Feira Preta Cria Gastronomia chega a Belém (PA) para fortalecer empreendedores negros e indígenas

diogo
By diogo
3 Min Read

As inscrições vão até 14 de setembro e podem ser realizadas por meio de formulário digital. Trinta empreendedores serão selecionados

O Instituto Feira Preta, em parceria com o Instituto Assaí, por meio da Academia Assaí, lança a edição presencial do Feira Preta Cria Gastronomia – Turma Belém (PA). A iniciativa visa o o fortalecimento do empreendedorismo negro e indígena na área da culinária e receberá inscrições até dia 14 de setembro. Por meio de uma imersão gratuita profunda para desenvolver e expandir seus negócios, empreendedores negros e indígenas terão a oportunidade de fomentar um sistema econômico mais equitativo, diverso e sustentável, valorizando o autoconhecimento, a conexão ancestral e a colaboração entre redes e comunidades.

Durante o mês de setembro, 30 empreendedores da gastronomia de Belém vão participar de uma formação técnica e criativa de seis dias presenciais, complementada por atividades online, com orientação de facilitadores e especialistas em criação, produção, distribuição e comercialização de produtos. Ao final da jornada, os participantes poderão ser selecionados para expor seus produtos na Feira Preta Degusta Belém, que ocorrerá em outubro. O programa inclui conteúdos de criatividade, autoconhecimento, gestão de negócios, precificação, finanças, comunicação, marketing, prototipagem de novos produtos e estratégias de comercialização, oferecendo ferramentas práticas para fortalecer os negócios e gerar novas oportunidades de crescimento.

“Trazer o Feira Preta Cria para Belém mais uma vez é uma grande alegria. O Pará tem uma culinária única, reconhecida mundialmente, e nosso objetivo é fortalecer a Economia Preta da região impulsionando os negócios dos empreendedores negros e indígenas que trabalham no setor da gastronomia. É sobre gerar prosperidade para a comunidade, valorizando a ancestralidade e a identidade local”, afirmou Adriana Barbosa, diretora executiva do Instituto Feira Preta. 

Podem se inscrever pessoas negras (pardas ou pretas) ou indígenas que já atuem com negócios ligados à gastronomia, maiores de 18 anos, residentes na região metropolitana de Belém, com disponibilidade para participar de todas as atividades presenciais e online, e que possuam acesso à internet e a um dispositivo digital.

Serviço
Feira Preta Cria Gastronomia – Turma Belém
Inscrições: até 14 de setembro de 2025
Link de inscrição: https://forms.gle/QENERUv14EiKLjzS8
Local dos encontros presenciais: SEBRAE Belém – Rua Municipalidade, 1461, Umarizal, Belém – PA

Sobre o Instituto Feira Preta


A Feira Preta é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras a partir da valorização de conhecimentos ancestrais que contribuem para a reconstrução de imaginários e a construção de novos futuros. Saiba mais através do site: https://feirapreta.com.br/

Share This Article
Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *