17 jun/16

A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 12 a 19 de junho, traz para a cidade uma extensa programação de atividades culturais como os já conhecidos salões de ideias, conferências, espetáculos musicais e teatrais, lançamentos de livros, debates, entre outros. Nesta sexta-feira (17) o evento contará com a participação de grandes escritores como Pedro Bandeira, André de Leones, Edney Silvestre e Pedro Gabriel, além do espetáculo da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
 
Assim como no último ano, o escritor de livros infantojuvenis, Pedro Bandeira, volta a Ribeirão para participar da Feira do Livro e realizar uma conferência no Theatro Pedro II, a partir das 8h30. Com mais de 80 livros publicados, Pedro Bandeira é considerado o autor de literatura juvenil com o maior número de obras vendidas no Brasil, chegando a vender mais de um milhão de livros em um único ano.


 
Na Sessão Jabuti do dia 17, que acontece às 14h no Auditório Meira Júnior, o convidado é o jornalista, escritor e documentarista, Edney Silvestre. Vencedor do Prêmio Jabuti e do prêmio São Paulo de Melhor Romance em 2010 pelo livro “Se eu fechar os olhos agora”, o escritor já teve obras publicadas em outros países como Inglaterra, França, Holanda, Itália e Alemanha. Atualmente, é responsável por conduzir o programa Espaço Aberto Literatura, da Globonews.


 
Outro escritor premiado que participa da Feira do Livro nesta sexta é André de Leones, em encontro no Auditório Meira Júnior, a partir das 10h30. Vencedor do Prêmio SESC de Literatura em 2005, André de Leones apresenta seu mais recente romance, intitulado “Abaixo do Paraíso”. Também em parceria com o Sesc Ribeirão, a feira também recebe nesse dia o escritor Pedro Gabriel. Autor dos livros da série “Eu me chamo Antônio”, o escritor realiza uma oficina sobre poesia de guardanapo às 20h, no espaço Oficina 3 do Sesc Ribeirão. Na atividade ele mostrará como a poesia pode ser simples, encontrando espaço para se manifestar em diversos suportes, como um guardanapo. Às 18h30, acontece mais uma edição do Encontro Sesc com a temática “O autor como leitor”, com Mamede Jarouche e Marcelino Freire. Neste encontro, o escritor Marcelino Freire fala das influências afetivas e literárias que recebeu do poeta Manuel Bandeira, enquanto o tradutor Mamede Jarouche conta sobre as Mil e uma noites, obra que traduziu diretamente do árabe para o português.
 
Além das atrações envolvendo o universo do livro e da leitura, outro destaque da programação desta sexta será musical. A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto se apresenta no palco do Theatro Pedro II com a Série Concertos Internacionais, às 21horas. Segunda orquestra mais antiga do Brasil, criada em 1921, a orquestra de Ribeirão já apresentou mais de 1300 concertos oficiais. Atualmente, seu maestro principal e diretor artístico é Parcival Módolo, especializado em música dos séculos.
 
OUTRAS ATIVIDADES DO DIA
Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.
 
Salão de Ideias com Keren Talassi | 9h | Auditório Palace – Autora dos livros “O padre e a cabra” e “O menino e o pé de picão”, Keren Talassi tem nove anos e cursa o quarto ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Francisco Bonfim. Além de escrever livros, ela também é colunista da Folha de São Paulo, no Caderno Folhinha.
 
Apresentação do Coral do Centro Médico RP | 9h30 | Auditório Pedro Paulo – Coral tem regência de Suzana Samorano Monteiro
 
Debate “O leitor e o escritor” | 10h | Auditório Pedro Paulo – Debate terá a participação da escritora Shirley Stefany, da escritora e palestrante Regina Baldini, da professora e psicóloga Marlene B. Cerviglieri e do médico e escritor Geovah Paulo da Cruz.
 
Debate “Mediação escolar funciona? Sim ou não?” | 10h30 | Auditório Palace – O professor Sérgio Kodato do Observatório de Violência da USP de Ribeirão Preto se encontra com os professores Sérgio Fumio Miyahara, José Eduardo de Oliveira, Ricardo Oliveira e Carlos Cezar Barbosa. No encontro, os participantes irão discutir a eficácia da mediação escolar.
 
Para Rita | 14h | Auditório Palace – Coordenado pelo Núcleo de Ribeirão Preto da União Brasileira de Escritores, o evento vai apresentar algumas das principais obras de Rita Mourão, autora local homenageada pela 16ª edição da Feira do Livro.
 
