O evento será on-line, com atividades culturais e formativas

De 18 a 23 de abril, a “Academia Livre de Música e Artes – Alma”, realizará a edição especial do “Festival Fiato al Brasile - 2021”, projeto contemplado no edital do ProAC LAB, (Programa de Ação Cultural), da Lei Aldir Blanc.

Devido a pandemia do Covid-19, o festival será realizado de forma on-line, trazendo uma programação especial, com concertos, conferências, masterclasses e palestras virtuais, que serão transmitidos pelo canal do YouTube da Alma.

As masterclasses e palestras serão realizadas no dia 22 de abril, a partir das 14h30, pela plataforma Zoom e YouTube. Os interessados em participar das atividades formativas do festival, devem se inscrever  no site da Alma (http://www.almarp.com.br/) até dia 20/04.

Os participantes serão divididos em duas categorias: Alunos (estudantes de flauta, saxofones, clarineta, violão e viola caipira) e pais, mães e responsáveis (famílias que tenham membros matriculados em classes de violino com o método Suzuki). Após as atividades, os participantes  receberão um certificado emitido pelo festival.
Além dessas atividades, integra também a programação do Fiato, o lançamento do documentário “Fiato.doc”, com estreia marcada para o último dia, fechando a programação do evento.

De acordo com Rafael Fortaleza, doutorando (licenciado) em Composição Musical pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), compositor, diretor artístico e musical do festival, o empenho é para que o conteúdo produzido alcance o objetivo principal do evento, de difundir música com qualidade, totalmente gratuita e acessível. “Os concertos virtuais são diferentes, envolvendo gravações antecipadas, a participação simultânea de muitos alunos, professores e profissionais da música, além de edição de imagens e áudio. O evento será um marco para a Alma e também para todos os participantes envolvidos, diante das circunstâncias que estamos vivendo”, explica Rafael.

O “Festival Fiato al Brasile - 2021”, edição especial, foi contemplado no edital no. 40 do ProAC LAB. É uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Alma - Academia Livre de Música e Artes. Conta com as parcerias brasileiras do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) e do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), além das parcerias internacionais da Escola Comunal Giuseppe Sarti, da Escola de Artes e Ofícios Angelo Pescarini, do Liceu Artístico e Musical Antonio Canova Forli, do Instituto Lugo Silvestro Gherardi, da União de Romagna e Faenza, e do Ministério da Educação e Pesquisa, todos na Itália, além da escola de música Rauman e do Conservatório de Palmgren, na Finlândia.