Oficinas, espetáculos e eventos fazem parte do projeto Abayomi - Um encontro com a nossa afro-brasilidade. O projeto visa promover a valorização da cultura afro-brasileira por meio de oito atividades gratuitas que serão oferecidas para o público. Serão quatro oficinas, Turbante e Boneca Abayomi, Hip Hop, Contação de Histórias e Dança Afro, dois espetáculos, sendo um para as crianças e outro para adultos. O projeto promoverá ainda mais dois eventos, uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira e um Sarau.

Segundo Anabrisa Tamaso e Edinho Souza, produtores da Companhia Vovó Cachola, realizadora do projeto "Não é possível valorizar o que a gente não conhece. Acreditamos que é importante o brasileiro conhecer e valorizar sua cultura e, a partir dela, valorizar a si mesmo. Por este motivo, o projeto tem como objetivo abordar a cultura afro-brasileira em suas diversas manifestações". Os produtores informaram ainda que, embora o projeto seja voltado para todos os públicos, algumas atividades têm um foco especial para os educadores. "No Brasil, há uma lei que institui o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, no entanto não é oferecido formação aos professores".

Um dos destaques da programação é a oficina com Fanta Konatê, conhecida por difundir a música e a dança da Guiné Conacri no Brasil. Outra novidade no projeto é a estreia do novo espetáculo da Cia Vovó Cachola “As Sementes do Baobá”.

De origem iorubá, a palavra Abayomi significa encontro precioso. Para promover esse encontro, além de Franca, o projeto irá circular com suas atividades em São Joaquim da Barra e Ribeirão Preto. Para sua realização, o projeto conta com o apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e patrocínio das empresas Tonin Superatacado, Calçados Online, Doces Flormel, Estival, Gofer Calçados, Tip Toey Joey e Varejão Irmãos Patrocínio. Em Ribeirão Preto, o projeto também conta com o apoio da Secretaria da Cultura. A companhia Vovó Cachola atua com teatro e produção cultural na cidade de Franca e região desde 2013.

As atrações acontecem entre os dias 03 e 09 de Novembro. Maiores informações podem ser acessadas pela página da companhia no Facebook. Confira a programação.