No último dia 20 de março, a Fundação do Livro e Leitura promoveu reunião de Conselho Administrativo, Consultivo e Fiscal , na sede da entidade, em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, a presidente da Fundação, Adriana Silva, apresentou uma mudança na diretoria, com a chegada da jornalista Dulce Neves em uma das vice-presidências, ao lado de Edgard de Castro. Ela assume a posição, no lugar do médico Nelson Jacintho, que agora assumiu o cargo de coordenador de publicações da entidade.
A nova vice-presidente foi Secretária da Cultura de Ribeirão Preto e também presidiu a Fundação Pedro II. Para Dulce Nelves, é uma honra contribuir para a história da Feira do Livro em Ribeirão Preto e para a construção dos demais projetos realizados pela Fundação. “Chego num momento de crescimento da feira e também da cidade, com a implantação da Região Metropolitana. O desafio é aproximar cada vez mais o leitor do autor e de sua obra, em uma síntese que envolva diversas cidades, visando ultrapassar limites, renovar sonhos e principalmente oferecer a oportunidade de descoberta de novos saberes”, expressa.
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.
A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob acompanhamento do Conselho Fiscal. Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência; Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente, Dulce Neves (jornalista) na 2ª vice-presidência, além de equipe com nove profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.