Os eventos do Pátio Metrô São Bento são gratuitos e prometem agitar a cidade

O mês de junho será repleto de eventos culturais no Centro de São Paulo. Muita música, homenagem a Tim Maia, hip hop, samba-rock, sustentabilidade e Tour Guiado pela Cidade. Tudo isso vai rolar no Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Para a diversão ficar completa a programação será totalmente gratuita e voltada para públicos diversos.

Confira abaixo a programação completa:
Tour Guiado - Destaques do Centro Histórico (passeio)
O passeio a pé percorre os principais pontos do Centro Histórico de São Paulo, como o Edifício Martinelli e o Mosteiro de São Bento. Caminhando pelas ruas, o guia contará as curiosidades e o processo de formação da Cidade de São Paulo, revisitando a história desde o período colonial até a República.

Quando: Todos os sábados
Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito à lotação
Local: Pátio Metrô São Bento
Endereço: Largo São Bento, 109 – dentro do metrô São Bento
Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo

Aula Aberta de Samba-Rock
Todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Todas as quartas-feiras, os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino embalam os alunos em aulas abertas de Samba-Rock ao ar livre, que acontecem na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento.

Data: Todas as quartas, das 18h30 às 20 horas
Valor: Contribuição consciente no chapéu

Encontro de Hip Hop
Muitos não sabem, mas o Pátio da São Bento é o berço do Hip Hop paulistano. E essa história segue viva nos encontros mensais que continuam acontecendo na Praça da Colmeia.

Data: 24/06 das 14h às 19h

3º Concurso de Música de Rua - Toca Aí! - Seletivas
Até 11 de julho, os 70 artistas escolhidos na fase das Seletivas do 3º Toca Aí! se apresentam no Pátio Metrô São Bento, no Centro de São Paulo. Todos os shows terão livre acesso ao público e os músicos de rua poderão colocar o “chapéu” para receber contribuições enquanto se apresentam.

Data: Até 11/07
Programação completa em: www.tocaai.art.br

PÁTIO CULTURAL COM SESC FLORÊNCIO DE ABREU

Vivência - Sustentabilidade
Imersão Florestal Urbana
Do dia 12 a 16 de junho, das 10 às 14 horas, com Cauã Messinetti e Luanda Bauly, educadores socioambientais
Experiência multissensorial imersiva em que as pessoas participantes são convidadas a uma pausa para se conectarem com elementos da natureza, por meio da estimulação dos cinco sentidos e da imaginação. A atividade foi desenvolvida a partir de adaptação dos chamados "Banhos de Floresta", vivências que promovem benefícios orgânicos e psicológicos na interação com florestas e seus elementos, com o objetivo de proporcionar um contato com esses benefícios também em espaços urbanos.

Duração da imersão: 10 a 15 minutos.
Cauã Messinetti: Educador Socioambiental, formado em Gestão Ambiental pela USP Leste. Permacultor especializado em Compostagem. Experiência na Morada da Floresta como suporte das vermicomposteiras e coordenando o projeto Escolas Mais Orgânicas e o Composta São Paulo, e com Abelhas sem Ferrão. Idealizador e colaborador do Coletivo Urbano e Rural de Reforma Alimentar, fez cursos de construção de cisternas, bioconstrução, sobre a cultura do Bambu e Melipolicultura. Desenvolve trabalhos com Agroecologia desde 2014, além de oficinas, cursos, projetos e consultorias. Experiência com o terceiro setor onde trabalhou com Alimentação orgânica e reforma agrária no Instituto Feira livre e no instituto Terra Viva. Há mais de 10 anos segue atuando e polinizando os lugares onde passa com projetos de Educação Ambiental, captando e executando-os de forma autônoma em Escolas, Empresas, unidades do Sesc, Ongs e Associações.

Luanda Bauly: Educadora, mãe e pesquisadora. Experienciadora de ferramentas de regeneração e da educação pelos sentidos, trilhando caminhos possíveis em busca de reconexão com o eu, com o outro e com o mundo. Facilitadora de experiências para reavivamentos dos sentidos a partir dos sons, tons, gestos e da palavra, em um contexto de observação do ritmo e das tecnologias da floresta. Em sua jornada de pesquisa foi atravessada por estudos e encontros com a Educação pelos Detalhes e o Jogo Heurístico (Eleonor Goldshimied e Paulo Fochi), Educação pelo Vínculo e Autonomia de Movimentos (Emmy Pikler e Maria Montessouri), Abordagens em educação pelo fio condutor da arte (Anne Marie Homl e Ana Mae Barbosa), Educação Brincante (Chico dos Bonecos e Lydia Hortélio), Educação Somática (Wilhelm Reich, Roberto Freire, José ngelo Gaiarsa, João da Mata, Joviniano Resende e Arhur Gaiarsa), e reflexões sobre a natureza e o Imaginário na Educação (Gandhy Piorky). Experimentou práticas do fazer e pensar educação em projetos como: Cultura da Infância, Ateliê Carambola e Voe Educacional, além dos estudos e implementação de abordagens inovadoras para educação infantil e Fundamental I no Sistema Anglo de Ensino.

Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 12 a 16, das 10h às 14h

Show
Tim Maia 80 anos, Baile Do Síndico, por Frã Finamore
Dia 14/06, das 10 às 14 horas
De berço musical, Frã Finamore faz parte da terceira geração de músicos de sua família. Neto de Octavio Franchini, trombonista e saxofonista, que acompanhou orquestras de Silvio Mazzuca, Simonetti e Osmar Milani, é compositor e foi vencedor do primeiro festival de música do Butantã com uma canção de sua autoria intitulada "Brother Soul Funk!", tema esse que presta uma ode ao movimento Soul. Paralelo ao trabalho autoral, idealizou o espetáculo "Homenagem Soul". Em 2021 começou a formatação do Baile Do Síndico, um tributo a uma de suas grandes influências, Tim Maia. Desde então o Baile Do Síndico tem circulado em uma edição especial em comemoração aos 80 anos do artista.

Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 14/06, 10 às 14h