Dispersa em cadernos e folhas soltas, a história de uma banda imaginária escrita em inglês por um Renato Russo de 15 anos foi reunida pela Companhia das Letras.

O romance recebeu o título de "The 42nd St. Band" e foi, claro, traduzido para o português. É, aliás, a partir do nome do líder da 42nd St. Band, o personagem Eric Russel, que Renato adotou o "Russo" com o qual fez sua carreira.

A história gira em torno de uma banda de rock formada em Londres, em 1974, da qual fazia parte até o ex- guitarrista dos Rolling Stones Mick Taylor.

O Renato adolescente escreveu a ficção enquanto se recuperava de uma cirurgia mal sucedida para tratar da epifisiólise, uma rara doença óssea.

Recluso no quarto, Renato escreveu em inglês ao longo de 1975 e 1976 a história de futuros astros do rock que se juntaram em Londres da década de 1970.

Há evidentes semelhanças entre a trajetória da 42nd St. Band e a da Legião Urbana, a começar pelo sobrenome artístico do músico e autor. O líder da banda era Eric Russell, homenagem a Bertrand Russell e Jean-Jacques Rousseau.



 

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.