Entidades se unem para apresentar a maior exibição internacional de arte contemporânea LGBT+ realizada até hoje em São Paulo

 

O Palacete Franco de Mello, construído em 1905, na primeira fase residencial da Avenida Paulista, vai abrigar, neste Mês do Orgulho LGBT+ duas exposições alusivas ao período: “Afetos Dissidentes” e “Queer Angola”, numa iniciativa conjunta de quatro entidades, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o The Queer Museum, a Diversa Arte e Cultura, e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), trazendo artistas dos 5 continentes com suas visões do universo LGBT+ em seus países.

 

O Projeto

A partir deste ano, o Palacete Franco de Mello vai abrigar o projeto de um centro internacional para promover a cultura e a diversidade, numa iniciativa que partiu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em sua nova gestão. Após anos fechado e com sua integridade ameaçada, o palacete, joia rara arquitetônica da avenida mais importante da cidade, finalmente abrirá suas portas ao público.


Esse centro internacional será integrado ao circuito artístico, turístico e cultural da Paulista, que já conta com museus e galerias reconhecidos mundialmente, com essa ação assinalando também o começo dos trabalhos de restauração do referido casarão centenário. As obras de recuperação do palacete devem estar concluídas em 2024, contribuindo para a preservação do patrimônio arquitetônico, proporcionando visibilidade às diversas minorias, gerando empregos e se tornando um ponto de referência internacional para a arte, cultura e respeito à diversidade.

 

A entrada e visita são gratuitas, tendo ainda a possibilidade de visitas guiadas por monitores especializados pelo interior da casa perante agendamento.

 

As Exposições

Um espaço temporário será montado anexo ao palacete, exibindo as exposições "Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea” e “Queer Angola”, contando com a participação de 11 artistas de países como Angola, Brasil, Espanha, México, Polônia, Reino Unido, Tailândia, entre outros, e mostrando um panorama do trabalho e da situação atual dos artistas LGBT+ ao redor do globo.

 

Em várias partes do mundo, especialmente em continentes e países totalitários e teocracias, a arte se tornou uma ferramenta de protesto que confronta instituições e indivíduos tradicionalistas, nos quais a dissidência muitas vezes não encontra espaços nem visibilidade. A arte desempenha um papel fundamental como meio de expressão para a humanidade. Foram os dissidentes sexuais que desenvolveram códigos e camuflagens, que conferiram complexidade e profundidade às expressões artísticas, para transmitir emoções que não podiam ser expressas de forma direta, e que também não podiam ser reprimidas. De Leonardo da Vinci até Andy Warhol, podemos observar como a expressão da dissidência sexual abriu caminho, mesmo em sociedades mais conservadoras.

 

Com apoio da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, a exposição ficará no entorno do Casarão Franco de Mello, do dia 11 de junho, dia da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, até o dia 28 de junho, Dia Mundial do Orgulho LGBT+.

"Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea"

 

Esse é o espírito de "Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea": exibir expressões artísticas que reivindicam as diversas sexualidades existentes no mundo, propondo a exibição expressões artísticas que representam as diversas sexualidades e identidades. As imagens criam um panorama da arte produzida pela nossa comunidade neste momento específico, compartilhando com o público os diálogos e códigos da arte contemporânea presentes no mundo.

 

O curador, Cheo González, nasceu durante a ditadura de Pinochet no Chile, onde a mídia era controlada por militares e figuras religiosas, este artista explora o confronto entre a comunicação oficial e a intervenção popular. Buscando recriar esse diálogo, ele exibe imagens em espaços públicos, para posteriormente recuperá-las, restaurá-las e modificá-las em seu estúdio. Em seguida, ele as coloca de volta nas ruas, com o objetivo de iniciar uma conversa com o coletivo anônimo.

 

“Queer Angola”

Já a exposição fotográfica “Queer Angola” retrata pessoas da comunidade LGBT+ do país, com imagens da campanha “Veja além do seu preconceito”, da Associação Íris Angola. São 12 fotografias de lésbicas, gays e pessoas trans angolanas em contextos e atitudes de empoderamento da comunidade no país.
As fotos, concebidas e coordenadas por Carlos Fernandes da Associação Íris Angola, traduzem a cultura angolana, nas roupas, nos tecidos, nas estampas, nas cores e nas pinturas faciais e corporais, e na atitude das pessoas fotografadas, que expressam sua coragem, num continente ainda marcado por muita censura, discriminação, violências e punições públicas.

 

Os Artistas

Anuwat Apimukmongkon: nascido em 1995, Trang, vive e trabalha no extremo sul da Tailândia. Ele se formou como Bacharel em Belas Artes pela Universidade Prince of Songkla, campus de Pattani no mesmo país. Através de colagens, mistura diversas técnicas descortinando a cultura tailandesa.

 

Carlos Fernandes: diretor executivo da Associação Íris Angola, criou e executou a campanha “Veja além do seu preconceito” que, como resultado, gerou a exposição Queer Angola, que já circulou no país de origem e no Brasil, passando por diversas cidades em ambos.

 

Daniel Torrent: espanhol, bacharel em História da Arte, Direção de Cinema e Belas Artes. Obteve os prêmios Junceda, Fundação Fita, Manuel António da Mota e CJBooks. Já expôs em Espanha, Itália, França, México e Nova Iorque. Sua obra transita entre uma masculinidade robusta e cenas de profunda afetividade.

 

David Jester: graduou-se como Bacharel em Belas Artes pela Virginia Commonwealth University e completou seus estudos de pós-graduação na Rutgers University, New Brunswick, NJ em 1996. Com cores vivas e vibrantes, suas imagens exalam sensualidade e vida.

 

Doug Blanchard: pós-graduado em pintura e história da arte, mora no Brooklyn, tem seu estúdio no Lower East Side de Manhattan e ensina arte no Bronx Community College/CUNY (EUA). Sempre em tons de cinza, traz Jesus para a realidade do mundo atual.

 

Fe Maidel: artista brasileira, psicóloga e ex-gestora do Programa Transcidadania, trabalha junto entidades públicas, privadas e sociedade civil, com foco no resgate e no apoio à comunidade LGBT+. Com desenhos e pinturas que registram os aspectos afetivos de sua transição, propõe ao público uma reflexão sobre o quanto a aceitação e o pertencimento são importantes para nossa comunidade.

 

Grzegorz Pieniak: nascido em 1994, estudou pintura na Academia de Belas Artes de Varsóvia. Ele é cofundador e membro da Otwarta Pracownia Eksperymentu e da Galeria Kaplica, ao lado de artistas como Piotr Wesołowski, Agata Słowak e Szawł Płóciennik.

 

Juliusz Lewandowski: nascido em 1977 em Varsóvia, é pintor autodidata e um dos poucos criadores de arte erótica na Polónia. Estreou-se como ilustrador das “Canções de Maldoror” de Lautréamont e das obras do Marquês de Sade. Uma parte importante de sua pintura são os fios autobiográficos que se tornam um pretexto para mostrar problemas universais da natureza humana.

 

Stuart Sandford: é um artista multidisciplinar baseado entre Londres (Inglaterra), Los Angeles (EUA) e Cidade do México (México) que trabalha com diferentes mídias, incluindo fotografia, escultura, pintura, imagem em movimento e instalação. Nessa mostra usa a Polaroid como principal ferramenta.

 

Zaida González: fotógrafa transfeminista e uma das autoras mais proeminentes da cena latino-americana contemporânea. Formou-se em Fotografia e é fundadora do coletivo Macrodosis. Vencedora do Prêmio Rodrigo Rojas de Negri e "Melhor Jovem Artista Estrangeiro" na Lituânia. É autora dos livros "Las novias de Antonio", "Recuérdame al morir con mi último latido" e "Zaida González de Guarda".

 

SERVIÇO
Exposições: “Afetos Dissidentes: a diversidade sexual na arte contemporânea” e “Queer Angola”.
Local: Casarão Franco de Mello – Av. Paulista, 1.919 – São Paulo (SP).
Data: de 11 a 28 de junho de 2023.
Entrada: gratuita.
Organização: Diversa Arte & Cultura.
Curadores: Cheo González, Franco Reinaudo, Leonardo Arouca e Stevan Lekitsch.
Diagramação: Alexander Yoo.
Artistas: Anuwat Apimukmongkon (Tailândia), Cheo González (Chile), Daniel Torrent (Espanha), David Jester (EUA), Doug Blanchard (EUA), Fe Maidel (Brasil), Grzegorz Pieniak (Polônia), Juliusz Lewandowski (Polônia), Stuart Sandford (Reino Unido), Zaida González (Chile).
Apoio: Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) e Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Possibilidade de visitas guiadas por monitores perante agendamento.
Informações: dac.org.br@gmail.com
Links: https://thequeermuseum.art - http://dac.org.br - https://paradasp.org.br

 

PS: ambas as exposições também estarão no dia 8 de junho, a partir das 10h na 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT no Memorial da América Latina em São Paulo (SP).

 

05 jun/23

Espetáculo ABBA + BEE GEES “ENCONTRO”

postado por Kléber Fernandees

Após anos de estudos, pesquisas e laboratório, buscando a excelência em cada detalhe artístico e musical, idealizado pelos empresários Valéria Nani e Valter Noguera da NN PRODUÇÕES ARTÍSTICAS, chega ao cenário nacional o espetáculo ABBA + BEE GEES “ENCONTRO”


UM ESPETÁCULO  QUE RETRATA O QUE SERIA  O ENCONTRO DE DUAS DAS MAIORES BANDAS DISCO DOS ANOS 60,70,E 80. ABBA + GEE GEES “ENCONTRO”, TEM A PARTICIPAÇÃO DAS BANDAS ABBA MAJESTÄT E  BEE GEES WAY, BANDAS RENOMADAS PRESENTE NO CIRCUITO DE SHOWS EM TODO TERRITÓRIO BRASILEIRO, REFERENCIA NO SEGUIMENTO TRIBUTO,  E JUNTOS SOMAM MAIS  DE 500 APRESENTAÇÕES.

 

ABBA + BEE GEES “ENCONTRO”, um espetáculo que promete embarcar o público numa viagem emotiva, encantando por excelência todo seu público, desde os mais experientes que tiveram a oportunidade de vivenciar o auge dessas duas bandas, até mesmo as novas gerações que aprenderam a admirar  as músicas, e por que não  dizer, hinos dessas que foram duas das maiores bandas POP DE TODOS OS TEMPOS. Em qualquer show tributo a atenção aos detalhes é pré-requisito, sendo assim, absolutamente, nada foi deixado ao acaso, produzindo sim, o último grau de autenticidade, para que  cada linha vocal e instrumental, seja executado ao vivo, em toda a sua plenitude. Mais que um espetáculo, uma homenagem, a essência ABBA / BEE GEES para você !!!!

 

30 de Junho 20h – THEATRO PEDRO II

Plateia e Frisa (térreo em frente ao palco): R$ 150 inteira e R$ 75 meia-entrada
Balcão Nobre (1º andar): R$ 110 inteira e R$ 55 meia-entrada
Balcão Simples (2° andar): R$ 90 inteira e R$ 45 meia-entrada

 

Festival em Ribeirão Preto/SP recebeu 32 bandas no último sábado, 3 de junho

 

Com shows memoráveis, encontros emocionantes, referências à brasilidade e homenagens para lendas da música nacional, o João Rock 2023 conseguiu entregar uma edição histórica. Celebrando seus 20 anos, o festival recebeu mais de 70 mil pessoas em quase 14 horas de música ininterruptas, com apresentação de 32 bandas em quatro palcos, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto/SP.

 

Para os amantes da música, o evento ofereceu uma variedade de gêneros e estilos, passando pelo rock clássico até as batidas de pop e MPB. Os encontros e shows com convidados especiais ajudaram a criar uma atmosfera de celebração coletiva.

 

Palco João Rock

A grande final da Batalha de Rimas abriu a programação do Palco João Rock, que pela primeira vez em seus 20 anos de história recebeu uma atração do tipo com renomados MCs de todo o país em improvisações repletas de criatividade.

 

Na sequência, a banda campeã do Concurso de Bandas do João Rock, a capixaba Lane, foi a primeira a se apresentar no palco que também recebeu Gilsons, Capital Inicial, Pitty, Ira, Baiana System, COM 22, Emicida, Planet Hemp, e L7nnon, Felipe Ret e Djonga que fecharam o evento já na madrugada de domingo (4), cantando no meio do público.

 

“O João Rock prova a cada ano que se pode construir um festival incrivelmente f* com um line-up nacional”, definiu o rapper Emicida, em um show com convidados.

 

Encontros

Marca registrada do festival, a edição comemorativa dos 20 anos promoveu emocionantes encontros no palco. Emicida fez um show memorável, em que tocou flauta, fez onda de luz com o público, emocionou e recebeu os convidados Rashid, Marcos Valle e Drik Barbosa, que acompanhou o artista em “Sujeito de Sorte”, de Belchior.

“Embora seja suspeito para falar, esse show foi emocionante, um dos mais bonitos que já montamos”, declarou Emicida, que foi ovacionado pelo público.

 

A banda Planet Hemp fez um show eletrizante com a turnê “Jardineiros”. O repertório incluiu canções como “Distopia”, "Taca Fogo", "Dig Dig Dig", "Deisdazseis" e "Contexto" com a participação especial do cantor, compositor e instrumentista Marcos Valle ao piano, que foi aplaudido pelo público.

 

A banda de Marcelo D2 e BNegão ainda fez menção aos saudosos Chico Science e Chorão e levou de surpresa, para uma breve aparição no palco, Badauí, do CPM 22.

 

Já a última apresentação João Rock 2023 reuniu no palco L7nnon e Filipe Ret, em um show que empolgou o público e contou com a participação de outros artistas, como TOKIODK, Camila Zasoul e Djonga, que comemorou seu aniversário no festival com direito à festa, parabéns e bolo na cara no palco.

 

Com a plateia lotada, L7nnon, Filipe Ret e Djonga desceram do palco e abriram uma roda no meio do público, encerrando a edição histórica do festival. 

 

 

Estrutura e novidades

Na celebração de 20 anos, o João Rock inovou em estrutura, ampliou a área chegando a 160 mil metros quadrados, recebeu dezenas de ativações de marca, levou diversão com roda gigante, tirolesa, parede de escalada e pista de skate, com a presença de skatista Mineirinho e fez a estreia de um novo palco, o Aquarela que reuniu apenas atrações femininas: Majur, Marina Sena, Flora Matos, além de Manu Gavassi e Ana Carolina com homenagens emocionantes para Rita Lee e Cássia Eller e defesa de pautas femininas.

 

“Não sei o que dizer, apenas sentir”, declarou emocionada Manu Gavassi, ao ser aclamada pelo público.

 

 

Representando a brasilidade do João Rock, o Nordeste se fez presente ao reunir no Palco Brasil as lendas Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil. Antes, o mesmo palco em edição especial “Lendas Vol.1” recebeu Tom Zé e Mutantes. O público agradeceu, cantando, dançando e ovacionando os artistas.

 

O palco Fortalecendo a Cena também foi destaque recebendo o público com apresentações de Hyperanhas, Borges, Tasha & Tracie, Major RD e Don L.

 

Arte de rua e homenagem

Como marco da edição histórica, o festival ainda ganhou um painel exclusivo desenvolvido pelo paulista Elvis Mourão, artista do grafite reconhecido em diversas premiações internacionais e exposições que criou ao vivo enquanto os shows rolavam.

 

Iniciativa com a ONG Turma do Jiló recolhe lacres de latas de alumínio para serem transformados em cadeiras de rodas para crianças com deficiência de escolas públicas

 

Sempre buscando dar visibilidade a causas relevantes, o Iguatemi Ribeirão Preto se uniu à Turma do Jiló, ONG que atua na promoção de ações para fomentar a educação inclusiva e a diversidade em escolas e empresas, e traz o projeto Lacre essa Ideia para a cidade do interior de São Paulo. A iniciativa estimula a coleta de lacres de latas de alumínio, que são convertidos em recursos financeiros para aquisição e doação de cadeiras de rodas com medidas adaptadas para crianças com deficiência.

 

O projeto busca engajar a sociedade em um ato simples, mostrando que destacar e doar o lacre das latinhas tem um impacto relevante. “Poder levar para nossos clientes projetos como o Lacre essa Ideia é motivo de muito orgulho. A iniciativa tem uma função ambiental e social importante, pois estimula o descarte correto dos lacres, todos destinados à reciclagem, e permite aos nossos clientes colaborem para a inclusão de uma forma muito fácil. Nossa ideia é fortalecermos cada vez mais essa parceria com a Turma do Jiló e expandirmos o projeto para outros shoppings da Iguatemi ao longo do ano”, comenta Vivian Broge, Diretora de Recursos Humanos da Iguatemi. 

 

A partir do dia 01/06, os clientes poderão deixar os lacres no posto de coleta especialmente montado na Praça de Alimentação, no piso térreo. Todo o material arrecadado será repassado para empresas de reciclagem, que compram os lacres. Com o valor, a Turma do Jiló adquire cadeiras de rodas adaptadas, que são ajustáveis ao crescimento e à necessidade das crianças, além de proporcionar mais conforto que as cadeiras de rodas tradicionais. As cadeiras são doadas a crianças com deficiência em idade escolar que frequentam escolas públicas em São Paulo e estão na lista de espera da Turma do Jiló.

 

O Lacre essa Ideia foi criado pela Turma do Jiló em 2017. Desde então, já foram recolhidas cerca de oito toneladas de lacres de latas de alumínio, revertidas em mais de 50 cadeiras de rodas adaptáveis doadas para crianças em todo o estado de São Paulo. Para comprar uma cadeira são necessários, em média, 1,25 milhão de lacres, que equivalem a 500 garrafas pets de dois litros cheias do material.

 

"O Lacre essa Ideia tem o objetivo de promover a inclusão e a Turma do Jiló ajuda a melhorar a vida de crianças com deficiência ou com dificuldades de locomoção. É uma ação simples para nós e que faz muita diferença para quem precisa. Contar com a parceria do Iguatemi Ribeirão Preto nesta jornada reforça como é possível formar um círculo virtuoso pensando no próximo", diz Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló.

 

Hashtag: #lacreestaideiaIGUATEMI

 

Os clientes poderão deixar os lacres no posto de coleta  montado na praça de alimentação, no piso térreo do Iguatemi Ribeirão Preto, a partir  desta quinta-feira, 01 de junho - crédito: Rafael Cautella

Evento, que acontece dia 03 de junho em Ribeirão Preto, terá de roda gigante adaptada a shows com intérprete de libras, equipamentos de audiodescrição e estruturas acessíveis em todos os setores. Projetos são assinados pelo Banco do Brasil.

 

A edição de 20 anos do João Rock se aproxima e, mais uma vez, prioriza a inclusão e a acessibilidade ao evento. O Festival acontece no sábado, dia 03 de junho, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto/SP. São mais de 30 atrações em 4 palcos e garantindo 14 horas ininterruptas de música e diversão. Os ingressos estão esgotados. 

Para garantir o acesso de todos os públicos, a organização junto ao Banco do Brasil, patrocinador oficial do festival, investiu em uma estrutura com acessibilidade em todos os setores: camarotes, pista, área de alimentação e outros espaços de ativações. Além das adaptações de acesso e locais para curtir os shows, o atendimento humanizado, intérpretes de libras, filas exclusivas e audiodescrição também estão entre as ações desenvolvidas pelo evento. 

Estarão disponíveis e sinalizadas áreas específicas e com fácil acesso para entrada e saída do festival, dentro dos camarotes e área de alimentação, além de banheiros adaptados em todos os setores. As filas também serão prioritárias, com caixas adaptados para atender pessoas com mobilidade reduzida.

Para apoiar todo este acesso de forma ainda mais efetiva, está a equipe da KIT LIVRE – marca que cria soluções capazes de aumentar a liberdade de pessoas que dependem de cadeira de rodas para locomoção – que oferecem adaptação de cadeiras de rodas em moto off-road, trazendo facilidade para a locomoção (inclusive para pessoas com mobilidade reduzida temporariamente como com o uso de talas e gessos).

Também haverá a implantação de "Rotas PCD" – caminhos para acesso de cadeiras de rodas, evitando a necessidade de atravessar multidões ou áreas íngremes e facilitando o trânsito dentro do evento. 

Além disso, o evento contará ainda com a plataforma PCD – espaço elevado para acesso com cadeiras de rodas, que oferece melhor visão dos shows– e com audiodescrição, onde deficientes visuais poderão retirar um equipamento de áudio, que descreve tudo o que está acontecendo no palco.

Os quatro palcos do evento contarão com intérpretes de libras preparados para exibir a tradução de todos os shows. Ou seja, as mais de 14 horas de música ininterruptas que o Festival promete, serão traduzidas em libras. 

Todos os projetos de acessibilidade são assinados pelo Banco do Brasil. Durante o festival, o BB apresentará ainda diversas interações com o público incentivando a conexão entre os valores compartilhados pelas duas marcas que se unem pela primeira vez.

Diversão para todos

A roda gigante que por mais um ano marca presença no festival, também terá cabine adaptada para acesso com cadeiras de rodas. Em parceria com o Banco do Brasil, o brinquedo de 22 metros de altura, proporcionará um visual incrível do festival. A participação é gratuita e com agendamento que deve ser feito no local. 

Estamos sempre em busca de inovar e melhorar nossa estrutura para que todo nosso público possa viver de maneira inesquecível essa experiência que é o João Rock. O festival preza pela acessibilidade e pelo acesso e diversão de todos.”, afirma Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock.
 

Para mais informações acesse: Link

 

Programe-se 
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Line - Up:

  • Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.
  • Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada "Lendas Vol.1".
  • Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.
  • Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

 

A plataforma PCD é um dos projetos de acessibilidade presentes na  20ª edição do João Rock, que acontece no dia 03 de junho, em Ribeirão Preto/SP - divulgação

31 mai/23

Dia do desafio no Sesc Ribeirão

postado por Kléber Fernandees

Informamos que dia 31 de maio, o Dia do Desafio que chega à sua 29ª edição, sob o tema “Muito mais que um dia!”, indicando os novos desafios desta que é uma das mais importantes campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas e o consequente combate ao sedentarismo, teve mudanças de local no Sesc Ribeirão.

 

Devido à instabilidade do tempo, as atividades que aconteceriam na Praça XV, foram transferidas para a unidade do Sesc Ribeirão, na Rua Tibiriçá, 50 – Centro.

 

Para atender melhor o público, e realizar todas as ações programáticas planejadas, a programação acontecerá no Ginásio do Sesc, a partir das 13h.

 

Seguem as atividades que acontecerão amanhã, 31/5:

 

Beisebol

Vivência recreativa da modalidade utilizando um inflável para arremessos e rebatidas. Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Parabadminton

Através de jogos e brincadeiras mostrar que todos são capazes de praticar esse esporte que é jogado com raquete e peteca e tão pouco conhecido no Brasil.  

Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Tênis de mesa

Vivência da modalidade olímpica tênis de mesa de maneira recreativa e adaptada, incentivando a autonomia e o prazer pelo esporte, estimulando a participação de todos com momentos de muita diversão.  

Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Pular corda é para todo mundo

Com Lezziz Jump Dance  

Pular corda é popular! Para cada idade uma abordagem diferente com a corda, como em um jogo de videogame que você vai passando de fase conforme vai ganhando mais habilidades. A atividade é para todas as idades respeitando os limites individuais de cada um. A oficina começa com exercícios de manipulações, onde o participante só irá saltar quando se sentir seguro e confiante. Quer resgatar aquela sensação de quando você não via a hora de brincar com seus amigos? De um jeito ou de outro todo mundo pode se encantar e acabar entrando na brincadeira. 

Dia 31/5, quarta, das 13h às 15h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Atividades circenses

Respeitável público, que tal conhecer e aprender atividades circenses como claves, bastões, bilboquê, rolo de equilíbrio, prato chinês entre outros. Venham para a praça e divirtam-se. 

Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Basquete de rua

Nesta atividade, o público será convidado a participar da modalidade promovendo a inclusão ao esporte de maneira divertida e descontraída.  

Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

  

Minigolfe

No minigolfe a bola é arremessada com o auxílio de um taco e o objetivo é ultrapassar os obstáculos da pista até que ela caia no último buraco com o mínimo de tacadas possíveis.  

Dia 31/5, quarta, das 13h às 17h.  

Ginásio - Sesc

Livre. Grátis. 50 vagas por ordem de chegada. 

 

DIA DO DESAFIO 2023

Dia: 31 de maio, quarta-feira

Mais informações em: www.diadodesafio.org.brFacebook.com/odiadodesafio

 

No livro "O Segredo de Spalla - Revelações", o escritor Marcelo Brambilla envolve os leitores em um enredo de ação e mistério que atravessa centenas de anos

 

A história de O Segredo de Spalla não é somente sobre almas gêmeas, apesar de Marcelo Brambilla escrever uma trama cativante para fazer o público torcer pelos dois espíritos que se conhecem e se desencontram em várias reencarnações. É, também, uma saga sobre uma aventura secular, que envolve organizações internacionais, entidades religiosas e figuras sobrenaturais.

 

Inicialmente chamado Tommy, o personagem principal é um jovem piloto de motovelocidade que conhece Carol, uma importante maestrina. Os dois se apaixonam, mas o homem logo descobre que eles fazem parte de uma lenda, cujas comprovações estão guardadas nos cofres do Vaticano. De acordo com os boatos, os documentos protegidos pela instituição mostram a verdade sobre Deus. A partir desse momento, ambos se encontram em uma aventura que atravessa o tempo e o espaço. Já no lançamento do terceiro livro, O Segredo de Spalla - Revelações, Tommy se torna Ali, nascido no meio da guerra civil do Iêmen e que precisa ser resgatado por Buhba, seu amigo de muitas vidas e narrador da obra.

 

Buhba, ainda sentia em seus braços o peso do pequeno Ali. Era muito difícil para ele se desvencilhar da imagem sofrida daquela família e do olhar fixo em seus olhos daquele bebê. Era o velho amigo, companheiro de tantas batalhas que voltava aos seus braços, renascido e buscando um novo período de preparação para defender a Lenda de Spalla. (O Segredo de Spalla - Revelações, pg. 59)

 

Eles, entretanto, serão perseguidos por governantes e organizações religiosas dispostos a tudo para colocar as mãos nos poderes de Deus. Mas também contarão com a proteção de animais encantadores, de um pequeno grupo de mulheres e até do Arcanjo Miguel. O escritor ainda insere os leitores em períodos diferentes da história mundial. Trata, por exemplo, da Primeira Guerra Mundial, da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria, além de abordar as consequências desses confrontos nas trajetórias dos personagens.

 

Com esta aventura fantástica e por meio de uma escrita leve, o autor discute sobre religião, valores morais e a importância do combate ao preconceito em suas mais diversas formas. A partir da realidade de cada um dos protagonistas, ele explicita os problemas da sociedade, como a misoginia, o racismo e os conflitos de poder.

 

 

FICHA TÉCNICA

Título: O segredo de Spalla - Revelações
Autor: Marcelo Brambilla
Editora: Ases da Literatura
ISBN: 9786554280822
Páginas: 348
Preço: R$ 79,90 (físico) e R$ 24,99 (e-book)
Onde comprar: Amazon

 

Os eventos do Pátio Metrô São Bento são gratuitos e prometem agitar a cidade

 

O mês de junho será repleto de eventos culturais no Centro de São Paulo. Muita música, homenagem a Tim Maia, hip hop, samba-rock, sustentabilidade e Tour Guiado pela Cidade. Tudo isso vai rolar no Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Para a diversão ficar completa a programação será totalmente gratuita e voltada para públicos diversos.

