O Projeto Conviver, idealizado pelo Instituto Sinapse – Educação pela Cidadania - em parceria com o educador social Elieser Pereira, ganha no dia 15 de setembro um espaço dentro do RibeirãoShopping. O “Espaço Projeto Conviver”, localizado próximo à Praça Central, sediará exposições culturais, coletâneas, documentários de ações e instalações interativas de alunos de escolas estaduais atendidas pelo projeto.

Com ações direcionadas para os jovens, o Projeto Conviver promove encontros, ações socioculturais de arte, cultura e esporte. Através do diálogo com a juventude e com instituições voltadas para este público, a iniciativa busca soluções para falta de espaços de convivência e socialização, contribuindo para a aplicação e criação de políticas públicas para jovens e adolescentes de Ribeirão Preto.

Por meio de oficinas de arte, educação e música, realizadas nas escolas estaduais de Ensino Médio da cidade, o projeto visa motivar jovens a trabalhar em grupos, desenvolvendo apresentações artísticas nas escolas e nos espaços públicos da cidade, além de oferecer visibilidade para jovens talentos.

“Em decorrência de iniciativa inovadora do Ministério Público, através do Núcleo I da Rede de Atuação Protetiva de Direitos Sociais, surgiu proposta de trabalho, que não judicializou a demanda e permitiu o diálogo com a Sociedade Civil e os diversos atores envolvidos , na busca do consenso”, acrescenta o promotor de justiça Naul Felca.

“O ‘Espaço Projeto Conviver’ do RibeirãoShopping irá expor todo o material artístico produzido pelos jovens das escolas e instituições atendidas pelo projeto. Vamos realizar no local exposições de produtos criados pelos jovens, lançamentos de coletânea de poesias produzidas por jovens escritores, instalações interativas e mini documentários de ações do projeto”, destaca o educador social do projeto Elieser Pereira.

Além disso, o espaço reunirá informações de outras iniciativas para benefício da juventude e de locais onde acontecem atividades esportivas, cursos profissionalizantes, encontros e entretenimentos para o público jovem da cidade. O Projeto Conviver tem como parceiros o Ministério Público do Estado de São Paulo, Associação dos Advogados de Ribeirão Preto, Comissão de Direitos Humanos da AARP, Diretoria Regional de Ensino do Estado de São Paulo, a Comissão Arte, Cultura e Educação MP, Coletivo Fuligem, AAMCO – Associação Amigos do Memorial UGT, Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão e Conseg.

A Educação pela Cidadania é uma prática que acontece em vários países do mundo e que vem sendo estruturada conceitualmente no Brasil pelo Instituto Sinapse, por meio do desenvolvimento de projetos sociais com estudantes de várias partes do Brasil.

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.