon e Literare Books

 

15 mar/23

Neste segundo ano, projeto atende as cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, Guará e Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo. Espaços de leitura recém lançados receberam nova mobília, pintura, equipamentos e acervo de livros

 

 

projeto “Revitalização de Bibliotecas” foi realizado nas cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Guará, no interior de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (Proac ICMS). O projeto é uma idealização da jornalista e pesquisadora, Adriana Silva, desenvolvido através de uma parceria entre a Usina Alta Mogiana, com o apoio da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

 

As entregas oficiais das bibliotecas foram realizadas nas últimas semanas. A primeira a receber foi a APAE de São Joaquim da Barra, no dia 24 de fevereiro. No dia 3 de março foi a vez da Casa do Menor Santa Lúcia e o CEPIM Odette Dip Badran (Centro de Proteção à Infância e Maternidade), também em São Joaquim da Barra. No mesmo dia, em São José da Bela Vista, a EMEB João Justino de Medeiros também recebeu seu novo espaço de leitura revitalizado e no dia 9 de março, a inauguração foi em Guará, na Casa da Criança. Para comemorar, as crianças das entidades participaram de sessões de contação de histórias com os atores Ademir Apparício Júnior e Gracyela Gitirana. 

 

 

 

Para a idealizadora do Revitalização de Bibliotecas, Adriana Silva, projetos como esse só conseguem ser realizados através do apoio de empresas privadas e instituições culturais. “O objetivo é proporcionar o acesso à leitura e atrair, cada vez mais, novos leitores. É através do apoio de empresas que estamos conseguindo proporcionar nas cidades da região de Ribeirão Preto novos espaços públicos de leitura, visando atrair não só os jovens, mas também seus familiares”, mostra.

 

A Usina Alta Mogiana – empresa parceira na realização do projeto - tem em seu DNA o estímulo à promoção da educação e da cultura. Segundo a gerente de gestão e pessoas da usina, Vera Lúcia Martins Guedes, o projeto é uma forma de proporcionar vida nova aos espaços, fomentando a literatura e investindo em novos leitores. “A leitura traz inúmeros benefícios para a evolução do indivíduo. Quanto mais cedo essa prática for fomentada, melhor. O contato com os livros só traz benefícios para as pessoas”, reforça.

 

Parceria literária

O processo de revitalização das bibliotecas, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, foi iniciado com visitas de diagnóstico para melhorias nas bibliotecas selecionadas. Depois, foram levantadas todas as necessidades, elencando as instituições com o acervo de livros mais defasados e que exigiam benfeitorias na estrutura da sala, como pintura, instalação de ar-condicionado e manutenção do mobiliário. “Muitas entidades nos procuram pedindo apoio e, durante esse período, colocamos no radar pedidos voltados para bibliotecas que ainda não foram beneficiadas”, destaca Vera Lúcia Martins Guedes.

 

O projeto também beneficiou a Biblioteca Lucília Junqueira de Almeida Prado, mantida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, através da compra de novos livros para seu acervo literário.

 

 

 

Novo livro atualiza o pensamento crítico sobre a obra da artista, com textos de Paulo Miyada e Priscyla Gomes, ao mesmo tempo em que resgata ensaios publicados ao longo de sua carreira

 

 

Lançamento: Dia 18 de março, às 18h, no Instituto Tomie Ohtake

 

O Instituto Tomie Ohtake que, em novembro último comemorava seus 20 anos com a mostra Tomie Ohtake Dançante (em cartaz até 19 de março de 2023), agora lança um novo livro sobre Tomie (1913, Quioto - 2015, São Paulo), após quase dez anos de sua última publicação monográfica (2014).

 

 

“TOMIE”, a nova e mais completa obra sobre o percurso da artista, é organizada pelo Instituto Tomie Ohtake por meio de seus curadores, Paulo Miyada e Priscyla Gomes, que, em seus respectivos textos, revelam novas perspectivas sobre a longeva produção. O livro resgata também, em fortuna crítica, ensaios de Agnaldo Farias, Ana Paula Cavalcanti Simioni, Aracy Amaral, Mario Pedrosa, Miguel Chaia, Paulo Herkenhoff e Sofia Gotti.

 

Ilustram a publicação uma seleção de imagens que contempla os três suportes investigados por Tomie: pinturas concebidas em sete décadas (1954 a 2014), esculturas, gravuras, obras públicas, além de uma extensa linha do tempo com fotos e informações de sua vida e obra.

