Mostra desenvolvida pela instituição conta a história de famílias italianas e seus ancestrais imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Ribeirão Preto e região

A Casa da Memória Italiana e o RibeirãoShopping apresentam, a partir do dia 23 de fevereiro, a exposição “Memória Italiana”, que pode ser apreciada no Setor Terra Vermelha do empreendimento, com visitação gratuita. A mostra inédita conta, por meio da memória oral, documentos e fotos, a história de 10 famílias italianas, desde a chegada de seus ancestrais imigrantes ao Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo. A ação, que marca a comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro, é resultado de um projeto aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

Os relatos serão exibidos em vídeos documentários, painéis com imagens e textos, e vitrines com peças do acervo da Casa da Memória Italiana. De acordo com a gestora do espaço, Alice Fonseca Registro, a intenção é contar um pouco mais da imigração, do café e do surgimento e desenvolvimento da cidade.

"Os imigrantes sustentaram a economia cafeeira e fizeram parte da formação da cultura e da sociedade brasileira. A vinda dos estrangeiros para o Brasil fez o país desenvolver trabalhos especializados, atendendo à demanda da população local. O Brasil, assim como a nossa região, ganhou novos nomes, sobrenomes, culinária, vestuário, música e entre outras identidades", explica Alice.

Os personagens entrevistados para a exposição pertencem às famílias Biagi, Marchesi, Bonini, Benedini, Verri, Pedreschi, Titoto, Ometto, Gallo, Balbo e contam sua relação com o imóvel que hoje é a Casa da Memória Italiana, construído na década de 1920, localizado à Rua Tibiriça, no coração de Ribeirão Preto, em frente à Catedral Metropolitana.

Já entre os itens expostos estarão modelos de cadeiras originais pertencentes à Casa da Memória Italiana e adquiridos pelas duas famílias proprietárias, a Meirelles e a Biagi, entre os anos de 1925 a 1950. As peças escolhidas representam exemplares da decoração do patrimônio construído na década de 1920 e também são representações significativas dos produtores do ofício dos imigrantes italianos, destacando os mestres do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, Fábrica de Móveis Miguel Nardella e os irmãos Gino e Renato Ghilardi, e de Ribeirão Preto a Fábrica de móveis Delloiagono & Cia.

Sobre o Instituto Casa da Memória Italiana
O Instituto Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013, que objetiva a promoção e a preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede. Em setembro de 2014, o imóvel localizado à
Rua Tibiriça, número 776, foi doado pela família Biagi ao Instituto Casa da Memória Italiana, instituição fundada com objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu. Atualmente, a instituição realiza ações de resgate, preservação e difusão da memória dos imigrantes italianos em diferentes programações, além de apresentar a casa construída entre 1923 e 1925 e seu acervo, ambos cuidadosamente preservados, em visitas educativas agendadas e espontâneas.