09 jun/23

Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (FMC-RP)projeto “Poetiza!” oferecerá oficinas de poesia e sarau para jovens de 17 a 18 anos do Marista Escola Social Irmão Rui. As atividades são exclusivas para os alunos e acontecem entre os dias 14 e 15 de junho

Alunos do 3º ano do ensino médio do Marista Escola Social Ir. Rui, em Ribeirão Preto, participam no mês de junho do “Poetiza!”, um projeto de incentivo à produção de poemas e formação de novos leitores em regiões periféricas da cidade. Idealizado pela produtora cultural Vanessa Cicilini, o “Poetiza!” irá oferecer duas oficinas nos dias 14/6 (19h) e 15/6 (19h30), para cerca de 30 estudantes da escola social, que oferece educação básica gratuita, desde os anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio, além de projetos de jornada ampliada com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. As atividades são gratuitas.

As oficinas de poesia serão ministradas pelo arte-educador, músico, escritor e poeta, Fabricio BispoAutor de cinco livros, ele é também fundador e idealizador do Sarau na Praça XV, que acontece em Ribeirão Preto há mais de seis anos, cofundador do Xapa na Ideia (grupo de arte-educadores) e cofundador do projeto Sarau na Quarentena; entre outros projetos.

Segundo a criadora do “Poetiza!”, Vanessa Cicilini, a ideia das oficinas de poesia surgiu de um desejo em levar literatura, arte e cultura para diversos espaços de Ribeirão Preto. “O projeto surgiu para possibilitar que jovens da comunidade tenham contato direto com literatura e poesia e que possam se enxergar através das obras e dos autores ali apresentados”.

A produtora cultural espera também empoderar os jovens através da literatura, apresentando poetas que os representem. “Queremos quebrar paradigmas em relação à poesia. Queremos que os jovens possam levar literatura para suas casas, famílias, para as ruas, para sua a comunidade. Nossa principal proposta é desenvolver o hábito da leitura e despertar, em cada participante do projeto, o desejo de ser escritor”, destaca.

“A parceria contribui para o trabalho da nossa escola, que tem priorizado no currículo muitas ações e projetos que visam desenvolvimento de letramento literário e formação de uma comunidade estudantil leitora e crítica”, destaca a diretora do Marista Escola Social Ir. Rui, em Ribeirão Preto, Neuzita de Paula Soares.

O projeto “Poetiza!” tem financiamento do Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto (FMC-RP).

Durante um Sarau, participantes apresentam suas poesias

No dia 15 de junho - último dia do projeto, das 21h20 às 22h40, será realizado o Sarau Poetiza!”, com Fabricio Bispo, Kamila Andrade e com os jovens que participaram das oficinas. No encontro, os participantes poderão recitar suas produções autorais e também de outros poetas.

As oficinas e o Sarau Poetiza integrarão as atividades da Semana Cultural, projeto desenvolvido pela área de linguagens do Marista Escola Social Ir. Rui.

Oficinas de poesia, com Fabricio Bispo
Datas: