04 abr/14

Parabéns, Cazuza!

postado por Diogo Branco

No dia 4 de Abril de 1958, nascia o cantor e compositor Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza.
Um dos mais brilhantes compositores de sua geração, autor de canções de sucesso como "O tempo não para".
Valendo-se mais da emoção do que da técnica, ele tratou livremente de amores dilacerados e também fez duras críticas sociais.
Também pediu para o Brasil mostrar a cara e não teve receio de mostrar a dele, quando se descobriu soropositivo.
Com uma carreira breve, deixou 126 canções e o lema "Quem tem um sonho não dança".



Cazuza nasceu no Rio de Janeiro e foi criado em Ipanema. Filho do pernambucano João Araújo, um dos gerentes da gravadora Som Livre, Cazuza tinha esse apelido exatamente pelo fato do seu pai ter origem nordestina, já que por lá significa "moleque".
Atuou como cantor pela primeira vez na peça teatral "Pára-quedas do Coração", conclusão do curso de teatro. No começo dos anos 80, tornou-se vocalista da banda Barão Vermelho, formada pelo guitarrista Frejat.



Em 1983, gravaram "Beth Balanço", que se tornou sucesso imediatamente.A canção foi trilha do filme de mesmo nome dirigido por Lael Rodrigues e estrelado por Débora Bloch.
Em 1984, lançou seu último sucesso com a banda, a canção "Maior Abandonado". 
Em 1985, foi para a carreira solo. Nesse mesmo ano, descobriu que era HIV positivo, e apresentou os sintomas decorrentes da AIDS. 
No ano seguinte, foi para os EUA fazer tratamentos para a doença.
Em 1989, admitiu publicamente a doença e lançou seu último álbum, "Burguesia".
Cazuza morreu em 1990, no Rio de Janeiro, aos 32 anos.

Acostumado a receber homenagens, Cazuza esteve "presente" num show na praia de Ipanema este ano, na forma de um holograma. Os fãs puderam se emocionar e cantar vários hits de sucesso junto com o ídolo.  Gal Costa e Paulo Ricardo também participaram do tributo, e alguns vídeos deste show podem ser assistidos pelo youtube.


*Para aqueles fãs que adoram saber mais sobre a vida pessoal e as curiosidades de seu ídolo, o Farofa deixa aqui o link de um site repleto de fotos, vídeos e curiosidades sobre a vida de Cazuza : http://migre.me/iE00h


 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.