Com o intuito de criar um espaço de contato com uma produção teatral de qualidade e gerar debates que possam formentar a formação teatral, o Circuito TUSP de Teatro chega a Ribeirão em sua 12º edição. Nessa edição do Circuito TUSP as peças traçam um panorama de questões ligadas ao gênero feminino, cuja opressão resulta de uma construção histórica desigual que abarca aspectos sociais, raciais, sexuais e identitários.
 
O evento trará quatro espetáculos convidados –Carne, da Kiwi Companhia de Teatro, {ENTRE}, do Coletivo Negro, Frida Kahlo – calor e frio, da Estelar de Teatro eMonga, do In Bocca al Lupo Criações. Além das apresentações será realizado o workshop: O Ator como Manipulador de energias – investigando o feminino na cena, coordenado por Viviane Dias e Ismar Rachmann, da Estelar de Teatro. A oficina utiliza práticas de treinamento baseadas no método do diretor e pedagogo Jurij Alschitz.
 






SERVIÇO

XII CIRCUITO TUSP DE TEATRO
26 A 31 DE MAIO EM RIBEIRÃO PRETO

No dia 26 de maio, às 21 horas, no Teatro Santarosa, (Praça Rotary Club, 325, Ribeirão Preto), a peça Frida Kahlo: calor e frio, da Companhia Estelar de Teatro, abre o circuito. Por meio de artes performativas, música, dança e poesia, os artistas retratam o universo da pintora Frida Kahlo e o momento vivido pela América Latina no início do século 20.

No dia 27 de maio, às 20 horas, na UGT-Memorial da Classe Operária, (Rua José Bonifácio, 59, Ribeirão Preto), a Companhia de Teatro Kiwi apresenta o projeto artístico Carne, que tem o objetivo de discutir as relações de gênero, destacando a violência contra as mulheres no Brasil.

Já no dia 28 de maio, às 20 horas, também na UGT, é a vez do Coletivo Negro, com o espetáculo {Entre}. A apresentação traz a trajetória de quatro vidas, aparentemente comuns, que mesmo diante da adversidade revelam um sentido de preservação e celebração em suas histórias.

E no dia 29 de maio, às 20 horas, na UGT, a peça Monga, do In Bocca al Lupo, traz a história de uma mulher que transforma em um macaco-monstro. A peça mostra o sofrimento de uma mulher por seu isolamento e pela exploração de sua imagem primata.

Também será realizado o workshop O Artista como manipulador de energias – investigando o feminino na cena, coordenado por Viviane Dias e Ismar Rachmann, que será nos dias 30 e 31 de maio, sábado e domingo, das 14 às 18 horas. O workshop é gratuito, para maiores de 18 anos, e as inscrições devem ser feitas, até 28 de maio, pelo e-mail tuspribeirao@gmail.com, com o assunto”Inscrição workshop Circuito 2015″. O corpo do e-mail deverá conter nome completo, data de nascimento, telefone e pequena carta de interesse. Será na Seção de Atividades Culturais, na Rua Pedreira de Freitas, Casa 3, Ribeirão Preto. 

Na programação práticas de treinamento diversificadas: meditações ativas; performatividade; energia – análise do tema e práticas de uso pelo participante; o ator-autor e o ator-diretor; criação a partir do cruzamento com as artes visuais, a dança e a música ; composição – estudos e práticas e o texto no teatro em tensão com a dramaturgia cênica.


 

Espetáculo {Entre} abrindo a 12º Edição do Circuito TUSP em São Carlos. Foto: Andre Murrer/Arquivo Pessoal


Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.