03 jul/14

Tudo se copia!!!

postado por Diogo Branco

Que hoje em dia a originalidade está extinta, todo mundo sabe.
Sempre achei legal pensar de uma forma diferente, ter opiniões próprias e tentar construir uma singularidade na forma de ser ou agir. Porém, a moda é estar na moda. A moda de toda mulher é ter o cabelo da famosa da novela. E copiam tudo, bolsa, sapato, unhas, pulseira, tudo. Inclusive a atitude. No mundo da música, os plágios existem há muito tempo. Desde o surgimento dos Beatles, por exemplo, inúmeros plágios foram associados ao grupo britânico. Afinal, difícil é ter originalidade à altura deles.
Destaque do noticiário musical da semana, Katy Perry figura com uma suspeita de ter plagiado música "Dark House". O rapper Flame abriu na última terça-feira uma ação judicial, onde afirma que Katy copiou "Joyful noise", famosa canção de louvor do artista, usando batida e melodia iguais.
Apesar das duas músicas não serem atuais, o rapper só foi avisado da semelhança este ano, quando soube que as comparações entre as duas músicas já "percorriam" diversos sites.

Aqui está a música de Katy, "Dark House"

E aqui está a possível música plagiada, "Joyful Noise"

O rapper acusa no processo contra a cantora que houve violação de direito autoral, ao utilizar sua composição sem permissão, e chegou a juntar as duas canções para evidenciar as semelhanças.
Ok, até o Roberto Carlos, considerado um dos maiores compositores do nosso país, ao lado de Erasmo, já teve que desembolsar R$5 milhões por ter plagiado uma canção ( veja aqui http://migre.me/kfIqm ). Por que diabos um cantor já tão prestigiado no país, com canções próprias regravadas o tempo todo, se interessaria em produzir uma música de outra autoria, como um plágio? Faria diferença em sua carreira ou em seu bolso? Não.
O fato é que, tanto para Katy quanto para Roberto, a grana envolvida não pesa ao bolso e nem se compara aos milhões que a canção plagiada pode lhes render. Vale mais a pena copiar do que gastar tempo compondo e elaborando uma melodia única e genial. Cansa menos.
Durante minhas pesquisas para elaborar este post sobre os famosos plágios musicais, escutei dezenas de supostos plágios e suas canções inspiradoras, porém discordei da maioria. Acho possível duas pessoas terem a mesma idéia, e criarem coisas parecidas, inclusive no mundo musical. Quantas vezes , durante um ensaio, um músico faz um som qualquer (e criado ali, naquela hora) e nos remetemos a alguma canção já famosa? Hoje ao escutar dezenas de "canções totalmente inspiradas em outras", notei também que existem os "plagiadores-mor", aqueles que se repetem e estão frequentemente associados aos casos de plágio. E Katy estava lá, desta vez com sua canção "Roar", estranhamente muito parecida com "Brave" de Sara Bereilles. 


Acima, "Roar" de Katy Perry, suspeita de plágio da canção "Brave", de Sara Bereilles, abaixo.

Dentre as formas de violação de direitos autorais, o plágio - cópia parcial ou integral da obra alheia com o intuito de roubar-lhe a autoria - pode ser apontado como o mais comum. Além de prejudicar economicamente o autor, fere também os seus direitos fundamentais, afinal a obra intelectual é como uma extensão da personalidade do autor.
Nada se cria, tudo se copia.


Diogo Branco é músico e farofeiro.

Site cultural de Ribeirão Preto

Desde 2013 propagando arte e cultura.