O ano era 1971. A ditadura acontecia no Brasil, e como é sabido, concomitantemente acontecia o exílio de grandes artistas nacionais.
Gilberto Gil e Caetano Veloso viveram em Londres entre 1969 e 1972. Eles encontraram em Londres uma renovação do repertório local, com os Beatles, Stones, entre outras revoluções que aconteciam ali também naquele período.
Lá em Londres, vez em quando Gal se reunia com os exilados, e nesses encontros muita música acontecia.
No dia 26 de Novembro de 1971, Gil e Gal se apresentaram no Student Centre da City University London. Parte da plateia era composta por pessoas que também vivenciavam o exílio. Esse momento foi registrado em uma fita, em estéreo, e agora, mais de quatro décadas depois, ele vem à tona no CD Duplo "Live in London '71 , que será lançado em Setembro.
Entre as faixas do CD, muita música do repertório da cantora baiana, que havia lançado, um mês antes de visitar seus amigos em Londres, seu CD "Gal Costa a Todo Vapor" de estrondoso sucesso no Brasil. Em um dos momentos do show, ouvimos Gilberto Gil dizer "Vocês estão vendo esse clima de informalidade aqui, talvez.... É porque a gente tá...informal." O clima de amizade predominava o ambiente, e é sentido pelos ouvintes do CD.
Era inverno, era um dia frio, mas a música os aquecia. E o sol do verão seguinte, no qual os músicos possivelmente retornariam ao Brasil, já aquecia seus corações.
Alguns trechos desse show inédito você pode conferir abaixo:
https://soundcloud.com/estad-o-cultura/vapor-barato
https://soundcloud.com/estad-o-cultura/falsa-baiana
https://soundcloud.com/estad-o-cultura/aquele-abraco
A fita com o show de Gilberto Gil e Gal Costa ficou mais de duas décadas em um acervo em Londres. Depois, foi para as mãos de um colecionador. O áudio passou por um longo processo de masterização, e chega às lojas agora em Setembro, com uma edição prevista também em Vinil.
Diogo Branco é um farofeiro apaixonado por música.