 

Confira abaixo a programação completa:
Tour Guiado - Destaques do Centro Histórico (passeio)
O passeio a pé percorre os principais pontos do Centro Histórico de São Paulo, como o Edifício Martinelli e o Mosteiro de São Bento. Caminhando pelas ruas, o guia contará as curiosidades e o processo de formação da Cidade de São Paulo, revisitando a história desde o período colonial até a República.

 

Serviço:
Quando: Todos os sábados
Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito à lotação
Local: Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, 109 – dentro do metrô São Bento
Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo

 

Aula Aberta de Samba-Rock
Todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Todas as quartas-feiras, os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino embalam os alunos em aulas abertas de Samba-Rock ao ar livre, que acontecem na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento.

 

Serviço:
Data: Todas as quartas, das 18h30 às 20 horas
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Contribuição consciente no chapéu

 

Encontro de Hip Hop
Muitos não sabem, mas o Pátio da São Bento é o berço do Hip Hop paulistano. E essa história segue viva nos encontros mensais que continuam acontecendo na Praça da Colmeia.

 

Serviço:
Data: 24/06 das 14h às 19h
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito

 

3º Concurso de Música de Rua - Toca Aí! - Seletivas
Até 11 de julho, os 70 artistas escolhidos na fase das Seletivas do 3º Toca Aí! se apresentam no Pátio Metrô São Bento, no Centro de São Paulo. Todos os shows terão livre acesso ao público e os músicos de rua poderão colocar o “chapéu” para receber contribuições enquanto se apresentam.

 

Serviço:
Data: Até 11/07
Programação completa em: www.tocaai.art.br
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito

 

PÁTIO CULTURAL COM SESC FLORÊNCIO DE ABREU

Vivência - Sustentabilidade
Imersão Florestal Urbana
Do dia 12 a 16 de junho, das 10 às 14 horas, com Cauã Messinetti e Luanda Bauly, educadores socioambientais
Experiência multissensorial imersiva em que as pessoas participantes são convidadas a uma pausa para se conectarem com elementos da natureza, por meio da estimulação dos cinco sentidos e da imaginação. A atividade foi desenvolvida a partir de adaptação dos chamados "Banhos de Floresta", vivências que promovem benefícios orgânicos e psicológicos na interação com florestas e seus elementos, com o objetivo de proporcionar um contato com esses benefícios também em espaços urbanos.

 

Duração da imersão: 10 a 15 minutos.
Cauã Messinetti: Educador Socioambiental, formado em Gestão Ambiental pela USP Leste. Permacultor especializado em Compostagem. Experiência na Morada da Floresta como suporte das vermicomposteiras e coordenando o projeto Escolas Mais Orgânicas e o Composta São Paulo, e com Abelhas sem Ferrão. Idealizador e colaborador do Coletivo Urbano e Rural de Reforma Alimentar, fez cursos de construção de cisternas, bioconstrução, sobre a cultura do Bambu e Melipolicultura. Desenvolve trabalhos com Agroecologia desde 2014, além de oficinas, cursos, projetos e consultorias. Experiência com o terceiro setor onde trabalhou com Alimentação orgânica e reforma agrária no Instituto Feira livre e no instituto Terra Viva. Há mais de 10 anos segue atuando e polinizando os lugares onde passa com projetos de Educação Ambiental, captando e executando-os de forma autônoma em Escolas, Empresas, unidades do Sesc, Ongs e Associações.


Luanda Bauly: Educadora, mãe e pesquisadora. Experienciadora de ferramentas de regeneração e da educação pelos sentidos, trilhando caminhos possíveis em busca de reconexão com o eu, com o outro e com o mundo. Facilitadora de experiências para reavivamentos dos sentidos a partir dos sons, tons, gestos e da palavra, em um contexto de observação do ritmo e das tecnologias da floresta. Em sua jornada de pesquisa foi atravessada por estudos e encontros com a Educação pelos Detalhes e o Jogo Heurístico (Eleonor Goldshimied e Paulo Fochi), Educação pelo Vínculo e Autonomia de Movimentos (Emmy Pikler e Maria Montessouri), Abordagens em educação pelo fio condutor da arte (Anne Marie Homl e Ana Mae Barbosa), Educação Brincante (Chico dos Bonecos e Lydia Hortélio), Educação Somática (Wilhelm Reich, Roberto Freire, José ngelo Gaiarsa, João da Mata, Joviniano Resende e Arhur Gaiarsa), e reflexões sobre a natureza e o Imaginário na Educação (Gandhy Piorky). Experimentou práticas do fazer e pensar educação em projetos como: Cultura da Infância, Ateliê Carambola e Voe Educacional, além dos estudos e implementação de abordagens inovadoras para educação infantil e Fundamental I no Sistema Anglo de Ensino.

 

Serviço
Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 12 a 16, das 10h às 14h
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito

 

Show
Tim Maia 80 anos, Baile Do Síndico, por Frã Finamore
Dia 14/06, das 10 às 14 horas
De berço musical, Frã Finamore faz parte da terceira geração de músicos de sua família. Neto de Octavio Franchini, trombonista e saxofonista, que acompanhou orquestras de Silvio Mazzuca, Simonetti e Osmar Milani, é compositor e foi vencedor do primeiro festival de música do Butantã com uma canção de sua autoria intitulada "Brother Soul Funk!", tema esse que presta uma ode ao movimento Soul. Paralelo ao trabalho autoral, idealizou o espetáculo "Homenagem Soul". Em 2021 começou a formatação do Baile Do Síndico, um tributo a uma de suas grandes influências, Tim Maia. Desde então o Baile Do Síndico tem circulado em uma edição especial em comemoração aos 80 anos do artista.

 

Serviço:
Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 14/06, 10 às 14h
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito

 

 

Museu do Futebol tem como destaques mostra sobre Copas do Mundo de Futebol Feminino e A Feira do Livro na Praça Charles Miller. Já o Museu da Língua Portuguesa é uma experiência incrível sobre a diversidade do português do Brasil

 

Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol, ambas instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, estarão funcionando normalmente no feriado do Corpus Christi e no fim de semana da 27ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. São, portanto, ótimas opções de passeio para quem vai estar na capital paulista entre os dias 8 e 11 de junho. Os ingressos para ambos os espaços podem ser adquiridos, antecipadamente, pela internet ou diretamente na bilheteria.  

 

No Museu do Futebol, um dos atrativos é a mostra temporária Rainhas de Copas, que apresenta as atletas brasileiras que fizeram história nas edições das Copas do Mundo de futebol feminino, cuja primeira edição aconteceu somente em 1991, 61 anos depois da versão inaugural da Copa para os homens. Há fotos, vídeos e depoimentos de mulheres que, lutando contra o preconceito e o machismo, conquistaram vitórias e medalhas importantes para o desenvolvimento da modalidade.  A curadoria é de Aira Bonfim, Juliana Cabral, Lu Castro e Silvana Goellner. Trata-se de um passeio imperdível, ainda mais em ano de Copa do Mundo de Futebol Feminino – a próxima edição do torneio, que será realizado na Nova Zelândia e na Austrália, começará em 20 de julho.  