Apresentação do Coral “Memoried’Itália” | 14h30 | Auditório Pedro Paulo – Com regência de Alexandre Mazzer.
 
Projeto Revolução Poética | 15h | Auditório Pedro Paulo – Criado e promovido pela Fundação do Livro e Leitura, o projeto Revolução Poética coloca a poesia em primeiro plano com o objetivo de promover todos os debates possíveis. Participação do poeta João Augusto, autor dos livros “Poesia no telhado” e “Sem a sombra de um guarda-chuva”.
 
Oficina Cultural Candido Portinari | 15h | Biblioteca Padre Euclides – A artista, doutora em educação e mestre em psicologia, Kiusam Oliveira, promove a oficina “Aprendendo a nos fortalecer com as Rainhas Negras: entre machismos e violências, o poder da mulher negra”. A atividade tem como objetivo realizar um profundo debate sobre questões de gênero e raça, tão discutidas e importantes atualmente.
 
Debate “O duelo entre verso e prosa na literatura independente” | 15h30 | Auditório Palace – O debate vai reunir importantes figuras como os escritores Sada Ali, Marcelo Finholdt, Luciano Andrade e Luiz Felipe Nunes.
 
Salão de Ideias sobre ilustração | 17h | Auditório Pedro Paulo – Apresentando ao público um pouco mais do universo da ilustração, o Salão de Ideias conta com a participação de Alexandre Camanho, artista plástico, autor e ilustrador de livros. Em sua carreira, Alexandre já recebeu diversos prêmios como o Jabuti de melhor ilustração infantil e o Prêmio Nacional do Livro Infantil, ambos em 2015.
 
Encontros Sesc | 18h30 | Theatro Pedro II | Encontros Sesc – O escritor Marcelino Freire se junta ao tradutor Mamede Jarouche para uma conversa com o tema “O autor como leitor”. No encontro eles irão discutir das relações que o autor estabelece com seus leitores. Os participantes também contarão um pouco sobre as experiências que tiveram ao longo de suas carreiras. A atividade conta com parceria com o Sesc São Paulo.
 
Oficina Cultural Candido Portinari | 19h | Biblioteca Padre Euclides – Doutor em letras pela USP, Rodrigo Vasconcelos Machado promove a oficina “Manuel Zapata Olivella, abridor de caminhos”, na qual investiga os principais eixos do pensamento do escritor colombiano Zapata Olivella.
 

Palestra com Henrique Costa Val | 19h | Anfiteatro Nobre Estácio Uniseb – O psicólogo e mestre em psicologia experimental, Henrique Costa Val, ministra a palestra “Avaliação de Repertório e seleção de objetivos no contexto da intervenção comportamental das pessoas com autismo”.
 
Lançamento do CD-ROM “Ribeirão Preto: a cidade como fonte de pesquisa” | 19h | Jardim da Biblioteca Altino Arantes – Primeiro de uma série que faz referência ao curso de difusão cultural de 2002, o CD-ROM “Ribeirão Preto: a cidade como fonte de pesquisa” traz 19 artigos dos pesquisadores que apresentaram seus trabalhos na época. A publicação é promovida pela Seção de Atividades Culturais.
 
Salão de Ideias com integrantes da ALARP | 19h | Auditório Pedro Paulo – Com o tema “Os botões: uma experiência artística”, os integrantes da ALARP – Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto realizam um Salão de Ideias sobre suas criações com um elemento em comum: o botão e ainda falam do processo e da produção final.
 
Sinopse
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país. Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas. Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa. Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local. Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A programação completa é gratuita e acessível a todos os públicos. Uma das características desta agenda cultural é incluir atividades para diversos locais da cidade, como escolas, instituições, bibliotecas, praças, Ongs, universidades, museu, shoppings e centros culturais na periferia. Nesta edição, a Feira Nacional do Livro levanta como bandeira o tema Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia. O evento pretende promover a formação de público leitor por meio de ação cultural que incentiva a aproximação com obras literárias, de modo a democratizar o acesso à cultura, à educação, à leitura e à participação social, por meio de mais de 250 atividades gratuitas.
 
Sobre a Fundação
Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no
 
REALIZAÇÃO
O Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, BNDES e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados. Como Mantenedores são a ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e Shopping Iguatemi Ribeirão Preto. Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial, RTE Rodonaves e Banco Itaú. Conta também com o Patrocínio da Caixa, Centro Universitário Estácio Uniseb e Mineração Jundu. Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – SP Editora, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1. Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes - Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, Evolua, Criar, Recicla Bytes, POIESIS e Oficina Cultural Candido Portinari. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura e Governo Federal.

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.