15 jun/15

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto chega à sua 15º edição com atrações para todos os gostos. As exposições fazem parte da programação da Feira, passando pelos vários estilos artísticos e as mais diferentes técnicas de produção. No Centro Cultural Palace, três exposições estão abertas das 08h às 20h entre os dias 14 e 21 de Junho.

1ª Exposição
História – Atelier 11-04

O Atelier era um velho barracão rústico, que funcionava à Rua Álvares Cabral 1104, no centro da cidade, e reunia pintores, jornalistas, poetas e intelectuais da época. Em pouco tempo, tornou-se um centro cultural expressivo, que foi palco de várias exposições e incentivo para participação dos artistas em bienais e exposições internacionais. Marcaram presença no Atelier 11-04 artistas de renome como Francisco Amêndola, Bassano Vaccarini, Adelaide Sampaio, Lourdes Sampaio, Divo Marino, Fernando Espíndola, Ullieno Cicci, que foram os mantenedores do local. Também eram frequentadores assíduos Jaime Zeiger, Alberto Zeiger, Nairzinha Nogueira, Thor Crespi Amêndola, Edgard Castro, Fúlvia Gonçalves, Leonello Berti, Orávia Alves Ferreira – uma das grandes incentivadoras da arte musical em Ribeirão Preto. Neste local despretensioso foram realizadas várias mostras de arte, vernissages e apresentações musicais. Foi onde aconteceu a primeira apresentação publica dos violonistas Sergio Assad e Odair Assad – à época, ainda muito jovens, foram incentivados pela pianista Orávia a executar um repertório clássico de alta complexidade. Atualmente, o Duo Assad está completando 50 anos de carreira e é reconhecido mundialmente. O grupo de artistas do Atelier fez várias exposições individuais no próprio espaço do Atelier e também em outras cidades, e algumas mostras coletivas ficaram na história: • 1967 no Atelier 11-04 • 1968 no Auditório Itália, em São Paulo • 1969 na fase embrionária do Museu de Arte de Ribeirão Preto • 1970 no Hotel Black Stream, em Ribeirão Preto. Durante o dia, funcionava no local a primeira escolinha de artes infantil – era onde as crianças, sob a coordenação da educadora e professora Maria de Lourdes Sampaio, desenvolvia atividades para despertar o interesse pela arte. Alguns profissionais de destaque na cidade, atualmente, ligados à arte de forma direta ou indireta, fizeram parte do quando de alunos quando crianças. Dentre eles: Érica Amêndola, Heloísa Sampaio, Regina Sampaio entre tantas outras.

2º Exposição Obras de
Carlos Ragazzo (individual)

As obras estarão à venda durante a exposição

3º Exposição Semana de arte de 22