25 out/15

Candido Portinari - Vida e Obra

postado por Diogo Branco



Candido Portinari foi um artista plástico brasileiro.

Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão. Portinari é considerado um dos artistas mais prestigiados do Brasil e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Depois de estudar na Escola Nacional de Belas-Artes no Rio de Janeiro, Portinari viajou para a Europa e, desde então, passaria a ser influenciado pelas correntes da pintura moderna, em especial o cubismo e o expressionismo. Foi o primeiro modernista brasileiro premiado no exterior, com a tela Café.




Seu trabalho é conhecido mundo afora graças aos painéis que fez para a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, em Washington, e para a sede da ONU, em Nova York.



Esse último trabalho, intitulado Guerra e Paz, apresenta os temas que Portinari costumava retratar: a mãe com o filho morto, o retirante e o trabalhador. Grande parte de suas figuras humanas não possuem rostos e revelam o sofrimento advindo da pobreza.



Quer conhecer mais sobre a vida e obra de renomados artistas plásticos como Portinari?
É só acessar a nossa categoria Galeria.
Imperdível.  Arte e cultura você encontra sempre aqui, no Farofa!




22 out/15

Antes do mundo acabar, ela precisava cantar seu samba.
Zélia, que já flertava com o ritmo desde seu primeiro álbum - Outra Luz - no qual ainda se apresentava como Zélia Cristina, julga o atual momento de sua carreira como ideal para se aprofundar nesse universo. Em "Antes Do Mundo Acabar", encontramos uma cantora plena e realizada por finalmente cantar o seu estilo preferido.




Não espere por mais um álbum de samba feito por uma intérprete de MPB que resolveu se aventurar neste já tão preferido universo brasileiro. Zélia Duncan beirou o impossivel ao criar algo inédito dentro do mundo do samba. Recebido muito bem pela crítica nacional, seu novo álbum é impar por ter conseguido timbrar uma personalidade própria. São 14 faixas, quase todas autorais feitas em parceria com laureados nomes da estirpe de Arlindo Cruz, Zeca Baleiro e Pedro Luís. 

O álbum abre com o tambor de macumba do percussionista Thiago da Serrinha, que, junto com os violões de Marco Pereira e Webster Santos, integra com maestria a pequena escola de samba que conduz a sonoridade deste álbum. Há um ar de descontração e leveza do início ao fim do álbum. Um samba descontraído de Paulinho da Viola - Pintou um Bode - ganha agora a voz grave de Zélia, 26 anos após ter sido lançado pelo compositor carioca. Outras promissoras faixas são "Olha, o Dia Vem Aí", samba cotidiano repleto de leveza, e "No Meu País", que suaviza uma discreta crítica social com sua melodia.





Com a turnê prevista para começar em 2016 (por estar com agenda lotada este ano), a cantora nos convida a um elegante passeio pelas várias vertentes do samba em seu mais novo álbum, todas dotadas de estilo próprio e timbre inconfundível. O disco que Zélia prometia a si mesma há muito tempo, agora pede passagem. E cheio de personalidade.








Diogo Branco trabalhou como músico profissional e é quem traz as novidades musicais ao site. Já cantou em barzinhos pequenos e grandes festivais. Não apóia preconceito musical e garante:  De Beethoven à Aviões do Forró, tudo vale. E tudo passará por aqui.

Quer divulgar a sua banda no site? Então escreva para farofaculturalribeirao@gmail.com



15 out/15

Long line: a nova camiseta básica

postado por Beatriz Oliveira

Sempre coloco inspirações para os homens em algumas matérias, mas como sei que grande parte dos leitores do Farofa Cultural se interessam pelo assunto, resolvi falar mais sobre moda masculina por aqui.



Tendência norte-americana, a long line ou oversided tee, caiu no gosto dos brasileiros. A nova modelagem tem o mesmo tamanho padrão da camiseta comum, só que o comprimento vai abaixo da cintura. É bem comum ver esse tipo de camiseta nos looks de rappers e jogadores de basquete.



Outra versão é a long tail que tem o comprimento maior atrás, como se fosse uma "cauda", como o próprio nome fala.
Práticas, modernas e descoladas, elas podem ser básicas e neutras, estampadas, lisas com a barra estampada ou com mangas 3/4 de outra cor.







Vocês podem combinar com coletes e jaquetas jeans ou de couro, jaquetas varsity, aquela colegial sabe? Bermudas ou calças.
Os baixinhos devem ter cuidado, pois como o comprimento achata você pode parecer mais baixo.





