Beyoncé e Adele concorrem nas principais categorias do Grammy 2017
postado por Diogo Branco
A lista de indicados à maior premiação do mundo foi divulgada esta semana. Nós divulgamos a lista aqui no FAROFA, se você ainda não viu, é só clicar aqui. E é claro, a divulgação da lista se tornou a maior notícia da semana no que abarca o mundo musical. Estamos falando de Grammy Awards.
E o destaque da premiação será a disputa de duas divas nas três principais categorias da premiação: Beyoncé e Adele.
Os concorrentes foram anunciados nesta terça-feira (6) pela Recording Academy, que organiza a premiação. A cantora americana, que lançou neste ano o álbum "Lemonade", é a campeã de indicações, com nove. Ela já tem 20 Grammys e é a primeira artista a ser nomeada nas categorias pop, rock, R&B e rap em um mesmo ano. Atrás de Beyoncé, aparecem Drake, Rihanna e Kanye West, indicados a oito prêmios cada.
"Lemonade" e "25", de Adele - que vendeu 10 milhões de cópias em um ano -, disputam o título de álbum do ano com "Views", de Drake, "Purpose", de Justin Bieber, e "A sailor's guide to earth", de Sturgill Simpson.
Na categoria canção do ano, "Formation" e "Hello", de Beyoncé e Adele, respectivamente, concorrerão com "7 Years", de Lukas Graham, "I took a pill in Ibiza", de Mike Posner, e "Love yourself", de Bieber, co-escrita com Ed Sheeran. As músicas de Beyoncé, Adele e Lukas Graham também concorrem ao prêmio de gravação do ano, ao lado de "Work", de Rihanna e Drake, e "Stressed out", do duo Twenty One Pilots.
Recorde
As nove indicações de Beyoncé incluem ainda o melhor desempenho de rock ("Do not hurt yourself", com Jack White), performance pop solo ("Hold up") e performance de rap ("Freedom", com Kendrick Lamar) ). Com 62 nomeações ao longo dos anos, a cantora é a mulher mais indicada na história do Grammy.
Já Adele, que tem cinco indicações, concorre também em álbum vocal pop ("25") e performance pop solo ("Hello"). Chance the Rapper, Maren Morris, The Chainsmokers, Anderson Paak e Kelsea Ballerini foram indicados na categoria revelação.
David Bowie, que morreu de câncer em janeiro deste ano, recebeu quatro indicações por seu último álbum, "Blackstar", incluindo melhor performance de rock, música de rock, álbum de música alternativa e produção de álbum não-clássico.
A cerimônia do Grammy acontecerá em Los Angeles, em 12 de fevereiro de 2017.
Diogo Branco