 

Além disso, entre os dias 7 e 11 de junho será realizada bem na frente do Museu do Futebol a segunda edição d’A Feira do Livro na praça Charles Miller, com debates acontecendo também no auditório do Museu. Durante a realização da Feira, todos os públicos pagam meia entrada para entrar no Museu – ou seja, R$ 10.  

 

Prestes a celebrar dois anos de sua reinauguração, o Museu da Língua Portuguesa tem como destaque a sua exposição principal, na qual o visitante conhece a diversidade e a riqueza do português do Brasil. Ela é dividida em diferentes experiências lúdicas e interativas. Na instalação Palavras Cruzadas, por exemplo, o público pode descobrir a origem de vocábulos como gay, que vem do inglês, e travesti, que vem do francês. Já no Falares, há depoimentos de nomes como a cartunista Laerte e Paula Beatriz de Souza Cruz, a primeira diretora trans da rede estadual de ensino de São Paulo – tal experiência da exposição principal revela a pluralidade da língua portuguesa dentro do território brasileiro.  

 

Caso o visitante queira fazer um tour especial com os educadores do Museu, há duas opções de horários, tanto no sábado quanto no domingo: às 10h e às 13h, acontece uma visita mediada pela exposição principal; e às 11h e às 15h, é a vez de um passeio pelo histórico prédio da Estação da Luz. Os grupos, de até 15 pessoas, são formados por ordem de chegada, perto da bilheteria do pátio A. Uma outra dica é ir até o terraço do prédio, espaço aberto para visitantes após a reinauguração do Museu, e fazer uma foto com a torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.   

 

Combo Museu da Língua Portuguesa e Museu do Futebol 
Quem optar comprar o ingresso para o Museu da Língua Portuguesa pela internet pode garantir a entrada para o Museu do Futebol pela metade do preço. A promoção é válida somente para as compras pela internet iniciadas pelo ingresso do Museu da Língua Portuguesa. 

Vale lembrar que, aos sábados, a entrada do Museu da Língua Portuguesa é gratuita; já no Museu do Futebol, quem o visita às terças-feiras não paga nada. 

 

 

SERVIÇO  
Museu do Futebol  
Exposição temporária Rainhas de Copas  
Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)  
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)  
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)  
Entre 7 e 11 de junho, R$ 10 para todos os públicos 
Crianças até 7 anos não pagam  
Grátis às terças-feiras  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet
https://bileto.sympla.com.br/event/78348/d/194017/s/1305041
Estacionamento com Zona Azul Especial — R$ 6,08 por três horas  

 

Museu da Língua Portuguesa  
Exposição principal  
Praça da Luz, s/nº - Luz – São Paulo  
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)  
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)  
Grátis para crianças até 7 anos  
Grátis aos sábados  
Acesso pelo Portão A  
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:  
https://bileto.sympla.com.br/event/68203  
www.museudalinguaportuguesa.org.br  

 

SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL  
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho — o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura.  

 

É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. 

 

PATRONÍCIO E PARCERIAS  
A Temporada 2023 do Museu do Futebol conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, são Patrocinadores: Goodyear, Rede, Sabesp e Farmacêutica EMS. Conta ainda com o Apoio do Mercado Livre e com as Empresas Parceiras: Evonik Brasil e Banco Safra. São Parceiros por meio da Lei de Incentivo ao Esporte: Braskem, Pinheiro Neto Advogados e TCL. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de Mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  

A exposição Rainhas de Copas fica em cartaz até 27 de agosto e conta com o Patrocínio Máster do Banco Bmg, com o Patrocínio da Goodyear, da Rede e da Sabesp; e com o Apoio da Farmacêutica EMS e do Mercado Livre – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA  
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.  

 

PATROCÍNIOS E PARCERIAS   
A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa tem Patrocínio Máster da EDP e Patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.  A Temporada 2023 conta com Patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e do Grupo Globo, com Apoio do BNY Mellon e da PwC Brasil, e com as empresas parceiras Marsh McLennan, Eaton, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize, JCDecaux e Helloo são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

26 mai/23

João Rock anuncia ordem e horários de shows

postado por Kléber Fernandees

Festival acontece no dia 03 de junho, em Ribeirão Preto/SP. Ingressos de todos os setores já estão esgotados

 

A organização do festival João Rock divulgou nesta terça-feira, dia 16 de maio, a ordem e horários dos shows de cada um de seus quatro palcos. O evento acontece no dia 03 de junho, no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto, para um público estimado em mais de 70 mil pessoas.  São mais de 30 grandes atrações no line-up como Pitty, CPM 22, Planet Hemp, Emicida, Mutantes, Zé Ramalho, Gilberto Gil, Marina Sena, Manu Gavassi, Ana Carolina, entre outros.  

 

Horários e atrações especiais 
Os portões do Parque Permanente de Exposições abrem para o público às 13h. A programação tem início às 14h, no Palco João Rock com a final da batalha de rimas - em parceria com a Batalha da Aldeia e a Casa 1 – reunindo os quatro MCs semifinalistas. Na sequência, às 15h, tem a apresentação da vencedora do tradicional Concurso de Bandas do evento.  

 

Confira, abaixo, os horários dos shows e seus respectivos palcos.

 

Palco João Rock
14h - Final Batalha de Rimas
15h - Finalista do Concurso de Bandas
15h40- Gilsons
16h45 – Capital Inicial
17h50 - Pitty
18h55 - Ira!
20h - BaianaSystem

21h05 - CPM22
22h10 - Emicida e convidados
23h15 - Planet Hemp
00h20 - L7nnon e Filipe Ret + convidados

 

Palco Brasil
15h30 - Tom Zé
17h30 - Mutantes
19h30 - Zé Ramalho
21h30 - Alceu Valença 
23h30 - Gilberto Gil  


Palco Aquarela
14h30 - Majur
16h30 - Marina Sena
18h30 - Flora Matos
20h30 - Manu Gavassi canta Fruto Proibido 
22h30 - Ana Carolina - canta Cássia Eller 


Palco Fortalecendo a Cena

15h30 - Hyperanhas
17h30 - Borges
19h30 - Tasha & Tracie
21h30 - Major RD
23h30 - Don L 


Programe-se 
João Rock 20 anos
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Mais informações: Link

(Imagem) - Os portões do Parque Permanente de Exposições abrem para o
público às 13h - Divulgação

 

26 mai/23

A oficina lúdica, que está na Praça de Eventos B, reúne desenhos que ganham vida em um oceano digital interativo. As crianças também podem se divertir com um inflável gigante, oficinas e jogos.

 

A criançada vai soltar a imaginação e se divertir em uma atração inédita, em que os desenhos e cores ganham vida em um oceano digital interativo. O RibeirãoShopping recebe o evento “Arte Embaixo D’Água”, que está na Praça de Eventos B, no Setor Terra Vermelha, até o dia 25 de junho, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

 

No espaço temático, os pequenos participantes recebem um desenho de um animal marinho que, após sua coloração com giz de cera e lápis de cor, é digitalizado e transmitido no painel de Led de alta resolução com imagens do fundo do oceano. As crianças podem ainda, se divertir em um inflável gigante com obstáculos, escorregador inflável, cama de gato, quebra-cabeça, entre outras atividades. A oficina é realizada com turmas de até 15 crianças.

 

Os ingressos, que dão direito a meia hora de diversão, custam R$ 30. Eles podem ser comprados na bilheteria do evento ou antecipados pela Sympla. Os ingressos comprados na bilheteria do evento ou pelo app Multi, de segunda a quinta-feira, custam R$ 25. Crianças menores de seis anos devem estar acompanhadas pelos pais e/ou responsáveis. Os adultos não pagam entrada.

 

Reafirmando o compromisso do RibeirãoShopping com a diversidade e inclusão, crianças com deficiência pagarão 50% do valor, mediante apresentação de laudo médico ou outra documentação que comprove o benefício. A criança deve estar acompanhada de um responsável maior de 18 anos, que não terá o ingresso cobrado.

 

 

 

Serviço

Arte Embaixo D’Água

Data: 11/05 a 25/06

Local: Praça de Eventos B, Setor Terra Vermelha do RibeirãoShopping - Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 - Jd California - Ribeirão Preto - SP

Horário de funcionamento: de segunda a sábado: das 10h às 22h e aos domingos e feriados: das 14h às 20h

Valor ingresso: R$ 30 (bilheteria) – R$ 34,50 (Sympla) – R$ 25 (Multi e bilheteria, de segunda a quinta-feira)

Mais informações: www.ribeiraoshopping.com.br e @ribeiraoshopping / @pontoorgeventos

25 mai/23

Fundada no início de 2022 a banda Johnny e os Bravos tenta trazer de volta os estilos que fizeram história entre as décadas de 20 a 50 do século XX, (Country Music, Bluegrass, Hot Jazz, Hillbilly e Folk) fazendo versões de músicas populares na roupagem desses estilos. Participando de todos os tipos de eventos, Johnny e os Bravos apresentam um show com uma energia fora do comum, não deixando nenhuma batida de pé passar em branco. Atualmente, a banda está preparando seu primeiro álbum de estúdio, a ser lançado em todas as plataformas digitais no início de 2023. Banda é composta por:


Moa – Vocalista, Violão, Gaitas e Piano.
Diether – Voz 2, Banjo Americano, Dobro e Kazoo
Luiz – Voz 3, Baixo acústico e Kazoo

28 de Julho 20h - TEATRO MUNICIPAL Rib.Preto
Ingressos: WWW.MEGABILHETERIA.COM
R$ 60,00 inteira R$ 30,00 meia - PRIMEIRO LOTE.

 

25 mai/23

Primeira edição do “Infesta” acontece em Ribeirão Preto

A Vida pelo Buraco da Fechadura é o tema do evento, que leva o teatro de Nelson Rodrigues ao público da cidade

 

Ribeirão Preto (SP), 24 de maio de 2023 - A Cia Representando a Arte inaugura o “Infesta”, um festival que busca celebrar o teatro brasileiro. Serão quatro dias de evento, de 1 a 4 de junho, com atividades abertas e gratuitas, classificação livre e retirada de ingresso no local com uma hora de antecedência. A programação faz parte das comemorações do aniversário de 167 anos de Ribeirão Preto que acontecem durante todo o mês de junho.  

A agenda conta com: bate-papo “O Teatro Brasileiro”, com o pesquisador Daniel Marano, às 20h do dia 1, no Palácio do Rio Branco; espetáculo “Doroteia” performado pelo Grupo Fócu de Teatro, às 20h do dia  2, no Teatro Municipal; oficina “Corpo – Texto: o trabalho físico da arte de ator”, ministrada também pelo grupo, Fócu, das 14h às 18h do dia 3, no Centro Cultural Arteia; bate-papo “O Teatro de Nelson Rodrigues”, com Crica Rodrigues (atriz, pesquisadora e neta de Nelson Rodrigues), às 20h do dia  3, no Palácio do Rio Branco; e, por fim, sarau e aula aberta, às 19h do dia  4, na Arena Porão.

 

O festival foi projetado para levar ao interior do país — mais especificamente de São Paulo — as potencialidades do teatro brasileiro. Trata-se de uma iniciativa que busca promover o diálogo entre os fazeres diversos da artesania teatral e demonstrar a  força da cultura nacional. Para além disso, conforme Richard Oliveira, diretor geral da Cia, o objetivo do “Infesta” é, também, “enaltecer o teatro brasileiro e criar uma ação gratuita de arte no interior do estado”, prometendo torná-la acessível e alcançável.

 

A ideia de vincular o “Infesta” a Nelson Rodrigues, ainda segundo o diretor, surgiu da necessidade de ampliar para a cidade o já existente projeto do Programa de Ação Cultural (PROAC), “Rodrigueando por São Paulo”. Iniciativa que também foi responsável por levar para 12 cidades em seis regiões do estado o espetáculo “Doroteia”, que também será estrelado em Ribeirão Preto pelo Grupo Fócu de Teatro.

 

Richard Oliveira diz que fazer parte da agenda cultural de Ribeirão Preto está sendo um desafio, pois na sua ótica, Ribeirão Preto é um centro de referência tanto para o teatro quanto para outras manifestações artísticas e no que se refere a grupos independentes. “Poder trazer mais uma ação para cidade é a realização de um sonho. Queremos produzir aqui e deixar aqui o que produzimos”, reflete.

 

Direcionado a estudantes de teatro e artistas em geral, amantes de literatura, dramaturgia, história, cultura brasileira e o público em geral, o evento propõe uma revolução cultural em clima de festa.  “A nossa ideia é que o Infesta, com os anos, cresça e ocupe cada vez mais espaços, como uma infestação de arte em todo lugar”, acrescenta.

 

O festival é uma produção da Cia Representando a Arte, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceira com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Secretaria de Cultura e Turismo do município, com apoio de Amo Dança, Gitirana Produções, Arena Porão, Centro Cultural Cerâmica e Centro Cultural Arteia.

 

 

SERVIÇO
O que:
1ª edição do Infesta – Festival de Teatro, em Ribeirão Preto (SP)
Data: 1 a 4 de junho


Programação completa do evento

1/6 - 20h

Bate Papo "O Teatro Brasileiro"

Com Daniel Marano, pesquisador do Rio de Janeiro (RJ).

Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 - Centro, Ribeirão Preto/SP.

 

2/6 – 20h

Espetáculo teatral DOROTÉIA de Nelson Rodrigues

Com Grupo Fócu de Teatro

Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto – Via São Bento, S/N - Campos Elíseos, Ribeirão Preto/SP.

O Grupo Fócu de Teatro - Núcleo de Pesquisa e Produção Teatral da Cia Representando a Arte apresenta o espetáculo de repertório"Dorotéia", de Nelson Rodrigues.  

 

3/6 – 14h às 18h

Oficina "Corpo - Texto: O Trabalho Físico da Arte de Ator"

Com Grupo Fócu de Teatro

Local: Centro Cultural ARTEIA – Rua Dr Paulo Tinoco Cabral, 230 - Jd São Luiz, Ribeirão Preto/SP

A oficina é uma abertura de parte do processo de construção do espetáculo Dorotéia. Ministrada por integrantes do Grupo Fócu de Teatro, caminhará pelas práticas e treinamentos que o grupo desenvolveu e, ainda desenvolve, nos processos de construção, manutenção e pesquisa do espetáculo.

OBS.: necessário efetuar inscrição previamente.

 

3/06 – 20h

Bate Papo "O Teatro de Nelson Rodrigues"

Com Crica Rodrigues

Local: Palácio do Rio Branco – Rua Visconde do Rio Branco, 943 - Centro, Ribeirão Preto/SP

A atriz e pesquisadora Crica Rodrigues falará sobre o Teatro de Nelson Rodrigues, trazendo uma perspectiva não apenas teórica, mas familiar a respeito da obra e vida de seu avô.

 

4/6 – 19h

“Sarau de Cenas Bonitinhas, mas Ordinárias” e Aula aberta

Local: Arena Porão – Rua 21 de abril, 375 - Vila Tibério, Ribeirão Preto/SP

Apresentação de conclusão da oficina "Trágicas, Míticas e Psicológicas: o Teatro Desagradável de Nelson Rodrigues" realizada pelo Grupo Fócu de Teatro. Serão apresentados recortes de obras do autor, que foram dirigidos e organizados pela atriz e diretora do Grupo Fócu de Teatro, Gracyela Gitirana. Após o sarau, haverá uma aula aberta com a professora e pesquisadora Renata Soares Junqueira. A aula "Nelson Rodrigues: O Inferno é Aqui!" falará sobre a pesquisa realizada pela autora na construção de seu livro "Nelson, o Alquimista do Inferno: algo mais sobre Nelson Rodrigues no teatro e no cinema".

24 mai/23

USP Filarmônica convida maestro Marcelo Jardim

postado por Kléber Fernandees

Apresentação acontece na próxima terça-feira (30), às 20h, no Theatro Pedro II com entrada gratuita

 

A USP Filarmônica se apresenta gratuitamente na próxima terça-feira (30), às 20h, no Theatro Pedro II, com participação da solista Gabriela Vian (soprano), sob regência do maestro convidado Marcelo Jardim, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EM-UFRJ) e em parceria com o Projeto Sinos (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), pelo programa Arte de Toda Gente, da Funarte e UFRJ.

O repertório é dedicado a compositores brasileiros e conta com obras de José Maurício Nunes Garcia, Radamés Gnatalli, Tulio Mourão, Alberto Nepomuceno, Sérgio Di Sabbatto, José Siqueira, Hudson Nogueira e Chiquinha Gonzaga.

Como sempre nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra recebe o público de forma livre e gratuita, sem apresentação de ingressos.

O mesmo repertório será executado na quarta-feira (31), às 20h, no Teatro Municipal de São Carlos. A distribuição dos convites para o público em geral acontecerá no próprio Teatro Municipal de São Carlos, no dia do Concerto, a partir das 19h30.

 

Concertos USP

Este será o 168º concerto da USP Filarmônica pela série Concertos USP, que é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II. Na ocasião, a USP Filarmônica realiza o concerto em conjunto com o SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), projeto que faz parte do programa ARTE DE TODA GENTE, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

 

 

Serviço

Ribeirão Preto – Theatro Pedro II

Data: 30/05

Horário: 20h

Local: Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 (Centro)

Entrada gratuita

Festival reúne os pioneiros da música popular brasileira e novas promessas da cena atual em seus quatro palcos, no dia 03 de junho em Ribeirão Preto - SP
 

Acompanhando as transformações artísticas e reverenciando a diversidade cultural do país, o João Rock reflete em seus 20 anos de estrada o atual panorama na música nacional. Ao integrar artistas de diferentes gerações, o festival se tornou um polo cultural que consagra a pluralidade da cena musical do país, entre demais manifestações artísticas, em um só espaço. 
 

Este ano, em edição comemorativa - que acontece no dia 03 de junho, com estimativa de receber 70 mil pessoas - o João Rock chega com quatro palcos e estrutura ampliada trazendo mais de 30 atrações musicais e ações interativas com o público, como roda-gigante, tirolesa, pista de skate e outras inovações.
 

Com a presença de Gilberto Gil, Zé Ramalho, Mutantes, entre outros pioneiros da MPB no palco Brasil “Lendas – Vol. 1”, o João Rock dedica o espaço ao prestígio de nomes da história da música nacional e reúne fãs de todas as idades, reverenciando as inspirações.
 

“Eu e os meus pais vimos juntos pela primeira vez o show do Gil no João Rock, referência para mim e para eles não só da música, mas também, de manifesto cultural brasileiro. O João Rock é um espaço plural que proporciona às pessoas de diferentes idades e regiões do país a oportunidade de prestigiar os artistas que tanto admiram e, que ainda conheçam mais da cena atual da música brasileira. É um prazer gigante ver os meus pais reverenciando seus artistas favoritos e eu poder apresentar a eles os meus também”, conta Bruna Gentil (25), que acompanha o festival ao lado do pai Adilson (62) desde 2018. 
 

Os palcos Fortalecendo a Cena e Aquarela, dedicado às produções independentes e vozes femininas da música brasileira, respectivamente, são espaços para as novas promessas da cena musical exibirem e explorarem diferentes manifestos artísticos, com linhas de afrobeat e R&B, rap, hip hop e MPB, trazendo novos ritmos e gêneros musicais ao festival. É neste cenário que a edição comemorativa de 20 anos reúne gerações nos palcos e no público, permitindo que os jovens de hoje e dos anos 70, 80 e 90 revejam seus ídolos e também sejam apresentados ao novo. 
 

Além disso, nomes como Emicida, Pitty e Capital Inicial figuram ao lado de L7nnon e Filipe Ret e Gilsons, se apresentando no Palco João Rock, onde também os amantes do rock conhecerão a banda Lane, vendedora do concurso de bandas. Mais uma vez, uma mistura de emoções, gerações, música e encontros que é o que se propõe o festival nesta edição. 

Programe-se 
Data: 3 de junho
Local: Parque Permanente de Exposições/ Ribeirão Preto (SP)
Line - Up:

  • Palco João Rock: L7nnon e Filipe Ret + convidados, Emicida + convidados, Capital Inicial, BaianaSystem, Pitty, CPM 22, Gilsons, Ira! e Planet Hemp no formato "non stop", sem intervalos.
  • Palco Brasil: Tom Zé, Mutantes, Zé Ramalho, Alceu Valença e Gilberto Gil na edição especial intitulada "Lendas Vol.1".
  • Palco Aquarela: Flora Matos, Majur, Marina Sena, além de dois projetos especiais: Manu Gavassi canta Fruto Proibido e Ana Carolina - canta Cássia Eller.
  • Palco Fortalecendo a Cena: Borges, Major RD, Hyperanhas, Tasha & Tracie e Don L.

 

Festival integra artistas de diferentes gerações no dia 03 de junho, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto/SP - crédito: Rafael Cautella

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.