Com música e dança, espetáculo Travessias Brasileiras celebra a diversidade sonora nacional

diogo
By diogo
5 Min Read

Reunindo coro, orquestra sinfônica e bailarinos, evento terá apresentação gratuita no Theatro Pedro II, dia 28 de outubro, e no Salão de Eventos do Campus da USP, em São Carlos, no dia 29. Repertório multiartístico homenageia compositores que marcaram a história da música no Brasil

Ribeirão Preto (SP), 22 de outubro de 2025 – Um encontro de arte entre tradição e invenção. Esse é o fio condutor do espetáculo “Travessias Brasileiras”, que será apresentado no palco principal do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, no dia 28 de outubro (terça-feira), às 20h. O espetáculo também será apresentado em São Carlos, no dia 29 de outubro (quarta-feira), às 20h, no Salão de Eventos do Campus da USP. A entrada é gratuita nas duas apresentações, com distribuição de ingressos diretamente nos locais, a partir das 19h.

A montagem é um trabalho realizado de forma conjunta entre o Corpo Experimental de Balé da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma), a USP Filarmônica e o coro do Laboratório de Ópera Studio do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). O projeto propõe um passeio pelos diversos caminhos sonoros do Brasil – da riqueza rítmica da música nordestina à pluralidade criativa de compositores como Heitor Villa-Lobos, Hermeto Pascoal, Guerra Peixe, Anacleto de Medeiros e Elomar Figueira Mello. Além de releituras de obras desses e outros artistas que marcaram a história da música brasileira, o repertório terá também algumas estreias mundiais.

A direção artística e a coreografia do Corpo Experimental de Balé são assinadas por Marisol Gallo Antonelli, enquanto o maestro Lucas Galon será o regente do espetáculo. “A integração das linguagens da música e da dança é a base deste concerto no objetivo que ele se pretende, que é celebrar o potencial da arte musical brasileira, valorizando o encontro entre o regional e o universal, o popular e o erudito, a dança e a música ao vivo”, comenta Galon. Para Marisol Gallo, Travessias Brasileiras é um trabalho que destaca a qualidade da produção artística de Ribeirão Preto. “Além disso, para os nossos alunos é uma experiência bastante oportuna de interação e o aprendizado com profissionais de excelência”, destaca a coreógrafa e professora de balé da Alma.

Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera – Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia – Cutrale, GSInima Ambient, NECTA e Usina Vertente/Tereos; Suíte – Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária – Goiasmaq, Suprir, Grupo Intelli.

Serviço
Espetáculo Travessias Brasileiras

Data e horário: 28/10 (terça-feira) | 20h

Local: Theatro Pedro II (rua Álvares Cabral, 370 – Centro)

Ingressos: gratuito – distribuição na bilheteria do teatro, a partir de 19h

Data e horário: 29/10 (quarta-feira) | 20h

Local: Salão de Eventos do Campus USP de São Carlos – Área 1 (avenida Trabalhador São Carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt)

Ingressos: gratuito – distribuição na entrada do salão, a partir de 19h

Sobre a Alma

A Alma – Academia Livre de Música e Artes é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, com o objetivo de ampliar o repertório de habilidades e o universo cultural dos alunos.

Share This Article
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *