O ator e a rua. É dessa interação, a princípio simples, que o Núcleo de Pesquisa Confluências se baseia para compreender os fluxos urbanos, transformar o olhar sobre o espaço público e democratizar o acesso à cultura. O grupo se reúne todas as terças-feiras na sede do Engasga Gato, no edifício Diederichsen, centro de Ribeirão Preto. Atualmente, o núcleo conta com 12 membros fixos, porém a participação é aberta a todos interessados.
 
Segundo Fausto Ribeiro, coordenador do núcleo, a iniciativa tem como foco o teatro de invasão e propõe em suas apresentações ressignificar o centro. “O Confluências surgiu há cinco anos como um grupo de pesquisa de artes cênicas e, desde então, sempre buscamos trocar experiências nas diversas linguagens cênicas e transformar o olhar sobre o nosso lugar no centro da cidade”, comenta.
 
O espetáculo “Feliz Ano Novo”, que conta com a direção de Fausto, é um exemplo dos trabalhos que surgiram a partir das ações e trocas realizadas no núcleo de pesquisas. A intervenção questiona os valores e pudores dentro do local de consumo. “O centro da cidade nos proporciona uma diversidade incrível de público e a intervenção Feliz Ano Novo provoca reações diferentes, pois provocamos o público, transitando entre o real e o ficcional”, afirma.
 
No próximo dia 21 de junho, acontece uma apresentação do espetáculo via o Projeto Casa das Artes, com a participação do Grupo Engasga Gato. A intervenção será no Calçadão Central da cidade, na rua Álvares Cabral, às 17h.
 
Os alunos e profissionais de artes cênicas, arquitetos e demais interessados em participar do núcleo de pesquisa Confluências, basta comparecer às terças-feiras, das 17h às 20h, na sede do Grupo Engasga Gato.
 
Sobre o Grupo Engasga Gato
O Grupo Engasga Gato, por essência, busca a pluralidade artística e o aprofundamento do trabalho do ator. O Grupo foi formado em 2007 e hoje conta com seis membros que desenvolvem processos artísticos de diferentes segmentos das artes.
Mais informações na página do Facebook 
www.facebook.com/engasgagato/  ou pelo telefone (16) 3234-4860.
 


Serviço
Espetáculo “Feliz Ano Novo” do Núcleo Confluências no Projeto Cidade Além das Paredes - Território Casa das Artes
Sinopse: O espetáculo “Feliz Ano Novo” é construído através de ações performáticas baseadas no terrorismo poético de Hakim Bey e nos estudos psicogeográficos situacionistas. Tais ações foram criadas com o intuito de exercer influência sobre o indivíduo que transita pelo meio urbano ocasionando uma ruptura das ações cotidianas e interferindo em seu espaço, de forma que os passantes comecem a questionar sobre o ambiente em que estão.
Horário: 17h
Local: Calçadão Central (Rua Álvares Cabral).
Classificação Livre.
Atividade gratuita.

 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.