Dois artistas americanos que sempre são vistos com a peça são os cantores Justin Bieber e Kayne West. No Brasil, o sertanejo Lucas Lucco também aderiu à moda.



Onde comprar? Tem em duas lojas online: a Asos (
www.asos.com) e na Alie Express (www.aliexpress.com). Você também pode procurar na Forever 21 ou Topman.

Se você não encontrar para comprar, uma dica é escolher uma camiseta um ou dois números maiores e levar para a costureira para ajustar a parte que ficar larga, como as mangas.

E aí, vocês usariam? Qual assunto você querem ler por aqui? Mande a sua sugestão ou comentário para o e-mail contato@cochichosebrioches.com









Bia Oliveira é jornalista e apaixonada pelo mundo da mora.
Quer conhecer mais sobre o seu trabalho? Então acesse
Cochichos e Brioches

14 out/15

O palco do Theatro Pedro II receberá o musical circense "Lisbela e o Prisioneiro" no próximo dia 15 de Outubro. Adaptado aos palcos pelas mãos da escritora Francisca Braga, um universo circense lúdico e criativo promete encantar o público presente.



O texto original do pernambucano Osman Lins, escrito em 1964 que já foi filme e especial de TV, foi adaptado para os palcos pelas mãos da escritora Francisca Braga que apresentará ao público em universo musical circense, repleto de criatividade e imaginação.

Na trama, Leléu (Luiz Arújo) é um artista mambembe que chega na cidade de Vitória de Santo Antão com seu circo, após se engraçar com a mulher de um matador de aluguel, o vilão Vela de Libra (Dan Rosseto) Na cidade, Leléu conhece Lisbela (Ligia Paula Machado) que está de casamento marcado com Douglas (Beto Marden), porém ambos se apaixonam, tornando-se prisioneiros deste amor.



O elenco, composto por oito atores, oito músicos e três acrobatas circenses apresentarão diversos números de cirso como trapézio, lyra, tecido acrobático, corda indiana, malabares, clown, mágica e acrobacias de solo coordenados pelo artista circense Roger Pendezza que optou por uma concepção, baseada no artista mambembe brasileiro. Além disso o espetáculo ainda tem coreografias de ballet, forró, samba, roller dance e ballet contemporâneo, idealizadas por Ligia.

O repertório musical da peça irá contar com consagradas canções de Zé Ramalho, Pixinguinha, Dominguinhos, Filipe Catto, Caetano Veloso, João Pernambuco, entre outros com os arranjos do maestro e diretor musical Dyonisio Moreno, que arranjou as músicas regionais dando a elas uma levada pop rock ao mesclar intrumentos regionais com eletrônicos.

SERVIÇO:
Lisbela e o Prisioneiro - O Musical Circense
Data: 15/10/15 (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 - Centro.
Maiores informações: (16) 3977-8111


Elza Soares sempre foi ousada. Seja pela maneira de cantar, seja pela sua atitude sobre o palco, ou seja por relatar suas opiniões polêmicas no melhor estilo "doa a quem doer". Agora, ao lançar seu 34° disco, Elza resolve ousar ao gravar o primeiro disco composto apenas por canções inéditas. "A Mulher do Fim do Mundo" transita por gêneros diversos em suas 11 faixas. Samba (que não poderia faltar), rap, rock e e eletrônico estão presentes no disco, que traz também arranjos sobrepostos por distorções e dissonâncias.



O álbum começa com "Maria da Vila Matilde", onde escutamos a história de uma mulher que ameaça chamar a polícia caso o marido torne a espancá-la. "Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim". Por ser a primeira faixa, conseguimos ter uma idéia do que virá pela frente. O disco, além de relatar a violência doméstica, também aborta temas como a homofobia e o racismo. Já na faixa "A Mulher do Fim do Mundo" (Romulo Fróes/ Alice Coutinho), homólogo ao disco, Elza como a narradora que viu e viveu tudo, perdeu dois filhos e agora vai registrar o apocalipse sem meias palavras. A canção traduz a alma do disco, e torna a nos mostrar a cantora sem papas na língua. 

Em entrevista recente a um jornal paulistano, a artista explicou sua necessidade de abordar temas tão pesados em suas canções:
"Com o microfone na mão, eu preciso falar. Não posso me calar".

O disco, recém lançado, também é recheado de palavrões, inclusive em alguns de seus títulos. É como se ela sugerisse que palavrões são naturais em um tempo sem delicadezas. O lirismo não tem vez nas faixas deste álbum, que traz a realidade nua e crua. A cantora, no auge de seus 78 anos, deixa neste álbum mais um recado para nós, e parece não se cansar de lutar pelas temáticas que a trouxeram até aqui.

O álbum completo "A Mulher do Fim do Mundo" está disponível no Youtube.









Diogo Branco é o farofeiro apaixonado por música. De Bach à Calpypso, tudo vale e tudo passa por aqui.
Quer divulgar a sua banda aqui na categoria "Música" ? Fale com a gente pelo e-mail farofaculturalribeirao@gmail.com


08 out/15

 

A banda paranaense nasceu em 2009 da vontade de seus integrantes de criarem interpretações próprias a canções compostas por poetas e músicos curitibanos. Teve sua carreira propagada em 2011 após publicar na internet seu vídeo “Oração” (um dos mais vistos em todo o mundo) e gravou seu primeiro disco pelo sistema de crowdfunding, conceito pouco conhecido no Brasil na época. Em 2015, com o lançamento de seu primeiro DVD (gravado de forma totalmente independente), a Banda Mais Bonita da Cidade se consolida como uma das referências da nova mpb.



 
SERVIÇO
Data: 23/10
Local: Teatro Arena
Horário
: 20h30
Duração: 3h
Classificação: 16 anos
Preços: R$ 17,00 (inteira)R$ 8,50 (aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor da escola pública com comprovante)R$ 5,00 (trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e seus dependentes – CREDENCIAL PLENA)
Ponto de venda: SESC  RIBEIRÃO

06 out/15

♪ 

"Quero que esse trabalho seja como um tiro certeiro. Uma coisa avassaladora"

Com capa pop assinada pelo diretor de arte Giovanni Bianco, o terceiro álbum de estúdio de Anitta,
Bang!, chega ao mercado fonográfico a partir de 13 de outubro de 2015 em edição da Warner Music.



A cantora, que divulgou recentemente na web as fotos de divulgação do novo trabalho, disse à edição online da Vogue: "Estava ansiosa para mostrar as fotos para as pessoas. Quero que esse trabalho atinja todas as idades e públicos. Que o álbum seja um tiro, uma coisa certeira, avassaladora."

Giovanni Bianco, diretor criativo que que assina o conceito, já trabalhou com laureadas artistas como Madonna. Da rainha do pop ele participou dos álbuns Confessions on a dancefloor, Hard candy e MDNA.

Previsto de início para ter sido lançado em setembro, o disco foi precedido pela edição do single Deixa ele sofrer (Anitta, Jefferson Junior e Umberto Tavares), música incluída no álbum em duas versões, a original e a acústica que fecha Bang!. No disco, gravado com convidados como o grupo carioca de rap Cone Crew (na faixa Sim), o rapper paulistano Dubeat (em Gosto assim) e o funkeiro carioca Nego do Borel (em Pode chegar), a cantora e compositora carioca de funk pop dá voz a 14 músicas. Eis - na ordem do álbum de repertório pop - as 15 faixas de  Bang!:
 
1. Bang
2. Deixa ele sofrer
3. Cravo e canela - com Vitin
4. Parei
5. Essa mina é louca - com Jhama
6. Atenção
7. Gosto assim - com Dubeat
8. Show completo
9. Volta amor
10. Sim - com Cone Crew
11. Pode chegar - com Nego do Borel
12. Eu sou do tipo
13. Deixa a onda te levar
14. Me leva a sério
15. Deixa ele sofrer - versão acústica








Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música

 

04 out/15

Sandro Botticelli

postado por Diogo Branco



As pinturas de Botticelli são eternas: o uso intenso de simbolos confere mistério tanto a elas quanto ao seu criador. Se o jovem Alessandro não tivesse convencido o pai a interromper seu aprendizado como ourives, o mundo seria privado de um dos maiores pintores da Florença renascentista. Felizmente, o menino conhecido como Botticelli, que significa "barrilzinho", tornou-se aprendiz do mestre da Alta Renascença Fra Filippo Lippi, que pôs seu pupilo no caminho da grandiosidade.


Acima, O Nascimento de Venus, uma das pinturas mais conhecidas do mundo.



O estilo do próprio Lippi é evidente em boa parte dos primeiros trabalhos de Botticelli, que adquiriu o gosto do mestre pela decoração extravagante e por um forte senso de forma. Quando Fra Lippi se mudou para Spoleto, Boticceli começou a trabalhar com os pintores e escultores Antonio Pollaiolo e Andrea del Verrocchio. Estes dois artistas preferiram retratar figuras bem definidas, com ênfase no naturalismo. Botticelli admirou e copiou a abordagem escultural deles.

Em 1470 ele já era um pintor independente em Florença, com seu próprio ateliê e sua primeira encomenda: Alegoria da fidelidade (1470). Seu talento logo atraiu a atenção da poderosa família Medici que, encantada com os trabalhos históricos seculares, o tratamento dado aos temas míticos e religiosos e sua habilidade como retratista, encheu-o de encomendas. E eles não foram os únicos. Em 1481, o Papa Sisto IV chamou-o a Roma para criar afrescos para as paredes da Capela Sistina. Botticelli estudou os estilos artísticos florentinos, a pintura dos altares, afrescos e pinturas circulares de todos os tamanhos, criando composições harmônicas de paisagens fantásticas e figuras emotivas e cheias de vida.

O estilo e o comportamento de Botticelli se alteraram radicalmente na velhice, sob influência do padre dominicano Savonarola. Suas pinturas ficaram menores e os temas se tornaram apocalipticos e angustiados. Já no fim da vida, ele se dedicou à antiga ambição de ilustrar a Divina Comédia, de Dante Alighieri (1308-1321), mas a saúde precária interrompeu seu sonho.




Autorretrato de Sandro Botticelli.


02 out/15

Bibi Ferreira canta Sinatra em Ribeirão

postado por Diogo Branco

Depois do sucesso "Bibi canta Piaff", a cantora e atriz Bibi Ferreira apresenta agora um novo espetáculo de sucesso, "Bibi canta Sinastra"



O show conta com repertório de canções conhecidas na voz de Frank Sinatra, incluindo "Cheek To Cheek", "Night And Day" e "My Way". Em 74 anos de carreira, Bibi já encarou grandes desafios: cantou Edith Piaf, Amália Rodrigues, Carlos Gardel, Dolores Duran, Chico Buarque, entre outros. Cantar Sinatra não seria diferente. Conhecida pela ousadia, ela é a primeira mulher a fazer um espetáculo só com músicas interpretadas por ele. A ideia do show surgiu de uma brincadeira nos bastidores, em torno de um certo temor que o cantor tinha, que a atriz chama de “efeito Sinatra”: o medo de abrir a boca para cantar e a voz não sair. Chamado de “A Voz” por sua modulação aveludada, Frank Sinatra tinha especial admiração pela bossa nova e gravou vários sucessos do maestro Tom Jobim. Neste show, acompanhada por orquestra de 18 músicos, Bibi passeia pelos principais sucessos de Sinatra e pelas canções de Tom que ele interpretou majestosamente. 

SERVIÇO:
"Bibi Ferreira canta Sinatra"
Data: 10/10/2015
Horário: 21:00
Local: Theatro Pedro II
Endereço: Rua Álvares Cabral, 370 - Centro
Maiores informações: (16) 3977-8111

02 out/15

Espetáculo "Zero de Conduta"

postado por Diogo Branco



Sinopse: A comédia dramática Zero de Conduta, do premiado autor Zeno Wilde, com direção de Marcelo Faria,  conta a história de cinco jovens que acabam de ingressar no serviço militar. Discutindo questões referentes à adolescência e questionando a obrigatoriedade e os caminhos do sistema estão os atores Rafael Vitti, Guilherme Hamacek, Cadu Libonati, Antonio Carlos Bernardes, Maurício Pitanga, Chico Melo e Nicole Gomes. O elenco foi escolhido a dedo pelo diretor, após trabalharem juntos na novela Malhação. Apesar de atores tão jovens, o espetáculo também é voltado para o público adulto e discute, com leveza e humor, temas como homossexualidade drogas,  Aids, gravidez, entre outros.

SERVIÇO

Data: 03/10 (sábado) e 04/10 (domingo)
Horário: Sábado às 19h e Domingo às 18h
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos
Preços: R$70,00 inteira e R$35,00 meia até  o dia  01/10  R$80,00inteira e R$40,00  meia após  o  dia 01/10
Ponto de venda: Banana e Banana  3620 2281
 






Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.