Agenda começa nesta terça-feira (15/03) com oficina do educador Nivaldo Brito para alunos e educadores da entidade Obreiros do Bem, além de literatura, contação de histórias e cinema, no sábado (19/03)

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto está com uma agenda repleta de atrações nesta semana: oficina de leitura para os alunos e educadores do Obreiros do Bem, clube de leitura sobre o livro “Agnes Grey”, de Anne Brontë, contação de história na Biblioteca Sinhá Junqueira e a última edição do Cine Fórum, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas” de 1947. Todas as atividades são gratuitas.

A programação cultural começa nesta terça-feira (15/3) com a participação do educador Nivaldo Brito na Oficina “Mediação de Leitura”, em duas seções: a primeira, às 9h, para os alunos do Obreiros do Bem (Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto), e a segunda, às 17h, para os educadores da instituição. As duas atividades educativas são exclusivas para a entidade.

Clube do Livro

No sábado (19/3), às 16h, acontece o tradicional Clube do Livro. A obra escolhida para leitura e debate neste mês foi “Agnes Grey”, de Anne Brontë. O encontro será remoto, pela plataforma de reuniões Zoom e tem a curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão.

O romance retrata a era pós-Vitoriana e sua temática realista. A caçula da família Brontë, Anne, tem o dom da escrita assim como suas outras irmãs escritoras, Charlotte e Emily. Ela cria uma protagonista disposta a enfrentar as convenções sociais da época e se firmar como uma mulher corajosa e dona de si, contrapondo a ideia das “mocinhas românticas” do período. A obra narra a trajetória da caçula, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e a relação com o amor.

Contação de História

A Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, no centro) recebe, às 16h, a Contação de História “Histórias de Mário”, com a pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias, Thayene Alves. A contação será em homenagem ao poeta modernista Mário de Andrade, figura ativa na organização da Semana de 1922 – que está sendo homenageado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto durante a agenda deste ano, em razão do seu centenário.

Cine Fórum

Também no sábado (19/3), às 18h, acontece o último encontro do Cine Fórum. Neste sábado, o filme apresentado será “O Beco das Ilusões Perdidas” (1947), baseado na obra de mesmo título, escrita por William Lindsay Greshan. O encontro é mediado pelos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro. A sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto será o ponto de encontro, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América. Para participar é obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteira vacinal.

“O Beco das Ilusões Perdidas” conta a história de Stanton Carlisle e da psicóloga Lilith, que aplicam golpes nos milionários da cidade, argumentando que podem ler mentes. Assim que a fraude é descoberta, com a traição da psicóloga, Stanton é perseguido pela polícia e acaba se tornando um alcoólatra sem perspectivas.

SERVIÇO:

Data: 15 de março | 9h e 17h
“Oficina de mediação de leitura”
, com Ni Brisant, poeta.
Local: Obreiros do Bem – Rua Gui Saad Salomão, 880, no Parque Ribeirão Preto, em Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Clube do Livro, “Agnes Grey”, de Anne Brontë.
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária.
Transmissão: plataforma de reuniões ZOOM, no link: https://us02web.zoom.us/j/87944970889.

Data: 19 de março (sábado) | 16h
Contação de Histórias “Histórias de Mário”
, com Thayene Alves, pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira – Rua Duque de Caxias, 547, centro de Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 18h
Cine-Fórum “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947, baseado no livro "O Beco das Ilusões Perdidas" (Nightmare Alley), do autor William Lindsay Gresham. Classificação: 14 anos. Filme raro. 111 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.