Com filtro no Instagram, público poderá interagir em ambientes virtuais durante o "João Rock e Você"
postado por Diogo Branco
Será possível também compartilhar a experiência nas próprias redes pelos stories durante a transmissão do evento neste sábado, dia 20
Além de curtir 8 horas com shows de rock e seus subgêneros o festival virtual "João Rock e Você" apresenta mais um modo de interatividade para o público. No próximo dia 20 de junho, por meio de um filtro especial para o stories no Instagram será possível ser a estrela principal da apresentação, em um ambiente de festival, com direito a efeitos de luz na tela do próprio celular.
O evento virtual, que reunirá Alceu Valença, Poesia Acústica, Humberto Gessinger, Marcelo D2, Raimundos e CPM22, acontece a partir das 16h, com transmissão pelo canal oficial no Youtube.
De acordo com os organizadores, o filtro remete o usuário a uma estrutura de palco com caixa de som e iluminação em quatro opções - Palco Sala, Palco Sacada, Palco Quarto e Palco Quintal - que colocará a imagem do usuário em evidência. Para aumentar a experiência e interação, as caixas de som e as nuvens se movimentam conforme as batidas da música que a pessoa estiver escutando durante a transmissão do "João Rock e Você", ou em qualquer outro momento. Nas versões em vídeo, ao cantar a música, as luzes que compõem a estrutura do palco também se movem e iluminam o "artista" com feixes de luz.
O filtro já está disponível para uso e pode ser encontrado no perfil @festivaljoaorock.
Festival Virtual "João Rock e Você"
Atrações: Alceu Valença, Poesia Acústica, Humberto Gessinger, Marcelo D2, Raimundos e CPM22
Quando: sábado (20/06), a partir das 16 horas
Onde: No canal do Youtube, www.joaorock.com.br/voce e pelas rádios 89 FM (São Paulo e Goiânia) e Rádio Cidade (Rio de Janeiro)
Programação da 40tena Cultural comemora os 164 anos de Ribeirão Preto
postado por Diogo Branco
Agenda diversificada tem início com uma live que promete agradar os internautas de carteirinha com o instapoeta brasileiro Zack Magiezi e segue durante a semana valorizando os talentos regionais. A programação reúne poesia, oficina de cordel, histórias sobre a cidade e termina no sábado (20), com o encontro mensal do Clube do Livro
No próximo dia 19 de junho, a cidade de Ribeirão Preto comemora 164 anos e como forma de celebrar o aniversário, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto preparou uma programação especial para a agenda semanal do projeto 40tena Cultural que vai desta terça (16) a sábado (20). Todas as atividades são gratuitas e serão oferecidas pela internet, respeitando todos critérios de distanciamento e isolamento sociais da pandemia de Coronavírus (covid-19).
Na terça-feira (16), o poeta brasileiro Zack Magiezi abre a semana com uma live no Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp), a partir das 19h, com mediação de Bettina Pedroso, do núcleo da Instituição. O autor, que explora situações cotidianas com poemas curtos e notas ao estilo das máquinas de datilografia, vai contar um pouco de sua experiência, trazer relatos sobre seu trabalho e repercussão na internet.
Magiezi tem mais de 1 milhão de seguidores e começou a escrever e divulgar poemas pelo Instagram no final de 2013. De lá para cá, sua produção se intensificou com várias ramificações, projetos culturais e um livro autoral. “À princípio no meio de 2013, eu tinha começado a publicar pelo Facebook. Criei uma página anônima que chamava Estranherismo (nome do meu primeiro livro) e comecei a colocar meu trabalho ali. Depois, naturalmente houve uma migração para o Instagram, na medida em que o canal se tornou uma rede de mais fácil acesso”, conta o poeta.
Foi então que ele sentiu a necessidade de adaptar-se. A transformação na sua obra impactou ainda mais os leitores pela forma visual dos poemas. “Essa é uma rede social mais focada no apelo das imagens. Então, comecei a fazer textos datilografados e até hoje continuo com esse mesmo sistema”.
A valorização da antiga máquina de escrever numa mídia social como o Instagram chega a ser um contraponto na visão do poeta. “Engraçado que gerou esse paradoxo de ter a máquina de escrever num lugar tão novo, tão rápido. E foi assim que eu comecei a minha ideia de espalhar os textos”, conta.
Magiezi sempre escreveu como hobby e diz que sua carreira como poeta foi acidental. Antes, era administrador e nunca tinha pensado na trajetória profissional literária. Sua produção foi ganhando espaço na internet, conforme também percebeu o poder das redes sociais, a força do compartilhamento gerando resultados expressivos. Com o tempo, formou sua rede de leitores. “Teve um dia que foi emblemático: apareceram 10 mil novas pessoas ali no meu perfil. Eu acho que alguém famoso deve ter compartilhado e foi assim que aconteceu”, lembra.
Hoje, Zack Magiezi administra seu perfil profissional sempre trazendo produções inusitadas, o que também atrai um público diversificado e constante na página, que na opinião dele, “tornou-se algo como um livro aberto, uma obra aberta de poemas”, destaca. Além do seu perfil, o poeta atua com um grupo - uma espécie de coletivo: ele e mais dois escritores e uma escritora. Juntos trocam ideias, o que acaba influenciando nas produções que desenvolve individualmente.
Durante a pandemia, o poeta conta que “tem ficado muito produtivo por causa desse encarceramento voluntário”, principalmente porque pode trabalhar em casa. Deste processo criativo, já finalizou um novo livro e começa a pensar em novos projetos.
