24 jul/14

"Império" impressiona com trilha sonora

postado por Diogo Branco

Bastou tocar "Lucy in The Sky With Diamonds" na abertura da novela "Império", para meus ouvidos se sentirem presenteados. Depois de uma repetitiva sequência de MPB em aberturas de novelas, finalmente surgiu algo novo (especialmente depois de ouvir diariamente com a novela antecessora Ana Carolina retratando tramas óbvias da típica novela carioca "Em Família" ). Já fui muito noveleiro. Já cheguei ao ponto de adiar compromissos e cancelar reuniões pra assistir a Carminha, brilhantemente representada por Adriana Esteves em "Avenida Brasil". O tempo passou, me afastei das novelas, mas continuo ligado em suas trilhas sonoras. Não é novidade: Grandes sucessos televisivos sempre estão aliados a emblemáticas canções. Inclusive algumas delas só são sucessos até hoje graças aos noveleiros de plantão.

Músicos se tornam reconhecidos através do alcance proveniente do poder televisivo. Tome como base a cantora Vanessa Rangel. Famosa pela sua única e suficiente canção de sucesso, deve boa parte de seus inúmeros discos vencidos à novela Por Amor (1997). O canal "Viva" reprisou a novela e colocou "Palpite" como música de abertura, tão forte o seu reconhecimento.

A trilha sonora lhe rendeu anos de carreira. E como todo mundo pensa por associação de idéias, basta escutar "Palpite" , que o nome "Vanessa Rangel" vem logo em seguida. Nosso cérebro é repleto daquilo que chamamos de "Memória Afetiva", e temos facilidade de guardar as canções que estavam tocando num momento especial. E a associação de idéias funciona tão fortemente quando nos referimos às novelas, que é quase impossível escutarmos "Admiravel Gado Novo" sem lembrarmos da novela "O Rei do Gado" assim como é difícil escutar "Ando Meio Desligado " na versão da banda Pato Fu sem se lembrar de "O Anjo Caiu do Céu", e por aí vai.
E quando a trilha sonora se encaixa perfeitamente numa cena de novela? Anos podem se passar, mas basta tocar um acorde da música em questão, que nosso cérebro irá recordar perfeitamente da cena, do nome da personagem e da situação por ela vivida.

Na atual novela das 21h da Globo, "Império", uma mudança já estava prevista. O autor Aguinaldo Silva já havia dito que a trilha de abertura seria qualquer uma que não fosse da cantora Maria Rita, cuja voz esteve presente em outras novelas de sucesso do autor, inclusive "Senhora do Destino" que consagrou a cantora com "Encontros e Despedidas". Se a abertura fosse com a voz de Maria Rita, ele "cortaria os pulsos" (veja aqui).

De cara, "Império" ganhou um toque britânico com a abertura embalada por "Lucy In The Sky With Diamonds", dos Beatles , numa versão mais sutil de Dan Torres, mas mantendo o clima da sua versão original e seu belo arpejo. O cantor, que já participou ro reality global "Fama", conseguiu homenagear a banda britânica de uma forma singela e bela, sem grandes extravagâncias.

Como o próprio Dan disse há alguns dias durante uma entrevista: "Não dá pra melhorar Beatles"
Eu completaria: Quem quiser copiar ou imitar os Beatles já começa perdendo. As homenagens, sim, se fazem cada vez mais bem vindas e necessárias. Que nossas casas sejam sempre preenchidas por deliciosas trilhas sonoras.

***"Lucy in the Sky with Diamonds" é o título de uma canção composta e gravadas pelos Beatles em 1967, e faz parte do oitavo álbum da banda,  Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.***

Diogo Branco é farofeiro e apaixonado por música.