23 nov/16

André Mafra: carreira e novos projetos

postado por Diogo Branco

De alguns anos pra cá, nos deparamos com várias vertentes de um mesmo André. Musicalmente, o cantor, que recentemente divulgou o novo single "Próxima Vez" em seu canal do Youtube, tem demonstrado que não é engessado a um único gênero ou segmento, apesar de assumir suas preferências. Versando em ritmos que se misturam, André Mafra vem consolidando e fidelizando seu público aos poucos, segue confiante em seu trabalho e paixão pelo que faz, e hoje conversa com o Farofa sobre sua carreira e projetos futuros.



FAROFA: André, sabemos que você tem facilidade para tocar diversos estilos musicais, e talvez por isso consiga participar de vários projetos e bandas ao mesmo tempo, que não são necessariamente do mesmo gênero musical. Quais são as suas maiores influências musicais?
André Mafra: Cara, chega a ser difícil falar de influencia para um cara como eu. Eu cresci ouvindo muito rock, mas todo tipo de rock. Porem acabei me definindo num estilo mais acústico mesmo, acredito que sigo a linha de artistas como Nando Reis, Lenine, Damien Rice, Engenheiros, em trabalhos da minha carreira solo. Porém, acabo ouvindo de tudo; samba, hip hop, rap, reggae, até pros trabalhos que tenho feito com o Projeto 2:1. São mais o sertanejo, pagode e axé que acabo não acompanhando por não fazerem parte do meu gosto pessoal e nem do meu interesse profissional.
 

FAROFA: Como funciona o processo de composição para você? Com que frequência você escreve?
André Mafra: Cara, composição para mim é um processo muito doido. E quando eu digo “doido” é porque é doido mesmo (risos). Eu escrevo todo dia, toda hora, com muita frequência mesmo, se deixar. São coisas que muitas vezes servem ou não para as composições. Nem todos os versos ou frases são feitas em momentos de lucidez ou não, e é isso que torna tudo mais mágico ainda quanto à composição.  Tenho versos que criei há meses ou até mesmo anos, mas que só agora eles fazem sentido dentro de uma canção. Acredito que a composição é algo muito relacionado à inspiração, momento e sentimento mesmo. Quase tudo depende de você, e do tempo certo. É aquele lance “as coisas certas nas horas certas”, sabe?



FAROFA: Alguns compositores costumam ter facilidade de escrever sobre aquilo que viveram, alguns só conseguem escrever após algum período vivido, seja ele alegre ou triste, pois são momentos que trazem mais inspiração. As suas composições são sobre você, sobre episódios vividos, pessoas que conheceu? Ou você consegue escrever sobre algo que não vivenciou?
André Mafra: Não necessariamente, velho. Gosto muito de falar de sentimentos ou sensações mesmo momentâneas ou antigas para mim. Algumas são de histórias e experiências pessoais, outras apenas pensamentos, projeções.
 



FAROFA: E tem alguma composição predileta?
André Mafra: Olha, das minhas composições autorais, é muito difícil te dizer. Acho que cada uma agrega um pouco de mim, do meu sentimento, da minha história. E atualmente também tenho várias canções que não foram a público Acho que ainda há muito o que mostrar pra definir qual me identifico mais perante à reação do público.
 

FAROFA: Como lidar com o ego hoje em dia, e não ficar vislumbrado com o sucesso, sendo um cantor que recebe constantes elogios do público, aplusos, e que se destaca pelo seu talento?
André Mafra: Eu acredito que essa questão de ego seja uma coisa mais pessoal. Mas de uma maneira geral, acredito que os artistas precisam relevar um pouco o papel da mídia que sempre os coloca em evidencia, seja ela de uma maneira negativa ou positiva, ao público e se lembrar do papel fundamental de cada um deles, que é a disposição que eles tiveram de compartilhar seus trabalhos às demais pessoas. Isso não os fazem melhores ou piores que ninguém. Você continua sendo um trabalhador disposto a fazer o que gosta, porem isso lhe dá um objetivo, algo pra se superar e dar o seu melhor em detrimento de qualquer disputa de ego consigo mesmo que possa haver dentro do seu comportamento.
 

FAROFA: Quais projetos você participa atualmente?
André Mafra: Projetos atuais? Olha são muitos...(risos) To me empenhando bastante com o Projeto 2:1, que é uma banda de reggae, samba rock, pop/rock que tenho com meu brother, tanto nas composições, produções, apresentações e divulgações. E paralelo a isso buscando a divulgação e produção da minha carreira solo também.



 
Tudo isso junto à faculdade e aos trabalhos com a Bateria Cavernosa de Ararquara  (um abraço pra galera da Cavernosa, inclusive) e aos trabalhos que tenho feito com ilustrações também. E sobre projetos futuros, tudo isso e mais um pouco (risos). Principalmente no que diz respeito a novas composições que venho fazendo. Acredito estar entrando em uma nova ‘’fase’’ de composição. Mais madura e elaborada.
 




 Você pode achar um pouco mais sobre André Mafra no
www.facebook.com/mafrandre , também na página do Projeto 2:1  www.facebook.com/projeto2para1pelo espaço do músico no sound clound www.soundclound.com/andre_mafra ou no canal oficial no Youtube, clicando aqui






Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.