 

“Seja na pintura ou em esculturas públicas, Tomie Ohtake combinou sua gestualidade veloz e acentuada com recursos de precisão no confronto com inúmeras materialidades. Em sua pictorialidade pulsante, experimenta múltiplas paletas cromáticas e combina formas sinuosas com composições de forte equilíbrio. Assim, a artista experimenta – por vezes às cegas – os limites matéricos, presentificando tradições, ao mesmo tempo que amplia o campo de sua investigação criativa”, destacam os organizadores. 

 

 

Lançamento: Tomie

Edição e organização: Instituto Tomie Ohtake

415 páginas – bilíngue português/inglês

Preço de lançamento: R$100,00

À venda na Livraria Gaudí (Hall do Instituto Tomie Ohtake – 11.3031-0837)

Vendas on-line por mensagem direta no perfil do Instagram da Gaudí (@livrariagaudi)

De férias no Rio de Janeiro, Dr. Diogo Branco bateu um papo com o Farofa Cultural sobre as últimas tendências da Harmonização para 2023

 

 

2023 chegou com tudo na área da Harmonização Facial. É o que garante o professor Dr. Diogo Branco, coordenador do curso de especialização em Harmonização Orofacial e Cirúrgica da faculdade NEPUGA.

 

Segundo Dr. Diogo Branco, a maior tendência é a busca por uma pele sem filtro. 

 

"Esta é uma tendência que vem crescendo entre os blogueiros e influenciadores do país, e por isso, muitas pessoas estão buscando por isso" - garante Dr. Diogo Branco

 

Entre os principais procedimentos que podem ajudar as pessoas a abandonarem os filtros, estão o "Protocoll" e o laser "Lavieen".

 

O Protocoll é um procedimento que traz uma série de benefícios para a pele. É um procedimento criado pela Dra. Valeria Dal Col (cirurgiã-dentista), que traz uma sequência de ácidos, que, passados na sequência ideal, conseguem um efeito de "pele sem filtro". A pele fica linda, com tom uniforme e efeito glow.

 

O Laser Lavieen também consegue um efeito de "pele sem filtro", a partir da quarta sessão ( em média ). Ele traz um efeito. "O Lavieen é um avançado sistema de laser Thulium não–ablativo/ablativo para tratamentos estéticos e dermatológicos que reproduz os efeitos e benefícios do BB Cream. Desenvolvido e indicado para tratar, restaurar e rejuvenescer a pele, tratando e prevenindo as principais queixas em consultório, que são: manchas, melasmas, marcas de acne, poros dilatados, melhorando muito a textura e hidratação da pele, promovendo um efeito Glow instantâneo.  

Por ter tantas vantagens, a função não ablativa do aparelho Lavieen ganhou o nome de BB Laser, pois segue os princípios de um BB Cream: Beauty Balm (bálsamo de beleza), Blemish Balm (bálsamo para imperfeições) e Blemish Base (base para imperfeições). É o conceito de efeito permanente de pele maquiada, todos os dias, conhecido também por MakeUP Technology." Garante  Dr. Diogo Branco

 

Gostou da ideia de ter uma "pele sem filtro"?

Entre em contato com o Dr. Diogo Branco e agende sua consulta

 

www.instagram.com/drdiogobranco

 

 

 

 

O festival está confirmado para os dias 24 e 25 de junho de 2023, no Parque Ibirapuera, e já tem Zeca Pagodinho entre as atrações que serão confirmadas

 

 

 

Muitos Brasis passam pela discografia e pelas letras da obra de Gilberto Gil, artista que dialoga diretamente com a proposta do Turá, que tem como missão  celebrar a cultura brasileira. Não à toa, o festival — marcado para os dias 24 e 25 de junho de 2023, na área externa do Auditório Ibirapuera, no Parque Ibirapuera — escolheu o show de Gilberto Gil & Família — Nós, A Gente para fazer parte de sua segunda edição. Apresentado pela Hering e realizado pela Time For Fun (T4F), o Turá tem a música como ponto de partida, mas contempla também outras manifestações que colaboram para a construção da rica identidade do país, como é o caso da gastronomia. A presença de Zeca Pagodinho também já está confirmada para o dia 24 de junho e, em breve, mais atrações serão anunciadas e informações sobre a venda de ingressos serão reveladas.

 

“É muito simbólico anunciar o show de Gilberto Gil ao lado de sua família no Turá. No ano passado, na nossa primeira edição, o evento teve um clima de reunião de amigos, famílias e pessoas que se gostam em uma tarde no parque. Então, essa apresentação é uma forma de levar a atmosfera do festival para o palco”, comenta Francesca Brown Alterio, diretora de festivais da T4F e idealizadora do Turá.

 

Gilberto Gil & Família levarão para o Turá um novo show — ainda inédito em São Paulo. Intitulada “Nós, A Gente”, a turnê apresenta Gilberto Gil acompanhado do que a família chama de “trupe afetiva”. O patriarca sobe ao palco com os filhos: Bem, José, Nara e Preta; e os netos: João, Flor, Francisco, Pedro, Gabriel, Lucas, Bento, Dom e Sereno; além da nora Mariá Pinkusfeld. O espetáculo terá um repertório composto por muitos sucessos acumulados ao longo dos quase 60 anos de carreira de Gilberto Gil, como “Palco”, “Tempo Rei” e “Vamos Fugir”. Uma canção dos Gilsons — banda de José, João e Francisco — e outra de Preta também farão parte do setlist.

 

Em 2022, a primeira edição do Turá ocorreu de forma marcante. Mais de 25 mil pessoas compareceram na estreia do evento. O público vivenciou experiências e acompanhou apresentações de artistas nacionais de gêneros musicais variados e em diferentes momentos de carreira, como Emicida, Paulinho da Viola, o duo BABY e BaianaSystem. Houve ainda espaço para encontros inéditos em cima do palco, como foi o caso de Nando Reis com Jão e Baco Exu do Blues com Illy e Marina Sena. 

 

Nos dias 24 e 25 de junho de 2023, tem mais Turá e o seu movimento de celebração, convívio e ativação de memória afetiva — tudo aquilo que ressoa, conecta e representa aquilo que nós, brasileiros, somos. 

O festival Turá é apresentado pela Hering, tem patrocínio de Chevrolet e apoio de Colgate Plax.

Turá 2023
Datas: 24 e 25 de junho
Local: área externa do Auditório Ibirapuera, Parque Ibirapuera, São Paulo
Mais Informações: www.festivaltura.com.br 

 

Sobre a T4F
A T4F é a empresa líder no mercado de entretenimento ao vivo na América do Sul, atuando pioneiramente de forma diversificada e verticalizada. Única empresa do setor com capital aberto no Brasil, a T4F oferece uma ampla gama de conteúdos artísticos e culturais, valendo-se de seu relacionamento com agentes e provedores nacionais e internacionais. A Companhia acumula experiência no setor de entretenimento ao vivo desde 1983, tendo promovido eventos  nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

Como parte da programação teatral de janeiro, ‘Vozes da Floresta’, traz um grande elenco para se apresentar em Ribeirão.

 

 

Lucélia Santos, com o espetáculo ‘Vozes da Floresta’, encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes. Três mulheres da resistência que dão o tom da peça.

 

Elas intercalam seus sentimentos e paixões em narrativas que são à voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo em essência, a sua própria história também.

 

No espetáculo, trechos inéditos de sua longa entrevista gravada há 34 anos, são usados para retratar o ápice do conflito entre seringueiros e ruralistas.

 

A sua persistência em resistir contra a derrubada da floresta onde vivia e trabalhava, serviu e serve até hoje como exemplo para as gerações presentes e futuras.

 

Para que nunca morram os ideias de Chico Mendes, a peça traz a defesa de um legado que precisa perdurar. A força e a voz de Lucélia em cena, celebram e honram os ideais de Chico.

 

O espetáculo acontece no dia 28 de janeiro, sábado, às 20h, no palco do Teatro Municipal. Os ingressos estarão disponíveis para venda online e na bilheteria do Sesc Ribeirão.

 

SERVIÇO 

 

Vozes da Floresta 
Data: sábado (28/1), às 20h. 

Local: Teatro Municipal – Via São Bento – Campos Elíseos.    

Ingressos: R$30 (inteira)/ R$15 (estudantes, aposentados, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, servidor de escola pública com comprovante) / R$9 (credencial plena).   

Venda online: 17/1, pelo portal ( https://www.sescsp.org.br/programacao/vozes-da-floresta-rp/ ) na bilheteria do Sesc Ribeirão a partir de 18/1, às 17h. 

Horário de funcionamento da bilheteria: terça à sexta, das 13h às 21h30; sábado, domingos e feriados, das 9h30 às 18h no Sesc Ribeirão Preto.   

Classificação indicativa: 14 anos

 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.