Mais destaques da agenda
Na sexta-feira (19), aniversário da cidade, às 10h, o professor e fanzineiro, Arnaldo Junior e o escritor e professor Marcio Fabiano ministram uma oficina de cordel sobre Ribeirão Preto. A transmissão será feita pela plataforma de reuniões ZOOM. O link está disponibilizado na BIO do Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto: https://us02web.zoom.us/j/82861940667 .
Ao final da tarde, às 17h, a criadora do canal “O Centro é Legal”, Débora Cavalcante, e Rafael Cardoso, também estarão no Instagram da Fundação para um bate-papo durante a live sobre o sentimento de pertencer a Ribeirão Preto. Para encerrar as celebrações, às 19h, Adriana Silva, Gilberto Abreu e Lilian Rosa se reúnem para contar histórias sobre Ribeirão Preto. A atividade também acontece via conexão ao aplicativo ZOOM. Para participar é preciso acessar o link disponível na BIO do Instagram: https://us02web.zoom.us/j/83623588538#success.
Já no sábado (20), às 16h, a bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão irá mediar o tradicional encontro do grupo. A obra escolhida para o mês de junho é “A Metamorfose”, de Franz Kafta. O livro narra um momento da vida de um caixeiro viajante, chamado de Gregor Samsa, que abandona suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Os interessados em participar deverão acessar o link que está disponibilizado para a plataforma de reuniões ZOOM, no Instagram da Fundação : https://us02web.zoom.us/j/87145201256 .
O projeto
O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento social decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação.
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
A TIM é uma das patrocinadoras da 1ª Parada Virtual do Orgulho LGBT. A #ParadaSPaoVivo acontece neste domingo (14), mesma data do tradicional evento na Avenida Paulista, adiado para novembro por conta da pandemia de Covid-19.
A iniciativa abre uma série de ações programadas pela operadora para o mês de junho. O objetivo é celebrar o Dia do Orgulho LGBTI+ (28/06) e reforçar seu posicionamento de valorização e apoio à diversidade para construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva.
O mote da campanha da TIM será #OrgulhoConecta e a empresa incentivará o diálogo nas suas redes sociais e canais internos para que mais pessoas conheçam, entendam e combatam a LGBTfobia. Para marcar a ocasião, a operadora coloriu a sua marca: as cores do arco-íris estão no seu logo em diversos canais até o fim do mês.
A #ParadaSPaoVivo terá duração de oito horas, das 14h às 22h. Será transmitida simultaneamente em doze canais do Youtube e conta com a presença de criadores de conteúdo e artistas como convidados especiais. É o segundo evento LGBTI+ com participação da TIM em 2020. Em janeiro, a operadora realizou o Verão TIM, com shows na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Um dos dias do festival foi dedicado à celebração da diversidade, com show de Gloria Groove e Johnny Hooker.
Nesta sexta-feira (5/6), às 17 horas, projeto cultural traz um debate com Amara Moira e DaCota Monteiro durante live no Instagram da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O encontro é aberto e gratuito a interessados em literatura, cultura e artes
A agenda semanal do 40tena Cultural, projeto online que incentiva atividades culturais e interativas promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresenta nesta sexta-feira (5/6), às 17 horas, uma live sobre literatura LGBTQIA+, com a escritora Amara Moira e a youtuber DaCota Monteiro. O encontro online acontece ao vivo pelo Instagram da Fundação (@fundacaolivrorp).
Amara Moira é professora, feminista, travesti, doutora em crítica literária pela Unicamp e colunista do Mídia Ninja. No ano passado, participou da 19º edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e deixou sua voz registrada durante o Salão de Ideias, no auditório Meira Junior lotado com um público que veio ouvir e debater sua ideologia e pensamentos. DaCota Monteiro é designer, drag queen performer e tem um canal no YouTube (dacotamonteiro) com mais de 25,4 mil inscritos. Juntas, irão abordar a literatura LGBTQIA+.
Tribunal Literário
A agenda do 40ntena Cultural desta semana começou nesta terça-feira (2/6) com o lançamento do Tribunal Literário, realizado ao vivo, pela plataforma Zoom e também transmitido pelo canal da Fundação no Youtube. A atividade, que tem o objetivo de incentivar a leitura, funciona como um julgamento de personagens dos clássicos da literatura.
Nesta primeira edição, a personagem julgada foi Maria Capitolina Santiago, a famosa Capitu, da obra ‘Dom Casmurro’, do escritor Machado de Assis, publicado em 1899. A atividade, coordenada pelo professor de Literatura e Língua Portuguesa e coordenador do Curso de Letras na Centro Universitário Barão de Mauá, André Alselmi, contou com a colaboração de Elaine Christina Mota e Melissa Velludo, que atuaram como advogadas de defesa de Capitu e Bentinho (Bento de Albuquerque Santiago), respectivamente. Mais de 100 pessoas participaram da atividade que puderam, inclusive, votar: defendendo ou julgando Capitu por infidelidade ao marido. Ao final, Capitu foi absolvida e não foi julgada com infiel ao marido, com mais de 80% dos votos da plateia online. O Tribunal Literário será realizado uma vez por mês dentro do 40ntena Cultural, sempre abordando um livro diferente.
O projeto
O 40tena Cultural tem a proposta de incentivar as pessoas a ficarem em casa em função do isolamento e distanciamento sociais decretado nas últimas semanas em combate ao coronavírus (covid-19) e conta com uma agenda semanal com atividades que vão desde lives (vídeos ao vivo em plataformas streaming) com artistas e convidados até contações de histórias para crianças, show, dicas e discussões de livros, entre outras ações. A agenda de programação do 40tena Cultural está sendo divulgada semanalmente nas redes sociais da Fundação:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp),
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Site www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Sobre a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que foi criada em 2004 inicialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Com o tempo, a Fundação ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A entidade se mantém a partir do apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos privados e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.