Culinária afetiva é aquela baseada em memórias. É experimentar um prato e logo associar o sabor a uma lembrança gostosa da sua vida. E a competição "Comida di Buteco" sabe bem como trabalhar com o viés afetivo. O lançamento da 20ª edição do "Comida di Buteco" reuniu convidados e imprensa no hotel Ibis Styles em Ribeirão Preto, e o FAROFA te mostra tudo o que rolou.
A proposta é eleger os melhores petiscos e bebidas da cidade, mas há um atributo muito maior, quando nos convidam a conhecer as histórias dos bares competidores, e de seus donos. São pessoas que conseguem deixar claro o elo com seus amados "butecos", que vai muito além do aspecto comercial. São famílias que guardam, com brandura, aquele "segredo especial" da receita, que atravessa gerações, e que com sorriso no rosto fazem o seu melhor petisco para servir durante a competição.
O campeão do "Comida di Buteco 2018", o "O Linguiceiro Bar", é um exemplo de bar que se preocupa em oferecer uma experiência única a seus clientes. Tudo feito com um capricho tão grande, que faz seus clientes viverem ali algo único e realmente memorável. O petisco não podia ser diferente: é extremamente bem pensado. Cada ingrediente ali tem seu papel único, fundamental também no sabor coletivo. Inclusive o tira-gosto deste ano, o chamado "Porco Shot", deve ser comido de uma vez só, para que haja uma verdadeira explosão de sabores dentro da boca. Vale ressaltar que o petisco é um forte candidato para ganhar este ano. Será que vem bicampeão por aí? O "Porco Shot" é feito com copinhos de batata pirulito enrolados com bacon, recheados com paleta de porco desfiada feita ao molho secreto e finalizados com cream cheese. Acompanha geleia de abacaxi picant
Um dos bares competidores, o "Bar do Jefferson", já tem mais de 40 anos de tradição em Ribeirão Preto, e é desses que colecionam histórias com o passar dos anos. Um boteco aconchegante, ótimo para se reunir com amigos e aproveitar a vida com boa comida e boa bebida. O prato concorrente deste ano é o "Torpedo da Sogra + Vinagrete à moda da Casa". O nome do prato reforça que o prato foi criado pela sogra do Jefferson, proprietário do bar. O "Torpedo da Sogra" é feito com bolinho de carne de costela moída, e acompanha vinagrete.
Culinária afetiva é o que não falta no "Aquíferos Bar", que nos apresentou duas figuras muito encantadoras: seus proprietários. Impossível não se encantar com o sorriso de Débora, que assina as delícias da casa, e que faz questão de receber os clientes com seu bom humor e simpatia. Ela faz questão de relatar a todos o seu amor pela gastronomia, e também pelo universo dos botecos. Há quem chegue no "Aquíferos" procurando por ela. O tira-gosto concorrente, o "Come Fogo" remete à cultura local, pois faz uma alusão ao clássico de futebol de Ribeirão Preto que envolve o Comercial e o Botafogo. O "Come Fogo" é feito com massa folhada recheada com cupim, bacalhau, costela e ricota. Acompanham creme de alho, geleia de pimenta e molho barbecue
Outros são bares novatos, que com brilho nos olhos se esforçam para competir com bares já laureados na cidade.
O "Toco's Bar" é desses novatos que ganham os clientes pelo sabor. E pelo preço. Foi assim que os proprietários idealizaram o bar: acessível e de qualidade. O prato concorrente deste ano é o "Crocantinho Toco's", que parece ser uma simples porção de tilápia empanada, mas nos surpreende logo na primeira mordida. A farinha é especial, o tempero é único, e o sabor é incrível. Vale a pena conferir. O "Crocantinho Toco's" é feito com cubos de tilápia empanados e fritos .
Conhecer o dono do boteco é um dos ítens importantes para quem deseja entender o conceito de gastronomia afetiva. E quando conhecemos Ana, proprietária do "Boteco da Praça", este se tornou muito mais convidativo e atraente. Com sorriso no rosto, ela nos apresentou seu petisco deste ano, o "Snack Crocante", e se emocionou ao receber elogios pelo trabalho. O Snack é feito com iscas de filé-mignon suíno marinado com iogurte e ervas finas empanado com flocos de milho e queijo parmesão. "Vou receber vocês no meu Boteco com o maior carinho do mundo", nos disse Ana.
Estes são apenas alguns dos pratos concorrentes. No total, são 20 botecos em Ribeirão Preto. Cada um, será avaliado com nota de 1 a 10 para 4 quesitos: Petisco, higiene, atendimento e temperatura da bebida.
Se você quer ficar por dentro de tudo sobre o concurso, que ocorre de 12 de abril a 5 de maio em Ribeirão Preto, acesse www.comidadibuteco.com.br/ribeirao-preto/ ou fique ligado em nosso instagram, o @farofacultural.
Vale a pena conhecer os botecos, os pratos, as histórias, e conhecer melhor este já tão querido e cativante concurso.
Texto: Diogo Branco (@drdiogobranco)
Fotos: Lisa Cristine (@lisaccristine)